Todos os louvores são para Allah.
As últimas dez noites do Ramadan começam da noite anterior ao vigésimo primeiro dia, se o mês é de trinta dias ou de vinte e nove dias.
Isto é indicado pelo relato narrado por al-Bukhari (813) e Muslim (1167) de Abu Sa'id al-Khudri que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) observou i'tikaaf durante os primeiros dez dias do Ramadan, e observamos i'tikaaf com ele. Então, Jibril aproximou-se dele e disse: "O que tu estás procurando está à tua frente." Então ele observou i'tikaaf durante os dez dias do meio (do mês), e nós observamos i'tikaaf com ele. Então Jibril aproximou-se dele e disse: "O que tu estás procurando está à tua frente." Então, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se levantou e se dirigiu a nós na manhã do dia 20 do Ramadan e disse: “Quem quer que tenha observado o i'tikaaf com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que volte, pois, foi-me indicada a Lailat al-Qadr, então, fui obrigado a esquecê-la. Na verdade, é nas últimas dez noites, numa noite ímpar, e vi-me prostrado na lama e na água." O telhado da mesquita era feito de folhas de palmeira, e não víamos nada no céu, mas, então, uma nuvem veio e choveu, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos liderou em oração até que eu vi os traços de lama e água na testa e na ponta do nariz do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele ), em cumprimento de seu sonho.
De acordo com um relato narrado por al-Bukhari (2027), o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava observar i'tikaaf durante os dez dias do meio do Ramadan. Um ano ele observou I'tikaaf até a noite do dia vinte e um, que era a noite cuja manhã seguinte ele saía de seu i'tikaaf, ele disse: "Quem estava observando i'tikaaf comigo, que observe i'tikaaf durante as últimas dez noites, pois foi-me mostrada esta noite, então fui forçado a esquecê-la, e vi-me prostrando na água e lama na manhã seguinte. Portanto, busquem-na nas últimas dez noites e procurem-na em todas as noites ímpares." Choveu naquela noite, e a mesquita estava coberta de folhas de palmeira, então a mesquita alagou, e eu vi com meus próprios olhos o Mensageiro De Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com traços de água e lama na testa, na manhã do dia vinte e um.
Al-Haafiz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Isso mostra claramente que este discurso foi dado na manhã do vigésimo dia, e as chuvas ocorreram na noite anterior à vigésima primeira.
Fim dacitação de Fath al-Baari (4/257)
De acordo com um relato narrado por al-Bukhari (2018) e também Muslim (1167), é dito: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ficar na mesquita (para i'tikaaf) no Ramadan , nos dez dias do meio do mês, então, no final da tarde do vigésimo dia, antes do vigésimo primeiro, ele voltaria para sua casa, e os que tinham ficado na mesquita com ele também voltavam para casa.
Isso indica que os últimos dez dias começam na noite anterior à vigésima primeira.
Daí a opinião da maioria dos sábios – incluindo os quatro imams – é que quem quiser observar i'tikaaf durante as últimas dez noites do Ramadan deve entrar na mesquita antes do pôr do sol na noite anterior à vigésima primeira.
Veja a resposta à pergunta nº 14046.
As noites ímpares das últimas dez são as noites anteriores ao vigésimo primeiro, vigésimo terceiro, vigésimo quinto, vigésimo sétimo e vigésimo nono (dias)[1].
A noite anterior ao décimo nono não está incluída entre as noites ímpares dos últimos dez, independentemente do mês ser completo ou incompleto (ou seja, trinta ou vinte e nove dias), porque é uma das dez do meio.
Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Lailat al-Qadr só pode estar no Ramadan, portanto nas últimas dez noites, então nas noites ímpares dessas dez, não em nenhuma noite específica entre eles. Isto é o que é indicado por todos os relatos que foram narrados a respeito disso.
Fim da citação de Fath al-Baari (4/260)
E Allah sabe melhor.
[1] As noites no calendário lunar são anteriores ao dia. A noite do vigésimo primeiro dia inicia no maghrib do vigésimo dia.