Todos os louvores são para Allah.
Caso a pessoa não tenha jejuado por uma razão, como doença ou viagem, ou menstruação, no caso das mulheres, então deve-se compensá-los antes do Ramadan, e deve-se compensar o número de dias que não jejuou, porque Allah diz (interpretação do significado):
“(...) e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias.”
[al-Baqarah 2:185].
‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “Aquilo (ou seja, menstruação) acometer-nos-ia e nos diriam que compensássemos o jejum, mas ninguém nos disse que compensássemos as orações.” Narrado por al-Bukhari (321) e Muslim (335).
O tempo para compensar os jejuns dura até o próximo Ramadan começar; pode-se compensá-los a qualquer momento durante esse período, em dias consecutivos ou separadamente.
Não é permitido atrasar sua reposição para depois do Ramadan seguinte, a menos que haja uma desculpa.
Consulte a resposta à pergunta nº 26865
Mas, caso a pessoa não jejue deliberadamente, sem desculpa, então um dos dois cenários deve aplicar-se:
1 – A pessoa não decidiu não jejuar desde a noite anterior, e não intencionou jejuar.
Neste caso, não é válido compensar o jejum, pois ele é um ato de adoração que está conectado a um tempo específico e, se a pessoa falha em fazê-lo, este não é válido depois daquele tempo, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que faça algo que não esteja de acordo com este assunto nosso, o terá rejeitado.” Narrado por al-Bukhari (2697) e Muslim (1718).
2 – Não houve a intenção de jejuar desde a noite anterior, e iniciou o dia jejuando e, depois, no seu decorrer, quebrou-o, sem desculpa.
Neste caso, deve-se compensar este dia, por ter começado a jejuá-lo, o que o faz como uma promessa que deve ser cumprida. Consequentemente, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que aquele que teve relação sexual durante o dia no Ramadan o compensasse, e lhe disse: “Jejuai um dia em seu lugar.” Narrado por Ibn Majaah (1671), classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Sunan Ibn Majaah.
Além disso, se o jejum foi quebrado durante o dia, sem qualquer desculpa, ao ter relação sexual, deve-se compensá-lo e também oferecer expiação. Para informação sobre esta expiação e os seus pareceres, por favor, consulte a resposta à pergunta nº 49614.
Quem quebra seu jejum sem desculpa também tem que arrepender-se a Allah, arrepender-se do que fez, decidir não o fazer nunca mais, e fazer muitas ações virtuosas, como cumprir jejuns nawafil e assim por diante. Allah diz (interpretação do significado):
“E, por certo, sou Perdoador de quem se volta arrependido e crê (em Minha Unicidade, e não associa ninguém em adoração a Mim) e faz o bem (e permanece constante em fazê-los [até a sua morte]), em seguida, se guia.”
[Ta-Ha 20:82].
E Allah sabe melhor.