Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Ele pretendia jejuar ‘Ashura, porém não jejuou; como ele pode compensar o que perdeu de recompensa e virtude?

Pergunta

Minha pergunta é sobre o dia de ‘Ashura. Eu pretendia jejuar nos três dias e jejuei no nono dia [de Muharram], mas por engano não jejuei no décimo dia, e vou jejuar no décimo primeiro dia. Eu sei que o jejum de 'Ashura [o décimo dia] não será contado para mim, mas eu ainda quero alcançar sua recompensa e expiação para o ano. Como posso compensar esse dia e buscar a recompensa, com a permissão de Allah?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Alguns dos fuqaha consideravam como mustahabb (recomendado) jejuar no dia de 'Ashura e jejuar no dia anterior a ele e no dia seguinte, e alguns dos sábios consideravam isso como a maneira mais perfeita de fazê-lo. Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As formas de jejuar ‘Ashura são três, a mais perfeita das quais é jejuar um dia antes e um dia depois deste. A segunda melhor é jejuar no nono e décimo dia, que é o que é mencionado na maioria dos ahadith. O próximo melhor é jejuar apenas no décimo dia.

Fim da citação de Zaad al-Ma'aad (2/76).

Consulte também a resposta à pergunta n° 128423

Em segundo lugar:

Se uma pessoa decide jejuar no dia de ‘Ashura e não o jejua, um dos seguintes cenários é aplicado:

- Ou ele deliberadamente não o fez, caso em que não será registrado que ele jejuou ‘Ashura e ele não obterá a virtude disso, porque não jejuou naquele dia;

- Ou ele não o fez porque esqueceu, embora pretendesse jejuar, e nesse caso esperamos que ele tenha a recompensa disso, in sha Allah;

- Ou ele não o fez porque estava doente, embora ele normalmente o jejuasse anteriormente, ou ele decidiu jejuar dessa vez, mas a doença o impediu de fazê-lo, e nesse caso esperamos que ele também receba a recompensa pelo jejum, porque ele tinha uma razão, por causa do relato narrado por al-Bukhari (2996) de Abu Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se uma pessoa adoece ou viaja, (uma recompensa) será registrada para ele como aquela referente às ações que ele costumava praticar quando não estava em viagem e estava em boa saúde."

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Este hadith indica que haverá para o servo uma recompensa como aquela que foi registrada para ele quando estava em boa saúde e não estava viajando, pois, ele pretendia fazê-lo, mas foi impedido com essa razão.

Fim da citação de Majmu' al-Fataawa (23/236)

Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado:

Eu sou um homem que jejua no dia de 'Arafah todos os anos, e 'Ashura, mas no ano passado eu não me lembrei do dia de 'Ashura, e eu quebrei o jejum naquele dia porque me esqueci que era 'Ashura. Entretanto, completei meu jejum e jejuei no décimo primeiro dia (de Muharram). O que eu fiz foi correto?

Ele respondeu:

Com relação à 'Ashura [provavelmente ele quis dizer Muharram], é bom jejuar em qualquer dia durante o mês. Se você jejuar o que puder deste mês, então, todos os louvores são para Allah, esperamos que você receba a recompensa pelo dia que perdeu por esquecimento, pois não deixou de fazê-lo deliberadamente; pelo contrário, foi porque se esqueceu. Dessa forma, terá a recompensa por isso, inshaAllah. Seu jejum no décimo primeiro dia também é bom, porque você perdeu o décimo dia por esquecimento, então terá a recompensa por isso, como se tivesse perdido por doença, em seguida melhorou no décimo primeiro dia. Fim da citação.

http://www.binbaz.org.sa/mat/13711

No que diz respeito à sua quebra do jejum no dia de 'Ashura, mesmo que você tenha pretendido jejuar, se houver uma razão, então esperamos que receba a recompensa; mas se não houver uma razão, então você não terá nenhuma recompensa, porque a recompensa é por alguém que faz a ação ou alguém que pretende fazê-la, mas é impedido por alguma razão. Como al-Bukhari (4423) narrou de Anas ibn Maalik (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) voltou da campanha de Tabuk, e quando aproximou-se de Madinah, disse: "Em Madinah há pessoas que, sempre que viajas qualquer distância ou cruzas qualquer vale, estão contigo.” Eles disseram: “Ó Mensageiro de Allah, mesmo que estejam em Madinah?” Ele disse: "Mesmo que estejam em Madinah, porque foram mantidos lá por razões."

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Eles pretendiam fazer aquela boa ação que haviam praticado anteriormente e desejavam fazê-la, mas não conseguiram. Assim, eles atingiram o mesmo estatuto daqueles que o fizeram.

Fim da citação de Majmu' al-Fataawa (10/441)

Se você foi negligente com o jejum de ‘Ashura, então permita que essa negligência e perda da recompensa lhe induza futuramente a ter uma firme determinação de praticar boas ações e atos de obediência, e não o negligenciar novamente.

Uma maneira de compensar o que você perdeu de recompensa é jejuar tanto quanto puder em Muharram, o mês sagrado de Allah, porque de sua virtude, como Muslim (1163) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘O melhor jejum depois do Ramadan é em Muharram, o mês sagrado de Allah.’"

Com relação à expiação dos pecados, isso pode ser alcançado renovando e aperfeiçoando seu arrependimento, e constantemente pedindo perdão a Allah.

Embora jejuar em 'Ashura expie os pecados de um ano, e jejuar em 'Arafah expie os pecados de dois anos, o arrependimento sincero expia todos os pecados.

Para mais informações, por favor, consulte a resposta à pergunta nº 21819

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A