Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Ela discorda dos seus pais sobre a educação dos seus filhos

Pergunta

Quais são as diretrizes da obediência aos pais? Sem dúvidas que o Islam a confirma e Allah, subhanahu wa ta'ala, menciona obediência a eles juntamente com a obediência a Si. Mas, e se eles interferem quanto à educação das crianças? Por exemplo, não quero que meu filho durma cedo, porque ele pode acordar durante a noite e me impedir de dormir, mas eles me mandam deixá-lo em paz, que o deixe dormir. Qual é o parecer neste caso? Posso criar meu filho como eu bem entender, desde que esteja de acordo com os ensinamentos islâmicos? Espero que o senhor possa me aconselhar.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A obediência aos pais é obrigatória, desde que não te digam que:

1. Cometa pecado, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há obediência com relação ao pecado; ao contrário, a obediência é com relação àquilo que é correto e adequado.”

2. Faça algo que seja prejudicial à criança ou a qualquer outra pessoa ligada a ela, como seu filho, esposa e assim por diante, pois o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deve causar ou retribuir dano.” Narrado por Ibn Maajah (2340); classificado com sahih por al-Albaani.

3. Faça qualquer coisa que cause dificuldades extraordinárias, porque obedecer aos mandamentos de Allah está limitado ao que a pessoa pode fazer: “Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade.” [al-Baqarah 2:286] – então o que dirá sobre as instruções das criaturas?

Por favor, consulte também a resposta à pergunta nº 214117

Com relação às suas discordâncias sobre a criação dos teus filhos, pense sobre o seguinte: se eles te mandarem fazer algo que é pecado, ou que claramente te é prejudicial, ou a eles mesmos, ou te mandarem fazer algo que causará dificuldade para si ou para eles, então, em tais casos, você não é obrigado a obedecê-los.

Isto não significa que você deva rejeitar suas instruções de maneira ríspida, ao contrário, seja gentil e educada, e, se possível, evite demonstrar sua discordância na frente deles.

Se suas instruções estiverem livres destes três assuntos, então você tem que obedecê-los. Você não gostaria que seu filho te obedecesse? Então, você deve obedecê-los, porque honrá-los é um dever religioso e a desobediência a eles é contrária aos ensinamentos religiosos. Esforce-se para ser boa com eles, trate-os gentilmente, honre-os e mostre-lhes tanto respeito quanto possível.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A