Terça-feira 15 Rabi' Al-Awwal 1441 - 12 Novembro 2019
Portuguese

Aquele que comete um pecado, então, arrepende-se sinceramente estará em melhor estado depois de se arrepender do que antes de ter cometido o pecado

Pergunta

Alguém cometeu um grande pecado quando era jovem, arrependeu-se disto e espera que seu arrependimento seja sincero e aceito por Allah, por razão do sentimento de arrependimento e remorso em seu coração. Mas, ele frequentemente se pergunta se é possível que Allah, glorificado e exaltado seja, considere-o como alguém que não caiu em pecado maior durante toda a sua vida, porque ele se sente inferior aos outros.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Allah criou as pessoas para obedecê-Lo e adorá-Lo, e Ele as proibiu de desobedecê-Lo e ir contra Seus mandamentos. Ele as ordenou, caso uma delas caia em pecado, apressar-se a se arrepender a Allah e não perder a esperança na misericórdia de Allah, e Ele as prometeu uma recompensa abundante por se arrependerem.

Não importa que pecados a pessoa tenha cometido, se ela se arrepende sinceramente a Allah e começa a obedecê-Lo, Allah se voltará para ela com misericórdia, expiará suas más ações, elevará seu estatuto e transformará suas más ações em boas ações. O estado após o arrependimento será melhor do que era antes dela cometer o pecado, porque o arrependimento apaga os pecados que vieram antes dele e aquele que se arrepende do pecado é como alguém que não cometeu pecado algum.

Allah, que Ele seja exaltado, diz (interpretação do significado):

“E os que não invocam, junto de Allah, outro deus, e não matam a alma que Allah proibiu matar, exceto se com justa razão, e não adulteram; e quem faz isso encontrará punição; o castigo duplicar-se-lhe-á, no Dia da Ressurreição, e, nele, permanecerá, eternamente, aviltado. Exceto quem se volta arrependido e crê e faz o bem: então, a esses, Allah trocar-lhes-á as más obras em boas obras. E Allah é Perdoador, Misericordiador.”

[al-Furqaan 25:68-70].

Foi narrado que Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Allah se alegra mais com o arrependimento de Seu servo do que se um de vós acordar e encontrar seu camelo que havia perdido no deserto.’” Narrado por al-Bukhari (5950) e Muslim (2747).

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Este regozijo de Allah com o arrependimento de Seu servo – mesmo que não haja relato semelhante a respeito de qualquer outro ato de obediência – é indicativo do alto estatuto do arrependimento e de sua virtude diante de Allah, além de indicar que adorar a Allah arrependendo-se é um dos mais nobre dos atos de adoração. Isso comprova que aquele que faz isso se torna melhor do que era antes disso.

Fim da citação de Tariq al-Hijratein (p. 244).

Os companheiros de nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que eram os mais justos desta ummah, com o conhecimento mais profundo, os bem guiados, os melhores em estatuto, haviam sido seguidores da incredulidade e politeísmo; alguns dos maiores deles havia mostrado a maior inimizade para com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). No entanto, apesar disso, quando Allah os abençoou com a fé Nele, fez com que se arrependessem e acompanhassem Seu Profeta, eles se tornaram os melhores e mais nobres, e se tornaram melhores do que os que vieram depois deles e nunca associaram outros a Allah (shirk).

Sem dúvida, incredulidade e politeísmo são os maiores pecados, mas através do arrependimento, fé e atos justos, Allah perdoa pecados, expõe más ações e eleva pessoas em estatuto.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Pecados prejudicam a fé, mas se uma pessoa se arrepende, Allah a ama e seu estatuto pode aumentar como resultado do arrependimento. Quem quer que seja guiado para se arrepender será como Sa'id ibn Jubair disse: Uma pessoa pode praticar uma boa ação e entrar no Inferno por causa disso, e uma pessoa pode praticar uma má ação e entrar no Paraíso por causa disso. Quer dizer, se ela pratica uma boa ação, e isto está sempre em sua mente e, ainda, enche-se de auto admiração como resultado disto; ou, se ela pratica uma má ação, e isto está sempre em sua mente (e sente remorso porque disto), assim, procura o perdão de Allah e se arrepende.

Fim da citação de Majmu' al-Faatawa (10/45).

Ele também disse:

Quando uma pessoa se arrepende sinceramente e Allah aceita, Ele a elevará em estatuto até que se torne maior do que era antes, como alguém das primeiras gerações disse: “Se o arrependimento não fosse a coisa mais querida para Ele, Ele não testaria com pecado Suas pessoas mais queridas.”

Fim da citação de Majmu' al-Fataawa (10/293).

Ele também disse:

Adam (que a paz esteja com ele) se arrependeu e voltou-se para Allah, e ele e sua esposa disseram: “Senhor nosso! Fomos injustos conosco e, se não nos perdoares e não tiveres misericórdia de nós, estaremos, em verdade, dentre os perdedores” [al-A'raaf 7:23] Então, Allah se transformou em misericórdia para com ele; Ele o escolheu, guiou-o e enviou-o à terra para se esforçar na obediência a Ele. Assim, Allah o elevou em estatuto e, portanto, sua readmissão ao Paraíso será com um estatuto ainda mais elevado do que antes. Assim, qualquer um que, dentre os descendentes de Adam, cometer um pecado e seguir o exemplo de seu pai Adam, arrependendo-se, será abençoado, e caso se arrependa, creia e pratique boas obras, Allah transformará suas más ações em boas obras e, depois de se arrepender, estará melhor do que antes de pecar, como todos os piedosos amigos próximos de Allah.

Fim da citação de Majmu' al-Fataawa (7/383).

Muslim (190) narrou que Abu Dharr disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Eu sei qual o último do povo do Paraíso a entrar no Paraíso, e o último do povo do Inferno a ser trazido para fora dele. (Será) um homem que será gerado no Dia da Ressurreição, e será dito: 'Mostra-o seus pecados menores, e esconda-o seus principais pecados.' Assim, os seus pecados menores serão mostrados a ele e será dito: 'Tu fizeste isso e aquilo em tal e tal dia, tu fizeste isso e aquilo em tal e tal dia.' Ele dirá, 'Sim', e ele não será capaz de negá-los, e ao mesmo tempo, ele terá medo de que seus pecados maiores lhe sejam mostrados. Então, se lhe dirá: 'Em lugar de toda má ação tu terás uma boa ação'. Ele dirá: 'Ó Senhor, eu fiz coisas que não vejo aqui.'” E eu vi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sorrindo até seus molares aparecerem.

Shaikh al-Islam disse:

Quando ele vê suas más ações transformadas em boas ações, ele pedirá para ver os pecados maiores, os quais temia serem mostrados. Sabe-se que seu estado neste caso, quando suas más ações foram transformadas em boas ações, será maior do que teria sido se ele não tivesse cometido más ações e elas não tivessem se transformado em boas ações.

Fim da citação de Majmu’ al-Fataawa (10/203).

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Eu ouvi Shaikh al-islam Ibn Taimiyah (que Allah esteja satisfeito com ele) dizer: A visão correta é que dentre aqueles que se arrependem, há alguns que não voltam para o estado em que estavam antes de cometerem o pecado, e há alguns que retornam a esse estado, e há alguns que retornam a um nível superior e se tornam melhores do que antes de cometerem pecado.

Ele quis dizer: Isto é de acordo com o estado do penitente, após seu arrependimento, e seu nível de esforço e determinação, seu nível de cautela e sua vontade de trabalhar duro. Se isso for maior do que era antes de cometer o pecado, então ele se tornará melhor do que anteriormente, e de estatuto mais elevado; mas, se for o mesmo de antes, ele voltará a ser o mesmo que era; e se for menos do que isso, ele não voltará ao mesmo nível e terá um estatuto inferior.

O que ele declarou põe fim a qualquer disputa sobre este assunto.

Fim da citação de Madaarij as-Saalikin (1/302).

Ele também disse:

Depois de se arrepender sinceramente, a pessoa será melhor do que antes de cometer o pecado.

Citação final de Shifaa' al-'Alil (p. 118).

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Não há pecado maior do que o politeísmo (shirk), mas quando o mushrik se arrepende, Allah se volta para ele em misericórdia e o perdoa. Então, você deve se arrepender daquilo que sabe que fez, e depois do arrependimento o assunto será resolvido.

Fim da citação de Fataawa Nur 'ala ad-Darb (4/40).

Assim, quem comete um pecado maior, então se arrepende sinceramente, lamenta o que fez, volta-se para Allah, desiste de desobedecer a Allah, mantém companhia com pessoas justas, fica longe de pessoas más, então persiste nisso até que morra, Allah o perdoará através de Sua misericórdia e graça, e Ele o elevará em estatuto e transformará suas más ações em boas ações; seu estado depois de cometer pecado e arrepender-se será melhor e mais perfeito do que antes disso. Ele será muito melhor do que muitos daqueles que não cometeram pecados maiores, porém não se apressaram a obedecer a Allah como esta pessoa arrependida fez, e seu coração não estava preenchido com todos os tipos de servidão a Allah como o coração desta pessoa foi preenchido com arrependimento, remorso, amor à obediência a Allah, ódio à desobediência a Ele, temor por Allah e esperança em Seu perdão e indulto.

E Allah sabe melhor.

Enviar comentário