Todos os louvores são para Allah.
A inseminação artificial, ou o que é conhecido como bebê de proveta, assume muitas formas, algumas das quais são permitidas e outras são haram. As formas admissíveis incluem casos em que o esperma é retirado do homem e o óvulo é retirado de sua esposa, e a fertilização ocorre externamente, então o embrião é implantado no útero da esposa.
Nesse caso é fundamental se precaver e procurar médicos de confiança, por medo de adulteração, pois alguns médicos podem usar esperma que não vem do marido quando já sabem que o esperma do marido não é adequado para a fecundação; e há outros problemas e consequências maléficas que podem ocorrer.
Não é permitida a manutenção de óvulos ou embriões, a fertilização de óvulos deve se limitar ao número necessário para evitar excesso de óvulos fertilizados. Se houver excesso de óvulos fertilizados, eles devem ser deixados sem nenhum cuidado para morrerem naturalmente.
Isso porque manter embriões ou óvulos pode fazer com que eles sejam misturados a outros com o passar do tempo, seja por engano ou deliberadamente, como tem acontecido em muitos casos. Alguns deles podem ser retirados e colocados no útero de outra mulher, o que leva à confusão de linhagens, e isso é um grave mal que vai muito além dos interesses do casal ao manter embriões com o intuito de economizar dinheiro e usar em uma fecundação posterior.
O Conselho Islâmico Fiqh pertencente à Organização da Conferência Islâmica emitiu uma declaração sobre este assunto. O texto segue:
1- Diante do ocorrido quanto à possibilidade de guardar óvulos não fertilizados para uso posterior, ao fertiliza-los deve-se limitar o número necessário para implantação de cada procedimento, evitando o excesso de óvulos fertilizados.
2- Se houver óvulos fertilizados extras – por qualquer motivo – eles devem ser deixados sem cuidado médico até que morram naturalmente.
3- É haram usar óvulos fertilizados em outra mulher, e precauções suficientes devem ser tomadas para evitar o uso de óvulos fertilizados numa gravidez ilegítima.
Fim da citação de Majallat Majma' al-Fiqh al-Islami, edição n° 7, vol. 3, pág. 563.
Com base nisso, o que você precisa fazer é descartar os embriões congelados; é permitido que você se submeta à inseminação artificial adicional, mesmo que isso seja caro ou difícil, porque esse dano não pode ser comparado à possibilidade de embriões serem misturados, especialmente porque esse período de tempo já foi ultrapassado.
E Allah sabe melhor.