Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Regra sobre o adiamento do zakat de bens comerciais devido à falta de fluxo de caixa; o comerciante tem que pedir dinheiro emprestado para pagar o zakat?

Pergunta

Tenho uma livraria na qual comercializo produtos que são equivalentes ou superiores ao nisaab (limite mínimo a partir do qual o zakat é devido), mas não tenho dinheiro para pagar o zakat e um ano se passou. Minha pergunta é: devo esperar até ter dinheiro suficiente para pagar o zakat ou devo pedir dinheiro emprestado para pagá-lo?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

O zakat é devido sobre bens comerciais, quando eles atingem o limite mínimo por si mesmos ou somados ao dinheiro e outras riquezas, e um ano islâmico completo já se passou.

Você deve calcular seu valor quando o ano tiver passado, independentemente de estar acima ou abaixo do preço de compra, e doar um quarto da décima parte (2,5%).

Em segundo lugar:

Se a riqueza atingiu o limite mínimo e um ano islâmico completo se passou, torna-se obrigatório pagar o zakat imediatamente e não é permitido atrasá-lo, a menos que se tenha uma razão.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: É obrigatório dar o zakat imediatamente quando ele se torna devido, se a pessoa puder pagar, e não é permitido atrasá-lo. Isso foi afirmado por Maalik, Ahmad e a maioria dos sábios, porque Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): {e concedei az-zakah} [al-Baqarah 2:43], e a ordem significa que é para ser feito imediatamente.

Fim da citação de Sharh al-Muhadhdhab (5/308).

Em al-Iqna’ ma’a Sharhihi Kashshaaf al-Qinaa’ (2/255) está escrito: Não é permitido adiar a entrega do zakat sobre a riqueza, uma vez que ele se torna devido, se a pessoa for capaz de dá-lo. Portanto, deve ser dado imediatamente... a menos que aquele que se tornou devedor do zakat tema o pior, caso em que ele pode adiá-lo, por causa do hadith: "Não deve haver nenhum dano, nem dano recíproco"… Ou se o dono é pobre e precisa manter seu zakat, e se suas necessidades pessoais e meios de subsistência forem afetadas caso ele o pague, assim, isto pode ser pago quando sua situação melhorar. Fim da citação.

Veja: al-Mughni (2/510).

Em terceiro lugar:

Se você não tiver dinheiro suficiente para dar o zakat sobre seus produtos, você pode dá-lo na forma dos próprios produtos comerciais sobre os quais o zakat é devido, porque o zakat sobre bens comerciais pode ser pago desta forma, de acordo com a visão acadêmica mais correta.

Imam Abu ‘Ubaid al-Qaasim ibn Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Se o zakat é devido sobre os bens comerciais de um homem, então ele calcula a quantidade de bens que possui e descobre se o zakat atingiu o valor de uma vestimenta, montaria ou servo, então ele dá aquele item específico como o zakat sobre sua riqueza, dessa forma, em nossa opinião, ele procedeu corretamente e seu zakat é aceitável. Mas, se for mais fácil pagar o valor equivalente em ouro ou prata (moeda), ele pode fazer isso. É assim que o zakat sobre bens comerciais deve ser dado, em nossa opinião.

Fim da citação de al-Amwaal por Abu ‘Ubaid (388); citado dele por Humaid ibn Zanjawaih em al-Amwaal (3/974).

Se os bens comerciais que você possui não beneficiam a pessoa pobre que tem direito ao zakat, ou ela não precisa desses bens comerciais, então não há nada de errado em adiar o zakat, insh’Allah, até que você venda o suficiente para cobrir o zakat que você deve pagar.

Se você tem dinheiro suficiente para pagar parte do zakat, então pague o que puder, e aquilo que você não puder pagar continua sendo uma dívida que você terá até que seja capaz de quitá-la.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A