Todos os louvores são para Allah.
‘Abd-Allah ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)jejuou no dia de ‘Ashura e disse às pessoas que jejuassem, eles disseram, “Ó Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) esse é um dia que é venerado pelos Judeus e Cristãos.” O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)disse: “Ano que vem, se Allah quiser, jejuaremos no nono dia.” Mas, quando o próximo ano veio, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)havia falecido.
Narrado por Muslim, 1916.
Al-Shaafa'i e seus companheiros, Ahmad, Ishaaq e outros disseram: "É mustahabb [recomendado] jejuar o nono e o décimo, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuou o décimo e pretendia jejuar o nono.”
Com base nisso, existem diferentes maneiras de jejuar 'Ashura', cujo mínimo é jejuar o décimo apenas, mas é melhor jejuar também o nono. Quanto mais jejuns em Muharram, melhor.
Se alguém quisesse perguntar, qual a sabedoria atrás do jejum no nono, bem como no décimo? A resposta é:
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Os sábios entre nossos companheiros e outros disseram que existem vários motivos para recomendar o jejum no nono dia (Taasu'a'):
1 - A intenção por trás disso é ser diferente dos judeus que limitam seu jejum ao décimo dia. Isto foi narrado de Ibn 'Abbaas.
2 - A intenção era juntar outro dia ao jejum de 'Ashura', assim como não é permitido jejuar em uma sexta-feira somente [mas é permitido se a pessoa jejuar no dia anterior ou no dia seguinte também].
3 - A idéia é estar no lado seguro e ter certeza de que a pessoa está em jejum no décimo, no caso do avistamento da lua não ser exato e o que as pessoas pensam que é o nono é na verdade o décimo.
O mais forte desses motivos é para ser diferente do Povo do Livro. Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu assemelhar-se ao povo do livro em muitos ahadith.Por exemplo, ele disse sobre ‘Ashura: "Se eu viver até o próximo ano, certamente vou jejuar o nono." Al-Fataawa al-Kubra, parte 6.
Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando sobre o hadith "Se eu viver até o ano que vem, certamente jejuarei o nono":
Sua preocupação em jejuar o nono pode ser entendida como significando que ele não se limitaria a isso, ao contrário, que ele o adicionaria ao décimo, ou estar do lado seguro, ou para ser diferente dos Judeus e Cristãos, o que é mais provável que esteja correto; isto é o que pode ser entendido a partir de alguns dos relatos narrados por Muslim."
De Fath al-Baari, 4/245.