Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Tenho algumas lojas que vendem roupas masculinas e femininas em vários shopping centers. Eu li sobre as situações em que é permitido vender roupas femininas e que não é permitido vende-las se o vendedor souber que quem as está comprando irá usá-las de maneiras que Allah proibiu. Mas, como o vendedor ou os funcionários podem saber que serão usadas de maneiras que Allah proibiu? O vendedor pode estar numa posição na qual não saiba como serão utilizadas.
Todos os louvores são para Allah.
No que diz respeito às roupas femininas que os comerciantes vendem nas suas lojas, deve-se aplicar um dos três cenários seguintes:
“E não vos ajudeis no pecado e na transgressão” [Al-Maidah 5:2]
O vendedor pode perceber pelo tipo de roupa e estado da mulher que as compra.
Existem alguns tipos de roupas que geralmente se sabe que, por mais que uma mulher se exiba (tabarruj), ela nunca as usará para ninguém além de seu marido, e ela não pode sair usando-as na frente de homens que não sejam mahram. E há roupas que o vendedor achará mais provável – ou pode ter certeza – de que quem as comprar as usará de maneira haram.
O que o vendedor deve fazer é agir de acordo com o que sabe ou pensa ser o mais provável em relação ao comprador.
E as roupas podem ser usadas de maneiras permitidas ou haram, mas o fato de as mulheres observarem o hijab ou de o estado impor o hijab significa que estas não podem ser usadas de maneiras haram, então não há nada de errado em vendê-las.
“Ao passo que Allah tornou lícita a venda...” [Al-Baqarah 2:275]
Quem as compra deve usá-las da maneira que Allah permitiu, e não é permitido usá-las de maneira haram.
Seguem algumas respostas dos estudiosos que apoiam o que dissemos acima.
Qual é a regra sobre negociar adornos femininos e vendê-los quando o vendedor sabe que quem os está comprando se adornará na frente de homens não-mahram nas ruas, pois observa como ela está se apresentando na sua frente, e isto é comum, infelizmente, em algumas áreas?
Eles responderam:
“Não é permitido vendê-lo se o vendedor souber que quem o está comprando irá usá-lo de maneiras que Allah proibiu, porque isso está ajudando no pecado e na transgressão. Porém, se ele sabe que a compradora vai se enfeitar com aquilo para o marido ou se ele não sabe de nada, então é permitida a venda.” (Fatawa al-Lajnah al-Daimah li'l-Buhuth al-'Ilmiyyah wa'l-Ifta, 13/67)
Qual é a regra sobre a venda de cosméticos para mulheres , sabendo que a maioria daquelas que os usam são mulheres que fazem uma exibição desenfreada de si mesmas e são malfeitoras que desobedecem a Allah e Seu Mensageiro, e as que usam essas coisas para se adornarem para outros homens que não seus maridos – Allah não permita?
Eles responderam:
“Se o assunto for como descrito, não é permitido vendê-los a elas, caso se conheça a situação delas, porque isso é cooperar no pecado e na transgressão, o que Allah proibiu, assim como Ele diz (interpretação do significado):
“E não vos auxilieis no pecado e na transgressão” [Al-Maidah 5:2]” (Fatawa al-Lajnah al-Daimah li’l-Buhuth al-‘Ilmiyyah wa’l-Ifta, 13/105)
Qual é a regra sobre a venda de diferentes tipos de calças justas femininas, incluindo jeans e tecido elástico, bem como terninhos compostos por calça e blusa, e a venda de calças femininas, sapatos de salto alto e todos os tipos de tinturas de cabelo, especialmente aquelas específicas para mulheres, e venda de roupas femininas transparentes, especialmente as feitas de chiffon, assim como vestidos femininos com mangas curtas, ou vestidos e saias curtas para mulheres?
Eles responderam:
“Tudo o que será usado de forma haram ou que se pensa ser mais provável o uso dessa forma, é haram fabricá-lo, importá-lo, vendê-lo e distribuí-lo entre os muçulmanos. Isso inclui aquilo em que muitas mulheres caíram hoje em dia – que Allah as guie para o caminho certo – quanto a roupas transparentes, justas e curtas, o que inclui exibir seus encantos e mostrar o formato de seus membros na frente de homens não-mahram.
Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Se parece mais provável que as roupas serão usadas para ajudar a cometer pecado, não é permitido vendê-las ou costurá-las para quem as usará para fins pecaminosos e propósitos ilícitos. Portanto, é makruh vender pão e carne para alguém que você sabe que beberá vinho com eles. O mesmo se aplica a qualquer coisa permitida, se você souber que será usada para ajudar a cometer pecado.”
Todo comerciante e empresário muçulmano deve temer a Allah. Nosso conselho aos nossos irmãos muçulmanos é não fabricar ou vender nada além daquilo que é bom e benéfico, e abandonar tudo o que é mau e prejudicial para eles. Naquilo que é halal há o suficiente para que não tenhamos necessidade daquilo que é haram.
“E quem teme a Allah, Ele lhe fará saída digna, e lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará...” [Al-Talaq 65:2,3]
Este conselho é o que está implícito na fé, como Allah diz (interpretação do significado):
“E os crentes e as crentes são aliados uns aos outros. Ordenam o conveniente e coíbem o reprovável...” [Al-Tawbah 9:71]
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Religião é sinceridade.” Eles disseram: A quem, ó Mensageiro de Allah? Ele respondeu: “A Allah, ao Seu Livro, ao Seu Mensageiro, aos líderes dos muçulmanos e às pessoas comuns.” (Narrado por Muslim em seu Sahih)
Jarir ibn 'Abd-Allah al-Bajali (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Jurei lealdade ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), prometendo estabelecer orações regulares e pagar o zakat, e ser sincero para com cada muçulmano. Sahih – muttafac alaihi.
O que Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah quis dizer com as palavras citadas acima: “Portanto, é makruh vender pão e carne para alguém que você sabe que beberá vinho com isso…” é makruh no sentido de haram, como é conhecido de suas respostas sobre outros tópicos.” (Fatawa al-Lajnah al-Daimah wi'l-Buhuth al-'Ilmiyyah wa'l-Ifta, 13/109)
E Allah sabe mais.