Sexta-feira 3 Rajab 1446 - 3 Janeiro 2025
Portuguese

Etiqueta do estudante do conhecimento

Pergunta

Allah me abençoou fazendo-me buscar conhecimento. Qual é a etiqueta que você me aconselha seguir?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Há algumas etiquetas para a busca do conhecimento que o estudante do conhecimento deve seguir. Nós o aconselharemos e daremos estas etiquetas; que Allah assim o beneficie.

1 – Paciência

Meu querido irmão, buscar o conhecimento é uma das demandas mais altas, e alturas não podem ser escaladas a não ser com trabalho duro e esforço. Abu Tamaam disse, dirigindo-se a si mesmo:

“Que eu escale o que não pode ser escalado, pois chegar a lugares altos é difícil enquanto que chegar a lugares baixos é fácil.
Quereis escalar alturas sem esforço nenhum, mas o mel não pode ser colhido sem picadas de abelhas”

Outro poeta disse:

“Aspirais conquistar glória, e os que aspiram obtê-la.
Esforçam-se ao máximo e arregaçam as mangas para este objetivo.
Eles esforçam-se, mas a maior parte deles se cansa.
Mas os que são pacientes e perseverantes conquistam as alturas da glória que desejaram.
Mas não pensai que conquista-la é fácil como comer tâmaras;
Não podeis conquistar a glória até que tenhais engolido o mais amargo remédio.”

Então, seja paciente e persevere. Se jihad requer uma hora de paciência, então o estudante do conhecimento deve ser paciente até o fim de sua vida. Allah diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Pacientai e perseverai na paciência; e sedes constantes na vigilância e temei a Allah, na esperança de serdes bem aventurados.”

[Aal ‘Imraan 3:200] 

2 – Pureza da intenção em ação

Adira à purificação da intenção no que você faz. Que o teu objetivo seja buscar a Face de Allah (ou seja, Sua satisfação) e a Casa da Outra vida. Cuidado com exibir-se e o amor por fazer-se aparecer superior aos seus semelhantes. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem busca conhecimento de modo a competir com os sábios ou para provar-se superior ao ignorante ao para fazer com que as pessoas o procurem, Allah causar-lhe-á entrar no Fogo.” (Narrado por al-Nasaa’i, 2654; classificado com sahih por al-Albaani em Sahih al-Nasaa’i).

Resumindo, você tem que ser puro interna e externamente de todo pecado maior e menor.

3 – Agir de acordo com o que você sabe

Saiba que agir de acordo com o que você sabe é o fruto do conhecimento. Quem quer que saiba, mas não haja de acordo com seu conhecimento é como o Judeu a quem Allah comparou às coisas mais feias em Seu Livro, quando Disse (interpretação do significado):

“O exemplo dos que foram encarregados (com a obrigação) da Tora (ou seja, obedecer seus comandos e praticar suas leis), em seguida, não a aplicaram (suas obrigações), é como o do asno, carregado de grandes livros (mas nada entende deles). Que execrável o exemplo do povo que desmente os sinais (as ayaat, evidências, versículos, sinais, revelações, etc.) de Allah! E Allah não guia o povo injusto (zaalimun- politeístas, mal feitores, incrédulos).”

[al-Jumu’ah 62:5] 

E quem quer que aja sem conhecimento é como os Cristãos, que são os “dââlin (aqueles que se desviaram)” mencionados na Surat a-Faatihah. Com relação aos livros que você deve estudar, eles estão mencionados na questão nº 20191; por favor, consulte esta questão, visto que é importante.

4 – Esteja sempre ciente de que Allah está observando

Você sempre deve estar ciente de que Allah está te observando, em privado e em público. Suas atitudes para com o teu Senhor devem sempre ser equilibradas entre o temor e a esperança, o que para os Muçulmanos são as duas asas de um pássaro. Volte-se a Allah plenamente e que o teu coração seja preenchido com amor por Ele, tua língua com a lembrança Dele (dhikr). Seja feliz e regozije-se em Suas decisões e Sua sabedoria.

Sempre invoque Allah (du’a) em cada sujud, pedindo-Lhe para o abençoar e garantir o conhecimento benéfico, pois se você for sincero com Allah, Ele o apoiará e o ajudará, e o fará atingir o nível dos sábios virtuosos.

5 – Faça o melhor uso do tempo

Aproveite ao máximo sua juventude e toda a sua vida aprendendo. Não se deixe enganar pela procrastinação e pensamento ilusório sobre o futuro. Cada hora da sua vida que passa não pode ser substituída. Evite tudo o que puder de distrações e obstáculos que impedem que você se esforce ao máximo para alcançar o conhecimento. Por isso o salaf incentivou a manter-se afastado de sua família e a afastar-se da pátria, porque quando uma pessoa está distraída não poderá entender fatos do conhecimento e questões sutis. Allah não deu ao homem dois corações em seu peito e, da mesma forma, é dito que o conhecimento não lhe dará uma parte de si até que você lhe dê tudo de si.

6 – Seja cauteloso

Cuidado com a preocupação, no início, sobre as disputas entre os estudiosos, ou entre as pessoas em geral, porque isso confunde a mente. Também tenha cuidado com o musannafaat (livros), porque eles vão desperdiçar o seu tempo e confundi-lo. Em vez disso, dê tudo de si ao livro que você está lendo ou o tópico que você está estudando até se tornar competente nisso. Tenha cuidado em mudar de um livro para outro (antes de completar o primeiro), pois isso é um sinal de tédio e falha. Você deve prestar atenção a cada ramo do conhecimento, por ordem de importância.

7 – Precisão e foco

Esforce-se para verificar o que deseja memorizar, de modo que esteja certo disso, seja de um shaikh ou de outra pessoa que possa ajudá-lo. Em seguida, memorize-o corretamente e continue repetidamente e reveja em momentos específicos a cada dia, para que não se esqueça do que você memorizou.

8 – Estudar livros

Depois de ter memorizado e resumido livros propriamente, com seus comentários, e ter entendido quaisquer passagens difíceis neles e entender os pontos importantes, prossiga em estudar as versões detalhadas, sempre revisando o que você aprendeu e observando os pontos valiosos, assuntos sutis, assuntos inusitados menores, soluções para problemas e diferenças entre pareceres semelhantes, em todos os ramos do conhecimento. Não faça pouco caso de nada útil que você aprenda ou qualquer princípio básico que você entenda; ao invés disso apresse-se para registrar e memorizá-lo.

Deixe a sua preocupação em procurar o conhecimento no topo; não se contente em aprender apenas um pouco quando você é capaz de fazer mais. Não se contente com um pouco do legado dos Profetas (que as bênçãos de Allah estejam sobre eles), e não demore em aprender qualquer coisa que puder, ou seja não se distraia ou atrase por pensamentos ilusórios. O atraso é um problema, e se você aprender alguma coisa agora, pode aprender mais alguma coisa mais tarde.

Aproveite ao máximo seu tempo, quando você estiver livre e quando estiver ocupado. Aproveite ao máximo sua juventude, enquanto sua mente estiver fresca e você tiver menos distrações, antes de se distrair com falsas ambições e com o desejo de bens mundanos.

Você deve tentar obter o máximo de livros que precisa tanto quanto puder, pois eles são as ferramentas de aprendizagem. Não obtenha e mantenha muitos (sem se beneficiar deles) como a única parte do conhecimento que você possui, e nãos os colecione como a única parte do entendimento que você possui. Você também tem que usar e se beneficiar com eles o máximo que puder.

9 – Escolher companheiros

Esforce-se para escolher os amigos virtuosos que estão preocupados com a busca do conhecimento e são de boa natureza, que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo, adicionar aos benefícios que você já obteve, incentivá-lo a buscar mais conhecimento e impedir que se sinta entediado e cansado; amigos que são religiosamente comprometidos, confiáveis ​​e de bom caráter, que são sinceros com Allah e que não estão apenas brincando. (Consulte Tadhkirat al-Saami’ de Ibn Jamaa'aah).
Cuidado com o mau companheiro, pois ele pode influenciá-lo e as pessoas são como pássaros, eles se assemelham uns aos outros [isto é, "farinha do mesmo saco"]. Portanto, cuidado ao se misturar com pessoas assim, pois isso é uma doença e a prevenção é melhor do que cura.

10 – Finalmente, boas maneiras para com o shaikh

O conhecimento não pode ser obtido somente dos livros; você também deve ter um shaikh em quem você confie para abrir a porta ao conhecimento e evitar que cometa erros. Então, você deve ter bons costumes em relação a ele, pois este é o caminho para o sucesso, a aprendizagem e a força. Então você deve honrar, respeitar e ser educado com o Shaikh. Observe os melhores padrões de etiqueta quando você se sentar com o seu Shaikh e falar com ele. Faça perguntas de forma adequada e ouça atentamente. Seja educado ao estudar o livro com ele e não tente discutir ou competir com ele. Não inicie conversas com ele nem passe à sua frente ou fale demais em sua presença, ou interrompa-o ou interrompa-o quando ensina. Não o pressione para lhe dar uma resposta, e evite fazer-lhe muitas perguntas, especialmente na frente de outras pessoas, pois isso vai fazer você parecer exibido e ele pode se aborrecer com você. Não o chame diretamente pelo seu nome ou apelido; prefira dizer "Ó meu Shaikh" ou "Ó nosso Shaikh" (Yaa Shaikhi ou Yaa Shaikhunaa).
Se você acha que o shaikh cometeu um erro, não deixe que isso o faça perder o respeito aos seus olhos, porque isso o privará de seu conhecimento. Quem é que está totalmente livre de erros? Consulte Hilyat Taalib al-'Ilm do Shaikh Bakr Abu Zayd.
Pedimos a Allah que faça você e a nós firmes e fortes, e nos permita ver o dia em que você se tornará um dos estudiosos dos Muçulmanos e uma autoridade na religião de Allah e um dos imaams dos piedosos. Amém, amém... Esperamos nos encontrar em breve, e a paz esteja sobre você.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid