Todos os louvores são para Allah.
Só é válido observar i'tikaaf em masaajid (mesquitas), porque Allah diz (interpretação do significado): “E não vos junteis a elas, enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas” [al-Baqarah 2:187].
Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
A evidência neste versículo indica que se isso (i'tikaaf) fosse válido em outros lugares que não a mesquita, a proibição de intimidade com a esposa não seria isolada para esta proibição porque a relação sexual é contrária ao i'tikaaf de acordo com o consenso acadêmico. Assim, sabe-se, pela menção às mesquitas, que o que se quer dizer é que i’tikaaf só pode ser feito nas mesquitas. Ibn al-Mundhir narrou que havia um consenso acadêmico de que o que se entende por “relações sexuais” neste versículo é a relação sexual. At-Tabari e outros narraram via Qataadah que o motivo da revelação deste versículo era que se as pessoas estivessem em i'tikaaf, e um homem, por alguma necessidade, encontrasse sua esposa, ele poderia ter relações sexuais com ela se quisesse, assim, este versículo foi revelado. Fim da citação.
Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Mughni (3/65):
I'tikaaf não é permitido, exceto em uma mesquita em que as orações em congregação são realizadas.
I'tikaaf não é válido em nenhum lugar, exceto em uma mesquita, se a pessoa que observa i'tikaaf for um homem. Não sabemos de nenhuma diferença de opinião entre os estudiosos sobre isso. O princípio básico a respeito disso são as palavras de Allah (interpretação do significado): “E não vos junteis a elas, enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas” [al-Baqarah 2:187]. Fim da citação.
Al-Nawawi disse em al-Majmu’ (6/505):
I'tikaaf por parte de um homem ou de uma mulher não é válido em nenhum lugar, exceto na mesquita. Não é válido na sala de oração da casa de uma mulher ou na sala de oração da casa de um homem, que é uma área separada, reservada para a oração. Fim da citação.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
I'tikaaf shar'i deve ser feito nas mesquitas, porque Allah diz (interpretação do significado): (interpretação do significado): “... enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas” [al-Baqarah 2:187].
Fim da citação de Fataawa Nur 'ala al-Darb (8/176)
Com base nisso, i'tikaaf em musallas ou centros islâmicos não é válido.
E Allah sabe melhor.