Todos os louvores são para Allah.
Zakah em dinheiro deve ser dado na moeda em que essa riqueza atingiu o nisaab (limiar mínimo), que equivale ao valor de 595 gramas de prata. Calcular o nisaab com base no valor da prata é a visão da maioria dos estudiosos.
Foi dito em uma declaração do Conselho Fiqh em Makkah al-Mukarramah: Zakah em dinheiro se torna devido quando o valor atinge o menor dos dois nisaabs: ouro ou prata, ou quando completa o nisaab adicionado a outros tipos de riqueza e bens reservados à venda.
Fim da citação de Qaraaraat al-Majma' al-Fiqhi al-Islami bi Makkah al-Mukarramah, pág. 103.
É suficiente pagar o zakah em dinheiro na mesma moeda ou no valor equivalente em outra moeda, caso esteja em circulação e seja possível ao pobre gastar e se beneficiar disto sem que resulte qualquer dano a ele, porque todas as moedas servem ao mesmo propósito e podem ser usadas para pagar o zakah, então elas são como dois tipos da mesma coisa, como os fuqaha' afirmaram sobre o ouro e a prata.
Al-Bahuti disse em ar-Rawd al-Murbi' (pág. 208): O ouro pode ser adicionado à prata para completar o nisaab. Se um homem possui dez mithqals (moedas de ouro) e cem dirhams, cada um deles é igual à metade do nisaab, e juntos eles somam o nisaab; isto é suficiente para atingir o zakah de um deles juntando ao outro, porque a taxa de zakah é a mesma para ambos, então eles são como dois tipos da mesma coisa. Fim da citação.
Dessa forma, se alguém possui dólares e quer dar zakah sobre esse dinheiro, é permitido que dê em dólares ou o equivalente em outra moeda.
Se a taxa de câmbio varia, ele deve calculá-la com base na taxa mais alta pela qual poderia trocar os dólares (pela moeda local), levando em consideração os direitos dos pobres, para que a troca de moeda não seja usada como truque para dar menos do que é devido.
Assim, se alguém tem mil dólares, o zakah sobre esse valor é de 25 dólares, que pode ser dado de três maneiras:
- Dar os dólares aos pobres;
- Trocar os dólares por outra moeda, tentando o seu melhor para obter a taxa de câmbio mais alta, depois dar a nova moeda aos pobres;
- Não dar dólares; em vez disso, verificar qual é o equivalente na outra moeda, depois dar o zakah na outra moeda, certificando-se de que seja calculada a quantia na moeda local de acordo com a taxa de câmbio mais alta que se poderia obter pelos dólares.
Se houver o receio de que a pessoa possa ser tendenciosa e injusta com aqueles que têm direito ao zakah, ela deve ficar com a primeira ou a segunda opções.
E Allah sabe melhor.