Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

A mãe de um estudante do conhecimento islâmico está lhe pedindo para concentrar-se em seus estudos universitários; como ele pode combinar ambos os objetivos?

Pergunta

Eu quero buscar o conhecimento Islâmico e – louvado seja Allah – estou focando na busca do conhecimento, mas minha mãe me diz: Você tem de se concentrar em seus estudos e deveres universitários. Como eu posso combinar estes dois objetivos?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Uma das coisas que nos entristece profundamente é que vemos alguns jovens que amam o conhecimento islâmico e lutam para consegui-lo, mas ficam aquém de seus deveres domésticos, e de seus estudos regulares. Isto, indubitavelmente, tem um impacto negativo sobre a família, e é parte do que a leva a impedir que seus filhos frequentem círculos de estudo, ouçam áudios benéficos ou leiam livros islâmicos. O que os leva a fazer isso é o que veem de seus filhos ficando aquém nas coisas que mencionamos. Se eles vissem os que conseguem combinar todas as coisas e não deixam uma delas dominar as outras, não ficariam chateados por seus filhos escutarem áudios ou frequentarem um círculo de estudo ou lerem um livro sobre conhecimento islâmico.

Assim, os jovens devem prestar atenção a isso e perceber que muitas famílias e guardiões reclamam sobre seus filhos estarem aquém em seus estudos escolares, o que leva esses jovens a falharem em seus exames, algumas vezes, e isso causa stress e custos financeiros extras às suas famílias.

Sem dúvida, existem muitos que vão longe demais quando se trata de prestar atenção aos estudos e exames, a ponto de alguns deles mal lembrarem seus filhos de rezarem ou de recordarem Allah, que dirá encorajá-los a oferecem orações em congregação na mesquita.Estas pessoas exageram em sua veneração pelas escolas e o programa delas, e consideram o assunto como crucial para seus filhos, achando que quem tem um diploma é aquele que viverá e comerá e se casará, e aquele que não o tem está condenado e jamais terá uma boa vida, ainda que existam casos opostos, na realidade. Seja qual for o caso, gostaríamos que as famílias dos jovens que estão firmes em obediência a Allah e estão interessados em buscar o conhecimento islâmico tenham calma em relação à preocupação com a escola e estudo, e gostaríamos que os nossos jovens irmãos encontrem um bom equilíbrio entre os dois objetivos, e que poupem o tempo que eles perdem em coisas que são de nenhum benefício, e usem este tempo para ajudá-los a encontrar o equilíbrio necessário entre os dois objetivos.

Em segundo lugar:

A fim de combinar a busca do conhecimento, de acordo com a ordem Profética de fazê-lo, e obediência à tua mãe, que não está te dizendo para fazer nada que seja haraam, tente prestar atenção ao que estamos lhe dizendo e aconselhando a fazer, na esperança que, deste modo, Allah venha beneficiá-lo. Estas coisas incluem o seguinte:

1.

Esteja disposto a procurar a companhia de pessoas justas e mantenha-se longe das más companhias, porque a companhia virtuosa te ajudará a fazer bom uso do seu tempo e te lembrará do que é obrigatório para você. Se vocês ajudarem uns aos outros a buscar conhecimento islâmico, eles vão aconselhá-lo a disponibilizar algum tempo a seus estudos regulares, e você vai descobrir que eles são a melhor ajuda para você, ao contrário de más companhias e maus amigos, que não irão guiá-lo em direção a nada de bom ou mostra-lo o caminho para a verdadeira orientação.

2.

Tome cuidado para evitar o desperdício do seu tempo, horas e minutos, e tente não ser negligente com qualquer parte dele, porque ser cuidadoso com seu tempo pode ajudá-lo a encontrar algum espaço no seu dia para leitura e busca de conhecimento islâmico, ao mesmo tempo, prestando atenção aos seus estudos regulares.

Ibn al-Qayyim disse:

O tempo do homem é de fato a sua vida, pois ele é a base que moldará a sua vida eterna em felicidade perpétua, ou moldará uma vida de miséria em tormento eterno. O tempo passa mais rápido que as nuvens, então qualquer que seja o tempo que o indivíduo despenda pela causa de Allah, e pela Sua ajuda, essa é sua vida. Nada, além disso, é contado como parte de sua vida, e ainda que ele viva neste mundo, ele estará vivendo a vida de bestas estúpidas, pois se ele gasta seu tempo em negligência e na busca de desejos físicos e falsos desejos, e o melhor que ele pode fazer com seu tempo é dormir e ser ocioso, então a morte para tal pessoa é melhor para ele do que viver.

Al-Jawaab al-Kaafi (pág. 109)

Al-Hasan al-Basri disse:

Conheci algumas pessoas, uma delas era mais cuidadosa com seu tempo do que com seus dirhams e dinares.

3.

Organize o teu tempo, pois isso te ajudará a dar a cada assunto sua quota devida de atenção. Assim, você pode destinar um certo número de horas para dormir, um determinado período de tempo para a busca de conhecimento islâmico e para os seus estudos universitários, e não dê mais ou menos tempo do que aquele que você destinou para isso.

Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) e um Ansaari se revezavam para participar de círculos de estudo com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Eles não consideraram que buscar um sustento é contrário à busca do conhecimento, então combinaram ambos sem negligenciar nenhum.

Foi narrado que ‘Umar disse: Eu e um Ansaari vizinho meu, ibn Zayd, em Banu Umayyah, nos subúrbios de Madinah, costumávamos nos revezar para visitar o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele iria um dia, e eu outro; quando eu ia, eu traria notícias daquele dia, revelação e outros assuntos, e quando ele ia, faria o mesmo.

Narrado por al-Bukhaari (93); ele incluiu isso no capítulo intitulado: Capítulo sobre revezamento para buscar o conhecimento. Muslim (1479) narrou um relato similar.

4.

Você deve entender que a duração dos estudos universitários é curta e limitada, enquanto que o caminho pela busca do conhecimento islâmico é longo e termina apenas quando o indivíduo morre. Então, apresse-se em concluir a tarefa curta eficazmente e o mais rápido possível, assim você pode dedicar o seu tempo a seguir aquele longo caminho sem obstáculos.

5.

O que quer que aprenda dos ensinamentos islâmicos ponha em prática no seu cotidiano, e que o conhecimento que você adquiriu tenha um impacto sobre as suas ações. Baseado nisso, espera-se que você honre mais a sua mãe, e tente ser um filho vivaz, prudente e amoroso para com ela, puro de coração e fisicamente. Ao aplicar o que você aprende na maneira como lida com outros, você apresentará para a sua família e para a sociedade à sua volta uma mensagem que diz: O Islam convida às boas maneiras; não há contradição entre o Islam e a ciência; o estudante do conhecimento Islâmico é um bom exemplo para a juventude em seu comportamento e conduta.

E busque o socorro de Allah, Exaltado seja, em todas as coisas de que lhe dissemos e aconselhamos fazer; peça constantemente ao seu Senhor por ajuda e orientação.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A