Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Gostaria de saber o que dizer (du'a) antes e depois do adhan (chamada para a oração) e iqamah (chamada final para a oração).
Todos os louvores são para Allah.
Com relação à du'a antes do adhan: não há du'a a ser recitada antes do adhan, até onde eu sei. Se este momento for escolhido para qualquer tipo de du'a, esta é uma inovação repreensível (bid'ah). Mas se for feita por coincidência e acidentalmente, não há nada de errado com isso.
Com relação ao momento antes do iqamah: quando o muadhin (aquele que chama para a oração) está prestes a iniciar o iqamah, não sabemos de nenhuma palavra específica a ser recitada. Fazer isso quando não há evidências shar'i (jurídicas religiosas) sólidas é uma inovação repreensível (bid'ah).
No que diz respeito ao momento entre o adhan e o iqamah, a du'a é encorajada e é mustahabb (aconselhável).
Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A du'a não é rejeitada entre o adhan e o iqamah, então faz du'a (súplica).” (Narrado por at-Tirmidhi, 212; Abu Dawud, 437; Ahmad, 12174 – esta versão é narrada por ele. Classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud, 489).
Há uma du'a específica a ser dita imediatamente após o adhan:
Jabir ibn 'Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga, quando ouve o chamado para a oração: Allahumma Rabba hadhihi'l- da'wat il-tammah wa'l-salat il-qaimah, ati Muhammadan il wasilata wa'l-fadilah, wab'athhu maqaman mahmudan illadhi wa'adtah (Ó Allah, Senhor deste chamado perfeito e da oração a ser oferecida, conceda a Muhammad o privilégio [da intercessão] e também a eminência, e ressuscite-o para a posição louvada que Tu prometeste), minha intercessão por ele será permitida no Dia da Ressurreição” (Narrado por al-Bukhari, 589).
Com relação à du'a após o iqamah, não conhecemos nenhuma evidência disso. Se qualquer du'a específica for feita na ausência de qualquer evidência sólida, é uma inovação (bid'ah).
Com relação à du'a na hora do adhan, é Sunnah repetir o que o muadhin está dizendo, exceto quando ele fala “Hayya 'ala'l-salah, hayya 'ala'l-falah (Venha para a oração, venha para o sucesso)”, neste momento você deve dizer “La hawla wa la quwwata illa Billah (não há poder e força exceto por Allah).”
'Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se o muadhin diz 'Allahu akbar, Allahu akbar' e um de vós responder, 'Allahu akbar, Allahu akbar'; então ele diz 'Ashhadu an la ilaha ill-Allah' e vós dizeis, 'Ashhadu an la ilaha ill-Allah'; então ele diz, 'Ash-hadu anna Muhammadan Rasul Allah' e vós dizeis, 'Ash-hadu anna Muhammadan Rasul Allah'; então ele diz, 'Hayya 'ala'l-salah' e vós dizeis, 'La hawla wa la quwwata illa Billah'; então ele diz, 'Hayya 'ala'l-falah' e vós dizeis, 'La hawla wa la quwwata illa Billah'; então ele diz, 'Allahu akbar, Allahu akbar' e vós dizeis, 'Allahu akbar, Allahu akbar'; então ele diz 'La ilaha ill-Allah' e vós dizeis, 'La ilaha ill-Allah' de vosso coração, vós entrareis no Paraíso. (Narrado por Muslim, 385).
Com relação a dizer du'a no momento do iqamah, alguns estudiosos consideram isso como sendo o adhan, então é mustahabb repetir as palavras. Outros estudiosos não o consideram mustahabb, por causa da fraqueza do hadith que fala em repetir as palavras do iqamah. Esses estudiosos incluem: al-Shaikh Muhammad ibn Ibrahim, em al-Fatawa, 2/136, e al-Shaikh al-’Uthaimin em ash-Sharh al-Mumti', 2/84.
Podemos dizer “Aqamaha Allah wa adamaha Allah” durante o iqamah?
É um erro dizer “Aqamaha Allah wa adamaha Allah” quando o muadhin diz “Qad qamat il-salah”, porque o hadith que narra isso é da’if (fraco).
Foi narrado por Abu Umamah (que Allah esteja satisfeito com ele) ou por um dos Companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que Bilal (que Allah esteja satisfeito com ele) começou a recitar o iqamah e quando ele disse: "Qad qamat il-salah", o Profeta disse: "Aqamaha Allah wa adamaha Allah." E ele disse sobre o resto do iqamah algo como o que é mencionado no hadith sobre o adhan narrado por 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele). (Narrado por Abu Dawud, 528. Este hadith foi classificado como da'if por al-Hafiz ibn Hajar em al-Talkhis al-Habir, 1/211)
E Allah sabe mais.