Todos os louvores são para Allah.
Os aplicativos do Alcorão são iguais aos mus-hafs?
Esses telefones celulares nos quais o Alcorão é inserido em forma escrita ou gravada não estão sob a mesma regra do Mus-haf, portanto, é permitido reproduzi-los sem ter se purificado e é permitido levá-los consigo ao banheiro, porque escrever o Alcorão no celular não é como escrevê-lo em um Mus-haf. Ele assume a forma de ondas que aparecem e desaparecem, e suas letras não são fixas, além de que o celular pode conter o Alcorão e outras coisas.
Pode-se ler Alcorão sem wudhu no telefone?
Shaikh 'Abd al-Rahman ibn Nasir al-Barrak foi questionado; Qual é a regra sobre a leitura do Alcorão a partir de telefones celulares sem ter se purificado?
Ele respondeu (que Allah o preserve):
“É sabido que não é essencial estar livre de impurezas menores ao recitar o Alcorão de memória, ou mesmo de impurezas maiores, mas purificar-se antes de recitar o Alcorão, mesmo de memória, é melhor, porque é a Palavra de Allah e é mais respeitoso para com Ele apenas recitá-lo quando em estado de pureza.
Ao ler o Mus-haf, é essencial estar em estado de pureza para tocá-lo, por causa do famoso hadith: “Ninguém deve tocar no Alcorão, exceto aquele que estiver purificado”. E por causa do que diz em muitos relatos dos Sahaba e Tabi'in. Esta é a opinião da maioria dos estudiosos, que é haram para alguém que está em estado de impureza tocar o Mus-haf, seja para leitura ou não.
Com base nisso, parece que os telefones celulares e dispositivos semelhantes nos quais o Alcorão pode ser gravado não estão sob as mesmas regras do Mus-haf, porque as letras do Alcorão nesses dispositivos são diferentes das letras no Mus-haf. Elas não existem na forma em que são lidas, mas sim na forma de ondas que geram as letras quando necessário, então aparecem na tela e desaparecem quando se passa para outro verso. Com base nisso, é permitido reproduzir no telefone celular ou no dispositivo em que o Alcorão esteja gravado e é permitido lê-lo, mesmo que não se esteja em estado de pureza. E Allah sabe mais.” (site Nur al-Islam)
Shaikh Salih al-Fawzan (que Allah o preserve) foi questionado: Estou empenhado em ler o Alcorão e geralmente chego na mesquita cedo e tenho comigo um desses telefones celulares modernos no qual há um programa contendo todo o Nobre Alcorão. Às vezes, não estou em estado de pureza, mas leio o que posso e leio um pouco de algum juz. A purificação é essencial ao ler a partir de um telefone celular?
Ele respondeu:
“Esse é um tipo de luxo que surgiu entre as pessoas. Mus-hafs – louvado seja Allah – estão prontamente disponíveis nas mesquitas e em edições impressas refinadas, e não há necessidade de lê-los em telefones celulares. Mas, se isso acontecer, não pensamos que esteja sob a mesma regra do Mus-haf.
O Mus-haf não pode ser tocado por ninguém, exceto por aquele que estiver purificado, como diz o hadith: ‘Ninguém deve tocar o Alcorão, exceto aquele que estiver purificado’. Quanto a um telefone celular, não pode ser chamado de Mus-haf.”
A leitura do Alcorão em um telefone celular facilita para as mulheres que estão menstruadas e para quem não consegue carregar um Mus-haf consigo, ou ainda, para quem está em um lugar onde é difícil fazer wudhu, porque não é essencial para aquele que o toca estar em estado de pureza, conforme mencionado acima.
E Allah sabe mais.