Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

É inovação (bid‘ah) dar presentes no Eid?

Pergunta

É permitido que eu presenteie os membros da minha família com alguns presentes no Eid al-Adha e no Eid al-Fitr, e que eu faça isso todos os anos, ou isso é uma inovação (bid‘ah)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Não há nada de errado em presentear no Eid al-Fitr e Eid al-Adha à família e parentes, porque estes são dias de alegria e felicidade nos quais é necessário manter laços, demonstrar bondade e comer e beber fartamente. Isso não é bid'ah; ao contrário, é algo que é permissível e um bom costume que é um dos símbolos do Eid. Por isso, não é permitido dar presentes e expressar alegria e felicidade em ocasiões inovadoras nas quais não foi prescrito celebrar, como o Ano Novo, o Mawlid (aniversário do Profeta) e o décimo quinto dia de Sha'baan (an-nusf min Sha'baan), porque isso os faz como Eids.

Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Neste Eid as pessoas também trocam presentes, ou seja, elas fazem comida e convidam uma à outra para vir e comer, reúnem-se e celebram. Não há nada de errado com esse costume porque são dias de Eid.

Quando Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) entrou na casa do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e encontrou com ele duas jovens que estavam cantando nos dias de Eid, ele as repreendeu, mas o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Deixai-as". E ele não disse isso porque eram jovens meninas. Em vez disso, ele disse: "Deixai-as, pois estes são os dias de Eid." Isso indica que o Islam, com sua atitude tolerante e despreocupada, permite que as pessoas expressem alegria e felicidade nos dias do Eid.

Fim da citação de Majmu’ Fataawa Ibn Uthaimin, 16/276

E ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Sabe-se que no Islam não há festividades, exceto aquelas que são comprovadas na shari'ah, ou seja, Eid al-Fitr e Eid al-Adha, e a sexta-feira, que é o "Eid" semanal . Quanto ao décimo quinto dia de Sha'baan (an-nusf min Sha'baan), não há prova no Islam de que este seja um Eid. Se ele for tomado como uma ocasião em que se distribui caridade ou presentes são dados aos vizinhos, então isto é tomado como um Eid.

Fim da citação de Fataawa Nur 'ala ad-Darb

E ele disse sobre o Dia das Mães: Uma vez que isto é entendido, não é permissível, na ocasião mencionada na sua pergunta, que é chamada Dia das Mães, introduzir qualquer um dos símbolos do Eid neste dia, como expressar alegria e felicidade, dar presentes, e assim por diante.

Fim da citação de Majmu’ Fataawa ash-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 2/301

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A