Todos os louvores são para Allah.
O fuqaha’ diferiram quanto à infertilidade ser um defeito no caso de casamento. Existem duas opiniões.
A primeira opinião é que não é considerado defeito. Esta é a opinião da maioria dos estudiosos, exceto al-Hasan al-Basri (que Allah tenha misericórdia dele), que considerava isso um defeito que requer a anulação do casamento. E Ahmad considerava mustahabb para um homem infértil revelar o assunto antes do casamento.
A segunda opinião é que qualquer defeito que possa afastar os cônjuges um do outro, e fazer com que os objetivos do casamento, como a compaixão e o afeto, não sejam atingidos, é um defeito que enseja a possibilidade de anulação do casamento pelo outro cônjuge. Isso é o que foi afirmado por Ibn al-Qayim (que Allah tenha misericórdia dele), e ele citou evidências para isso; alguns dos sábios contemporâneos concordaram com ele sobre isso, incluindo Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele); ele pensava que não produzir descendentes é um defeito que exige que se dê ao marido ou à esposa a opção de terminar o casamento.
Ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A visão correta é que defeito engloba tudo o que faz com que os objetivos do casamento não sejam alcançados e, sem dúvida, alguns dos objetivos mais importantes do casamento são o prazer físico, o cuidado um com o outro e a geração de filhos. Se há algo que impeça o cumprimento desses objetivos, é um defeito. Com base nisso, se [a esposa] descobrir que o marido é infértil, ou ele descobrir que ela é infértil, isso é um defeito.
Fim da citação de ash-Sharh al-Mumti '(12/220).
Afirmamos anteriormente que esta é, provavelmente, a visão mais correta, conforme observado na resposta à pergunta n° 43496.
Na resposta à pergunta n° 111980 observamos que, se um defeito ou doença for temporário e houver esperança de que seja superado, não é essencial informar a um cônjuge em potencial a respeito.
Mas, levando em consideração a gravidade deste assunto [que é não poder ter filhos], e o fato de que ter filhos é um objetivo básico do casamento, é imprescindível ser franco e informá-los da realidade da situação.
O indivíduo deve olhar para si mesmo; se ele não ficaria satisfeito se sua esposa escondesse esse defeito dele, então ele deveria ser franco e não esconder isso dela. Que tratemos as pessoas como gostaríamos de ser tratados.
E Allah sabe melhor.