Todos os louvores são para Allah.
Sem dúvida, os anos que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou em Makkah antes da Hijrah (migração para Madinah), quando ele chamava as pessoas para o caminho de seu Senhor, pacientemente suportando perseguição, aborrecimento e acusações dos tolos, podem fazer parte da era do Islam; na verdade, eles estão entre os maiores anos do Islam, porque durante esse tempo o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) apenas confiava completamente em seu Senhor, pensando positivamente n’Ele e pacientemente suportando perseguição por amor a Ele.
Isso é algo que nenhum sábio duvidaria e ninguém negaria, seja ele muçulmano ou não.
Mas a razão pela qual as pessoas adotaram o calendário Hijri como um meio de definir o ano em que um determinado evento ocorreu, que é algo que as pessoas precisam fazer, é que essa data é aquela que os Sahaabah concordaram unanimemente em tomar como início do seu calendário. Esta decisão foi tomada no tempo de 'Umar ibn al-Khattaab (que Allah esteja satisfeito com ele), porque é a data real da fundação do Estado Islâmico, quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) migrou e se estabeleceu em Medina, o povo se reuniu em torno dele e o apoiou, ele construiu a mesquita e outros eventos que seguiram a Hijrah. Assim, as características do Estado Islâmico começaram a se desenvolver e assumiram uma forma clara geográfica, social, militar e politicamente. Antes disso, os muçulmanos não tinham um Estado ou qualquer sistema político para uni-los.
Os Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles) chegaram a uma decisão unânime em 16 AH – ou melhor, foi dito, 17 AH ou 18 AH – durante o califado de ‘Umar, para estabelecer o início do calendário islâmico com o ano em que a Hijrah ocorreu. Isso foi porque um caso foi encaminhado para o Amir al-Mu'minin 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) em relação a um contrato que um homem firmou com outro, dizendo que o que ele lhe devia se tornou devido em Sha'baan.
‘Umar disse: “Qual Sha'baan? O Sha'baan deste ano estamos agora ou do ano passado ou do próximo ano?” Então, ele convocou os Sahaabah e os consultou sobre a adoção de um calendário no qual eles pudessem determinar quando as dívidas a vencer e coisas do tipo.
Alguém sugeriu adotar o calendário persa, mas ele não gostou desta ideia. Alguém sugeriu adotar o calendário bizantino, mas ele não gostou disso. Outros sugeriram datá-lo desde o nascimento do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ou desde o início de sua missão, ou de sua migração (Hijrah) ou de sua morte.
‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) estava inclinado a escolher a data da Hijrah porque era conhecida quando ocorreu, e os outros concordaram com ele.
O ponto é que eles fizeram o começo do calendário islâmico no ano da Hijrah, e eles determinaram Muharram como o primeiro mês do ano islâmico, como foi narrado a partir deles. Essa é a opinião da maioria dos imames, de modo que as pessoas possam conduzir seus negócios com base nelas, sem confusão.
Veja: al-Bidaayah wa'n-Nihaayah, 3/251-253
Al-Bukhari narrou em seu Sahih (3934) que Sahl ibn Sa'd disse: Eles não iniciaram o calendário desde o início da missão do Profeta ou de sua morte; eles só iniciaram a partir do momento de sua chegada em Madinah.
Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Os incidentes que estão ligados à vida do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e que poderiam ter sido tomados como o início do calendário são quatro: seu nascimento, o início de sua missão, sua migração (Hijrah) e sua morte. Eles acharam que era melhor começar o calendário a partir da Hijrah, porque no caso de seu nascimento e o início de sua missão, haveria incerteza em relação ao ano exato. Quanto à data de sua morte, eles optaram por não usá-la, porque recordar renovaria sua dor. Então, não havia escolha a não ser a Hijrah. E eles escolheram considerar Muharram como o primeiro mês do ano em vez de Rabi' al-Awwal, pois o plano da migração começou a tomar forma em Muharram. O juramento de lealdade (bai'ah) – que foi o precursor da Hijrah – havia ocorrido durante Dhu'l-Hijjah, e a primeira lua nova depois do juramento de lealdade e a decisão de migrar foi em Muharram. Por isso, foi apropriado torná-lo o primeiro mês do ano. Esta é a melhor explicação que eu já vi sobre o porquê do ano começar em Muharram.
Al-Haakim narrou que Sa'id ibn al-Musayyab disse: ‘Umar reuniu o povo e perguntou-lhes qual deveria ser o primeiro dia do calendário. ‘Ali disse: (deve começar) a partir do dia em que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) migrou e deixou a terra do shirk. Então, ‘Umar assim o fez. Fim da citação.
Aquele que diz que a era do Islam começou com a Hijrah está se referindo ao calendário e ao que as pessoas concordaram ao criar um sistema para que se pudesse conhecer as datas dos eventos e definir os tempos dos contratos, as datas das visitas de delegações, dentre mais. Isso é algo em que o povo concordou durante o califado de 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) e permanece assim até os dias atuais. O início deste calendário marca, como Umar pretendia, o estabelecimento do Estado (Islâmico), que só começou com a Hijrah.
Quanto ao início do próprio Islam e à conscientização das pessoas, não precisamos ressaltar que isso ocorreu antes deste período. De fato, o significado da palavra Islam, em geral, inclui a religião que Allah aprovou para Seus servos e com a qual Ele enviou Seus Profetas e Mensageiros. Mas, isso não é o que estamos discutindo aqui.
Nós não acreditamos que alguém possa imaginar que o Islam só começou com a Hijrah e ignore os anos de da'wah, durante os quais o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e aqueles que estavam com ele em Makkah se esforçaram para estabelecer a fé. Ninguém diria isso.
E Allah sabe melhor.