Todos os louvores são para Allah.
Nós não sabemos de nenhuma narração autêntica do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deste hadith mencionado.
Em Ihya' 'Ulum ad-Din, al-Ghazaali atribui a Anas ibn Maalik, como foi dito: Anas ibn Maalik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Pode haver alguém que recite o Alcorão, mas o Alcorão o amaldiçoa.
Fim da citação de Ihya’ ‘Ulum ad-Din (1/274).
Em Fataawa al-Lajnah ad-Daa'imah – 2(3/213) – é dito: Este é um relato que foi narrado de Maimun ibn Mahraan; não é um hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
O que isso significa é que o muçulmano que recita ou lê o Alcorão deve tomar cuidado em não agir em desacordo com ele, pois entre os servos de Allah existem aqueles que se deparam com o que o Alcorão proíbe, como a proibição da riba, porém lidam com riba; ou com a proibição de prejudicar os outros, mas prejudicam outras pessoas; ou com a proibição da calúnia, mas caluniam; e assim por diante em relação a outros mandamentos e proibições do Alcorão. E Allah é a fonte da força. Fim da citação.
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre este hadith – “Pode haver alguém que recite o Alcorão, mas o Alcorão o amaldiçoa” – como poderia o Alcorão amaldiçoar aquele que o recita ou lê, e por qual razão?
Ele (que Allah tenha misericórdia dele) respondeu: Eu não acho que o hadith seja autenticamente narrado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e não há necessidade de explicá-lo. Se fosse autêntico, o significado seria que no Alcorão há algo que implica que tal pessoa deve ser condenada e amaldiçoada porque ela lê o Alcorão, ou porque pratica as coisas proibidas, mas isto vai contra seus mandamentos. A pessoa lê o Livro de Allah, e supostamente, no Livro de Allah há o que dita que ela e seus semelhantes devem ser injuriados, porque vão contra os mandamentos e praticam as coisas que ele proíbe.
Este é o significado mais aproximado, se tiver sido narrado com autenticidade pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), mas não acho que tenha sido narrado com autenticidade por ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Fim da citação de Majmu’ Fataawa Ibn Baaz (26/61).
E Allah sabe melhor.