Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Parecer sobre aquele que interpreta mal os atributos de Allah, exaltado seja.

Pergunta

Eu quero perguntar sobre aquele que nega os atributos de Allah: ele é Muçulmano ou não? Tal como aquele que diz que o que se entende por "mão de Allah" é o poder de Allah, e eles interpretam mal outros atributos de Allah. Neste caso, essas pessoas que negam os atributos divinos não são de Ahl as-Sunnah (povo da sunnah), ou estão completamente fora do Islam?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

O ensino do Ahl as-Sunnah wa'l Jama'ah a respeito do Tawhid (Unicidade) dos nomes e atributos Divinos é que eles acreditam no que é dito no Livro de Allah, glorificado e exaltado seja, e naquilo que é provado pelo Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), sem qualquer interpretação errada (interpretando-os de outra maneira diferente da que pareça significar) ou comparando-o à Sua criação e sem distorcer o significado ou negar os nomes e atributos Divinos. Assim atribuem a Allah, exaltado seja, o que Ele atribuiu a Si mesmo e o que Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) atribuiu a Ele.

Ibn 'Abd al-Barr (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Ahl as-Sunnah concordou unanimemente em afirmar e acreditar em todos os atributos divinos mencionados no Alcorão e na Sunnah, e compreendê-los em um verdadeiro sentido (como eles parecem ser), não como metafóricos. Entretanto, eles não discutem como é qualquer um deles. Quanto aos inovadores, Jahamis e Mu'tazilah, e os Khawariji, todos eles negam e não entendem nenhum destes em um verdadeiro sentido (como parecem ser).

Fim da citação de at-Tamhid, 7/145

Em segundo lugar:

Aquele que nega completamente os nomes e atributos de Allah e não os atribui a Ele, exaltado seja, como é o caso dos baatinis (seitas esotéricas) e dos extremistas Jahamis, é um kaafir que está fora do Islam, descrê do Alcorão e da Sunnah, e vai contra o consenso (ijmaa') da ummah.

O mesmo se aplica a quem nega qualquer dos nomes ou atributos de Allah que Ele, exaltado seja, tenha afirmado em Seu Livro; esta pessoa é incrédula, porque o que está implícito em sua negação é que ele rejeita o Alcorão.

O que diz respeito àquele que interpreta mal algum dos atributos de Allah e distorce o seu significado – como aqueles que interpretam erroneamente o atributo da mão como se referindo ao Seu poder, e dizem que istiwa' (elevação sobre o Trono) significa assumir o controle, e assim por diante – equivoca-se ao interpretá-lo de uma maneira diferente da do significado aparente, e é um inovador na medida em que o que acredita é contrário à Sunnah, e ele se desviou do caminho do Ahl as-Sunnah wa'l-Jamaa'ah. Mas ele não é um incrédulo apenas por causa dessa interpretação errônea, e pode ser desculpado por seus esforços para entender, dependendo de seu nível de conhecimento e fé. Ao contrário, a referência de medição a esse respeito é na medida em que ele procura aprender o que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ensinou e a extensão de seu entusiasmo em segui-lo.

Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Não é permitido interpretar erroneamente os atributos divinos ou compreendê-los de outra forma que não seja o seu significado aparente, de uma maneira que seja apropriada a Allah, ou dizer que o conhecimento de seu significado pertence somente a Allah. Pelo contrário, tudo isso vem sob o título das crenças dos inovadores. Quanto ao Ahl as-Sunnah wa'l-Jamaa'ah, eles não interpretam mal os versículos e ahadith que falam dos atributos divinos, e não os entendem de uma maneira que não seja o significado aparente, e não dizem que o conhecimento de seus significados pertence apenas a Allah. Pelo contrário, eles acreditam que todo significado (desses atributos) que pode ser indicado é verdadeiro, de uma maneira que apropriada a Allah, exaltado seja, sem compará-Lo à Sua criação.

Fim da citação de Majmu' Fataawa Ibn Baaz, 2 / 106-107

Ele também foi perguntado (que Allah tenha misericórdia dele):

Os Ash'aris estão entre Ahl as-Sunnah wa'l-Jamaa'ah ou não? Nós os consideramos como companheiros sunitas ou como incrédulos?

Ele respondeu:

Os Ash'aris estão entre Ahl as-Sunnah no que diz respeito à maioria dos assuntos, mas não estão entre eles no que diz respeito à interpretação dos atributos divinos, mas também não são incrédulos. Ao contrário, entre eles estão alguns dos principais estudiosos e pessoas boas, mas erraram em sua interpretação de alguns dos atributos divinos.

Eles diferiam do Ahl as-Sunnah em algumas questões, como a interpretação da maioria dos atributos divinos, na qual se enganaram. A visão do Ahl as-Sunnah wa'l-Jamaa'ah é aceitar os versículos e ahadith que falam dos atributos divinos à medida que eles vieram, sem interpretá-los (de uma maneira diferente do significado aparente), negando-os, distorcendo o significado ou comparando Allah à Sua criação.

Fim da citação de Majmu' Fataawa Ibn Baaz, 28/256

Shaikh 'Abd al-'Aziz ar-Raajihi foi perguntado:

Se for provado que os Ash'aris interpretaram erroneamente um dos atributos divinos, eles devem ser considerados como incrédulos?

Ele respondeu: Não, aquele que interpreta mal e não compreende alguns (dos atributos divinos) não deve ser considerado como um incrédulo; aquele que nega um dos nomes de Allah torna-se um incrédulo. Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): "mas eles renegam o Misericordioso" [ar-Ra'd 13:30]. Se a pessoa nega um dos nomes ou atributos de Allah sem interpretá-lo mal, então ela se torna uma incrédula. E Allah diz (interpretação do significado): "O Misericordioso (Allah) Istawa (estabeleceu-se) no (Poderoso) Trono (de uma forma que se adapte à Sua Majestade)" [Ta-Ha 20:5]. Se a pessoa nega esse versículo, ela se torna uma incrédula, mas se ela interpreta mal, como se referindo a tomar o controle, então, nesse caso, ela está confusa, portanto não podemos dizer que é incrédula. Fim da citação.

www.ar.islamway.net

Para obter informações sobre as condições de rotular um indivíduo específico como um incrédulo, consulte a resposta à pergunta n° 107105

Em terceiro lugar:

Os Khaarijis são uma das seitas equivocadas que foram além dos imites do Islam. Já os discutimos em detalhes na resposta à pergunta nº 182237

Para mais informações, consulte as respostas às perguntas nº 145804 e 151794

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A