Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Minha esposa e eu fomos para Makkah há dois dias para fazer Hajj, e no avião intencionamos entrar em ihraam para a ‘umrah. Quando chegamos à Makkah, fomos para o hotel para colocarmos nossas bagagens lá, e depois disso minha esposa descobriu que ficara menstruada quando ali chegamos.
Qual é o parecer sobre isso? Ela tem que fazer uma doação em dinheiro (fidyah)? Qual o seu valor?
Todos os louvores são para Allah.
A menstruação não impede que a mulher entre em ihraam para o Hajj e ‘umrah, mas é haraam que ela circunde a Ka’bah até que sua menstruação termine.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse para ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) quando ela ficou menstruada antes de entrar em Makkah:
“Fazei tudo que um peregrino faz, mas não circunda a Casa até te tornares pura (ou seja, que tua menstruação termine).” Muttafac ‘alaihi.
Em Sahih al-Bukhari está provado que quando ela ficou pura, ela rodeou a Ka’bah e fez saa’i entre as-Safa e al-Marwah. Isto indica que se uma mulher fica menstruada antes de fazer tawaaf, ela não deve fazê-lo até que se purifique.
Baseado nisto, o que a tua esposa deve fazer é esperar até que fique pura, e então, circundar a Ka’bah e fazer saa’i entre as-Safa e al-Marwah, depois cortar seu cabelo. Então ela terá completado sua ‘umrah. E ela não tem pagar por ter ficado menstruada quando estava em ihraam.
Consulte também a resposta à pergunta nº 40608.
E Allah sabe melhor.