Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

O benefício de estipular uma condição [quanto a sair do ihram] ao entrar em ihram

Pergunta

Qual é o benefício de dizer, quando se quer entrar em ihram para Hajj ou 'Umrah: “Se algo me impedir (de continuar), sairei do ihram a partir do ponto onde eu for impedido”?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

É prescrito para quem quer entrar em ihram, para Hajj ou 'Umrah, estipular uma condição [sobre sair do ihram] ao entrar em ihram, se ele teme que algum obstáculo poderá impedi-lo de concluir Hajj e ‘Umrah. Assim, ele deve dizer: “Se algo me impedir (de continuar), sairei do ihram a partir do ponto onde eu for impedido”, por causa do relato narrado por al-Bukhari (5089) e Muslim (1207), segundo o qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Duba'ah bint az-Zubair, quando ela queria fazer Hajj, mas estava doente: “Ide para o Hajj, mas estipulai uma condição e dizei: Ó Allah, sairei do ihram do ponto onde Tu me impeças (de continuar, se algum problema surgir).”

O benefício que o peregrino em ihram ganha disso é que se algo lhe acontecer que o impeça de completar os rituais, como doença ou acidente, ou lhe for impedido entrar em Makkah por alguma razão, então ele poderá sair do seu ihram e não terá de fazer nada – ele não terá de pagar nenhum resgate (fidiah) ou oferecer um sacrifício (hadiy) ou raspar a cabeça.

Se não fosse por esta estipulação, ele seria muhsar, ou seja, impedido de concluir os rituais, e teria de abater um animal sacrificial e raspar a cabeça, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez em al-Hudaibiyah, quando os mushrikin o impediram de entrar em Makkah. Então, o Profeta (paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) abateu o seu sacrifício, raspou a cabeça e instruiu os Sahabah a fazer o mesmo e disse-lhes: “Levantai-vos e oferecei vossos sacrifícios, em seguida, raspai as cabeças”. Narrado por al-Bukhari, 2734.

Allah, que Ele seja exaltado, diz (interpretação do significado):

“E completai a peregrinação e al-umrah, por Allah. E, se fordes impedidos de fazê-lo, impender-vos-á o que vos for acessível das oferendas. E não rapeis vossas cabeças, ate que as oferendas atinjam seu local de imolação.”

[Al-Baqarah 2: 196]

O Shaikh Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

O benefício desta condição é que se algo acontecer ao peregrino em ihram que o impeça de completar seus rituais, como doença ou ter seu caminho bloqueado por um inimigo, é permitido para ele sair do ihram e ele não terá de fazer nada. Fim de citação.

Majmu’ Fatawa Ibn Baz, 17/50.

O Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Quanto ao benefício de estipular a condição, o benefício é que se algo acontecer à pessoa que a impeça de completar seus rituais, ela sai do ihram e não terá de pagar qualquer resgate (fidiah) ou compensar pelo seu (Hajj ou 'Umrah). Fim de citação.

Majmu’ Fatawa Ibn ‘Uthaimin, 22/28.

A Fonte: Islam Q&A