Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual é o mérito da sexta-feira em relação aos outros dias e por que?
Todos os louvores são para Allah.
A Sexta-feira possui muitas características e virtudes distintivas, que Allah concedeu a este dia e não a outros.
Abu Hurairah e Hudhaifah (que Allah esteja satisfeito com eles) disseram: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah conduziu aqueles que vieram antes de nós para longe da sexta-feira. Os judeus tinham o sábado e os cristãos o domingo. Então, Allah nos trouxe e Ele nos guiou até sexta-feira. Assim, há sexta, sábado e domingo, e dessa forma eles nos seguirão no Dia da Ressurreição. Somos as últimas pessoas deste mundo, mas seremos os primeiros no Dia da Ressurreição e negociaremos antes de todos os outros.” (Narrado por Muslim, 856)
An-Nawawi disse:
“Al-Qadi disse: O significado aparente é que era obrigatório a eles venerar a sexta-feira, mas isso não foi afirmado claramente; o assunto foi deixado à sua própria consideração... Porém, eles não conseguiram resolver o problema e Allah não os orientou para isso. Foi prescrito claramente a esta ummah, e não foi deixado à sua própria consideração... portanto, eles foram abençoados com isso... Foi narrado que Mussa lhes ordenou a sexta-feira e contou-lhes as suas virtudes, mas eles discutiram com ele e argumentaram que o sábado era melhor, e foi-lhe dito: 'Deixa-os em paz.' Al-Qadi disse: se houvesse uma ordem clara, a discussão não teria sido válida, em vez disso, teria sido dito que eles estavam indo contra o comando. Eu digo: pode ser que isso tenha sido claramente imposto a eles, mas eles discutiram se era algo que tinham que aderir ou se poderiam mudar para outro dia; eles decidiram mudar para outro dia e erraram muito com isso.”
Não é nenhuma surpresa que a sexta-feira tenha sido especificamente imposta a eles e eles foram contra isso.
Al-Hafiz disse: Como poderia ser de outra forma quando foram eles que disseram “Ouvimos e desobedecemos”?
Aws ibn Aws narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dos seus dias é sexta-feira. Nesse dia, Adam (que a paz esteja sobre ele) foi criado; nesse dia ele morreu; nesse dia a Trombeta será tocada e nesse dia toda a criação desfalecerá. Então, enviai muitas bênçãos sobre mim, pois vossas bênçãos serão mostradas a mim.” Eles disseram: “Ó Mensageiro de Allah, como nossas bênçãos sobre ti te serão mostradas quando tu te transformarás em pó?” Ele disse: “Allah proibiu a terra de consumir os corpos dos Profetas, que a paz esteja sobre eles”. (Narrado por Abu Dawud, 1047; classificado como sahih por Ibn al-Qayyim em seus comentários na Sunan Abi Dawud, 4/273; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud, 925)
Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dia em que o sol nasce é sexta-feira. Nele Adam foi criado, nele ele foi admitido no Paraíso e deste foi expulso.” (Narrado por Muslim, 1410)
Este hadith inclui algumas das razões pelas quais a sexta-feira é considerada especial.
An-Nawawi disse:
“Al-Qadi ‘Iyad disse: O significado aparente é que estas virtudes não significam que a sexta-feira seja considerada especial porque Adam foi expulso numa sexta-feira e a Hora começará numa sexta-feira. Em vez disso, pretende-se explicar quais eventos importantes aconteceram e acontecerão neste dia, para que as pessoas aproveitem ao máximo este dia para praticar boas ações, de modo a alcançar a misericórdia de Allah e evitar Seu castigo. Esta é a opinião de al-Qadi. Abu Bakr ibn al-'Arabi disse em seu livro al-Ahwadhi fi Sharh at-Tirmidhi: Todos esses eventos são bons e contribuem para a virtude da sexta-feira. A expulsão de Adam do Paraíso é a razão pela qual existem seus descendentes e os mensageiros, os profetas, os justos e os awliya. Ele não foi expulso como tal, mas sim com um propósito, então ele retornará para lá. No que diz respeito à Hora que começa numa sexta-feira, a razão é para que a recompensa possa ser acelerada para os profetas, os que creem na verdade, os awliya e outros, e a sua honra e elevado estatuto possam ser manifestados. Este hadith aponta para as virtudes da sexta-feira e seu status elevado em relação aos outros dias.”
Abu Lubabah ibn ‘Abd al-Mundhir disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Sexta-feira é o mestre dos dias, e o maior deles diante de Allah. É maior diante de Allah do que o dia de al-Adha e o dia de al-Fitr. Há cinco características: neste dia Allah criou Adam, nele Ele enviou Adam à terra, nele Allah fez com que Adam morresse, nele há um momento em que uma pessoa não pede nada a Allah, sem que Allah lhe dê, desde que não peça qualquer coisa haram, e, ainda, nele a Hora começará. Não há anjo que esteja perto de Allah, nem céu, nem terra, nem vento, nem montanha, nem mar que não tema a sexta-feira.” (Narrado por Ibn Majah, 1084; classificado como hasan por Shaikh al-Albani em Sahih al-Jami’, n° 2279)
As-Sanadi disse:
“Eles temem a Sexta-Feira” significa que temem o início da Hora. Isto indica que todos os seres criados estão cientes dos dias e sabem que o Dia da Ressurreição chegará numa sexta-feira.
As virtudes da sexta-feira incluem o seguinte:
Allah diz (interpretação do significado):
“Ó vós que credes! Quando se chama à oração da Sexta-feira, ide, depressa, para a lembrança de Allah, e deixai a venda. Isto vos é melhor. Se soubésseis! [Al-Jumu'ah 62:9]
Muslim (233) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As cinco orações diárias e de uma Jumu'ah para a próxima são uma expiação por quaisquer pecados que se interponham entre estas, desde que não se cometa um pecado grave.”
Ibn ‘Umar disse: O Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor oração diante de Allah é a oração do Fajr na sexta-feira em congregação.” (Narrado por al-Baihaqi em Shu’ab al-Iman; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jami’, 1119)
O que ler na oração do Fajr na sexta-feira
Uma das características especiais da oração do Fajr na sexta-feira é que é Sunnah recitar a Surat al-Sajdah na primeira rak’ah e Surat al-Insan na segunda.
Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava recitar, na oração do Fajr, às sextas-feiras, Alif-Lam-Mim Tanzil (Surat al-Sajdah) na primeira rak'ah e Hal ata 'ala'l-insan hinun min al-dahr lam yakun shei-an madhkuran (Surat al-Insan) na segunda. (Narrado por al-Bukhari, 851; Muslim, 880)
Al-Hafiz Ibn Hajar disse:
Foi dito que a razão pela qual estas duas suratas são recitadas é porque mencionam a criação de Adam e o que acontecerá no Dia da Ressurreição, porque isso ocorrerá numa sexta-feira.
‘Abd-Allah ibn ‘Amr disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há nenhum muçulmano que morra durante o dia de sexta-feira ou na noite de sexta-feira, sem que Allah o proteja do castigo da sepultura.” (Narrado por at-Tirmidhi, 1074; classificado como sahih por al-Albani em Ahkam al-Janaiz, pág. 49, 50)
Estas são algumas das virtudes da sexta-feira. Pedimos a Allah que nos ajude a agradá-Lo.
E Allah sabe mais.