Todos os louvores são para Allah.
"Condição" na terminologia de usul al-fiqh (princípios de jurisprudência) significa aquilo que é essencial e sem a qual uma coisa não é válida.
Assim, as condições para que a oração seja válida referem-se àquilo sobre o que a validade da oração depende, de maneira que se uma dessas condições for quebrada, invalida a oração, como resultado. Essas condições são:
1.
Que o horário determinado para a oração tenha se iniciado – esta é a condição mais importante. A oração feita antes de sua hora determinada não é válida, de acordo com o consenso acadêmico, porque Allah diz (interpretação do significado):
"Em verdade, As-Salaah (a oração) é ordenada sobre os crentes em horários fixos"
[Al-Nisa '4: 103]
Allah mencionou as horas de oração em breves termos, em Seu Livro. Ele diz (interpretação do significado):
"Cumpre a oração (Iqaamat-as-Salaah), do declínio do sol (meio-dia) até a escuridão da noite, e cumpre a oração da aurora (ou seja, as orações zhur, ‘Asr, Maghrib e ‘Isha’). Por certo, a oração da aurora (ou seja, Fajr) é testemunhada pelos anjos (é presenciada pelos anjos encarregados da humanidade de dia e de noite).”
[Al-Isra', 17:78].
"Meio-dia" significa quando o sol passa o seu zênite. "A escuridão da noite" significa no meio da noite. Essa hora, a partir da metade do dia até a metade da noite, inclui a hora de quatro das orações: zhur, ‘Asr, Maghrib e ‘Isha’.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) mencionou as horas das orações em detalhes em sua Sunnah. Isto foi explicado na resposta à pergunta nº 9940.
2.
Que a 'awrah (partes íntimas, que não devem ser mostradas) esteja coberta – se uma pessoa reza com sua ‘awrah descoberta, sua oração não é válida, porque Allah diz (interpretação do significado):
"Ó filhos de Adão! Tomai vossos ornamentos (usando roupas limpas), em cada mesquita (enquanto orando) (...)."
[Al-A'raaf 7:31]
Ibn 'Abd al-Barr (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Eles estão unanimemente de acordo que a oração daquele que não usa suas roupas quando está apto a cobrir-se com elas, e reza nu, é inválida. Fim da citação.
Para mais informações consulte a resposta à pergunta nº 81281.
'Awrahs para as pessoas que estão orando caem em várias categorias:
(I) Awrah mínima – é a 'awrah do homem com idade entre sete e dez anos; sua ‘awrah é apenas as duas partes privadas, a parte da frente e a parte de trás.
(II) 'Awrah moderada – é a 'awrah daquele que tenha atingido a idade de dez anos ou mais; sua ‘awrah é o que está compreendido entre o umbigo e o joelho.
(III) ‘Awrah máxima – é a 'awrah de uma mulher adulta, livre. Tudo em seu corpo é ‘awrah ao orar, exceto as mãos e o rosto. Os estudiosos diferem no que diz respeito a mostrar os pés.
3. e 4.
Tahaarah (purificação), que é de dois tipos: purificação da impureza ritual (hadath) e purificação da impureza evidente (najas).
(I) Purificação de maior e menor impureza ritual (hadath) - se uma pessoa reza quando está em um estado de impureza ritual, então a sua oração é inválida de acordo com o consenso acadêmico, por causa do relato narrado por al-Bukhari (6954) de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) a partir do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que disse: "Allah não aceita a oração de um vós que estejais impuros ritualmente, a menos se façais wudu’”
(Ii) Purificação de najaasah ou impureza evidente – se uma pessoa reza com alguma impureza sobre si, e está ciente disso e lembra-se de que aquela impureza está lá, então sua oração não é válida.
O adorador deve evitar najaasah em três locais:
(a) No corpo – não deve haver qualquer najaasah ou impureza em seu corpo. Isto é indicado pelo relato de Muslim (292) a partir de Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou por duas sepulturas, e disse: ‘eles estão sendo punidos, mas não estão sendo punidos por algo que era difícil de evitar. Um deles costumava andar por aí espalhando fofocas maliciosas, e o outro não se protegia de sua urina.’”
(b) Nas roupas – isto é indicado pelo relato narrado por al-Bukhari (337) a partir de Asma’ bint Abi Bakr (que Allah esteja satisfeito com ela) que disse: “Uma mulher veio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: “Se uma de nós vir o sangue menstrual em sua roupa, o que deve fazer?” Ele disse: "Raspe-o, em seguida esfregue-o com os dedos, enquanto despeja água sobre ele e continue a derramar água (até que a roupa esteja limpa), e depois reze na mesma."”
(c) No local em que a oração é oferecida – isto é indicado pelo relato narrado por al-Bukhari, de Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: “Um beduíno chegou e urinou na mesquita. As pessoas repreenderam-no, mas o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) lhes disse para não fazer isso. Quando (o homem) tinha acabado de urinar, o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah esteja com ele) ordenou que um balde de água fosse derramado sobre ela.”
5.
Voltar-se para a qiblah – se uma pessoa oferece uma oração obrigatória de frente para qualquer lugar que não seja a qiblah, quando está apto a fazê-lo, então a sua oração é inválida de acordo com o consenso acadêmico, porque Allah diz (interpretação do significado):
"(...) Volta, pois, a face rumo à Mesquita Sagrada (a Mesquita Al-Haraam, em Meca). E onde quer que estejais, voltai as faces (em oração) para o seu rumo (...)"
[Al-Baqarah 2:144]
E porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, no hadith sobre aquele que orou mal: "Então, vire-se em direção à qiblah e faça takbir." Narrado por al-Bukhari (6667).
Para mais informações consulte a resposta à pergunta nº 65853.
6.
Intenção (niyyah) – se uma pessoa reza sem formar a intenção adequada, então a sua oração é inválida, por causa do relato narrado por al-Bukhari (1) a partir de 'Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: ‘as ações valem pelas intenções e cada um terá aquilo que intencionou’”.
As seis condições supramencionadas aplicam-se somente à oração. A elas devem ser adicionadas as condições gerais que se aplicam a todos os atos de adoração: o indivíduo deve ser muçulmano, são, e da idade do discernimento
Com base nisso, as condições para a validade da oração são em nove, ao todo:
Ser muçulmano, ser são, ter discernimento, estar livre de impureza ritual, destituído de impurezas evidentes, deve estar com a 'awrah coberta, que a hora da oração tenha começado, que esteja direcionado à qibla e que tenha formado a intenção correta
E Allah sabe melhor.