Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Ele fez uma operação para muda-lo de homem para mulher (“mudança de sexo”). Ele pode ficar sozinho com mulheres?

Pergunta

Um homem, em um país não-Muçulmano estava sofrendo psicologicamente porque acreditava ser uma mulher. Em uma tentativa de se tratar, ele se casou e teve um filho, mas isso não resolveu o problema. No final, ele fez uma operação para remover a genitália masculina e depois disso viveu como mulher. Dez anos depois, ele se tornou Muçulmano depois de conhecer uma Muçulmana pela internet, que falou com ele baseando-se que ele era mulher e não um homem. Quando ela descobriu que essa mulher um dia foi homem, ela ficou confusa. Agora ela não sabe se deve lidar com ela como uma mulher (em todos os sentidos) ou o que? Se este “homem-mulher” quiser vir e visita-la na Arábia Saudita, ela deve lhe oferecer hospitalidade como homem ou mulher... ou ela não deve se incomodar oferecendo-lhe hospitalidade?
Por favor, observe que ele/ela precisa de alguém que o/a apoie no Islam, porque ele/ela ainda se classifica dentre aqueles cujos corações foram conciliados com a verdade recentemente. O Islam ainda não está firmemente implantado em seu coração, e tememos que não mostrar hospitalidade para com ele/ela em sua casa será um impedimento ou pode até causar que ele/ela deixe o Islam. Ninguém quer carregar a responsabilidade por isso.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Essas pessoas que odeiam o gênero com no qual foram criados e desejam ser de outro gênero, estão, de fato, doentes mentalmente. Isso pode ser causado, em alguns casos, por uma má educação, e em outros casos, pela natureza da sociedade na qual vivem, o que faz com que odeiem a maneira que são. Assim, eles se contrapõem ao decreto de Allah e querem mudar seus gêneros para outro.

Podem haver algumas razões (aceitáveis) para uma operação de mudança de sexo que tornam um homem em uma mulher. Mas o que é mencionado na pergunta não é mais do que uma vontade ou desejo, embora a genitália masculina estivesse completa. Não é o caso o qual os fuqaha’ chamam de al-khuntha (hermafrodito). Ao contrário, essa pessoa é naturalmente um homem, com todos os atributos da masculinidade, mas ele quer se transformar em uma mulher, assim ele faz a cirurgia para remover o pênis e os testículos, depois os médicos constroem uma vagina e aumentam o tamanho dos seios, e administram injeções de hormônio por um longo período até que sua voz se torne macia e a distribuição de gordura no corpo mude, e a pessoa pareça ser uma mulher externamente, mas na verdade ela é um homem.

Esta operação é haraam no Islam, de acordo com todos os sábios contemporâneos respeitáveis. Os sábios anteriores não discutiram isso porque isso não era conhecido e não era possível naquela época. O fato de que isso é proibido está indicado por várias coisas, incluindo as que se seguem:

Em primeiro lugar: os versículos no qual Allah diz (interpretação do significado):

117. ‘Não invocam (todos aqueles que adoram outros além de Allah), além dEle, senão divindades femininas, e não invocam senão um rebelde Satã!

118. Allah amaldiçoou-o . E ele [Shaytan (Satã)] disse: "Certamente, tomarei uma porção preceituada de Teus servos.  

119. E, certamente, descaminhá-los-ei e fá-los-ei nutrir vãs esperanças e ordenar-lhes-ei que cortem as orelhas dos animais de rebanho e ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de Allah. E quem toma Satã por aliado, em vez de Allah, com efeito, se perderá com evidente perdição. 

120. Ele [Shaytan (Satã)] lhes faz promessas e fá-los nutrir vãs esperanas. E Satã não lhes promete senão falácias. 

121. Esses, sua morada será a Gina, e eles não encontrarão desta fugida alguma’.

[al-Nisa’ 4:117-121]

Sem dúvida alguma, fazer tais operações é um tipo de brincadeira e mudança da criação de Allah.

Em segundo lugar: Está provado em al-Sahih que ‘Abd-Allaah ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou homens que imitam mulheres e mulheres que imitam homens. Narrado por al-Bukhari, 5546.

Ibn Hajar disse: Quanto a homens imitando mulheres e mulheres imitando homens, deliberadamente e por escolha, isso é haraam, de acordo com o consenso acadêmico.

Em terceiro lugar: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu que hermafroditas adentrassem (o espaço das) mulheres, se eles reparassem nas mulheres e em seus atrativos, e ele ordenou que fossem banidos de viver entre as mulheres, de modo a protegê-las contra suas maldades.

Imam al-Bukhari incluiu esse hadith em dois capítulos: (1) sob o título: “É proibido que homens que se pareçam com mulheres adentrem (os espaços delas)” e (2) sob o título: “Expulsar homens que se pareçam com mulheres da casa das pessoas.”

Ibn Hajar disse: O que aprendemos disso é que as mulheres devem observar o hijab ante esses hermafroditos que reparam nos atrativos das mulheres, e que eles devem ser banidos de viverem entre as pessoas, como uma forma de detê-los. E parece que fazer isso é obrigatório.

Em quarto lugar: De acordo com médicos especialistas, este tipo de operação não é indicado por nenhuma evidência médica consistente, e isso não é nada mais do que uma questão de caprichos e desejos pessoais.

E há outra evidência que indica que isso é haraam. Para mais informação, por favor, consulte o livro Ahkaam al-Jaraahah al-Tibbiyyah, p. 199.

O Dr. Muhammad ‘Ali al-Barr disse: Embora a aparência externa de tal pessoa possa te enganar, para que pense que ele é uma mulher, na verdade sua estrutura biológica permanece masculina, ainda que ela tenha sido obliterada completamente. Além do mais, não há ovário ou útero e tal pessoa não pode menstruar ou ficar grávida de modo algum.

Com base no acima exposto, não é permitido, sob nenhuma circunstância, que uma mulher fique sozinha com ele, ou que se descubra ou tire seu hijab na frente dele, porque ele é de fato homem, mesmo que possa agora se sentir atraído por homens , por causa dos muitos hormônios femininos em seu corpo. Indubitavelmente, essas pessoas são piores do que os hermafroditos que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu de entrar aos homens e ordenou que fossem banidos de viver entre o povo.

Por isso, pode ser mais apropriado que mais de uma pessoa se encontre com ele, e o leve a um psicólogo confiável que possa tratar a sua doença. Pedimos a Allah que o guie e endireite seus assuntos.

Você poderia falar com um shaikh confiável ou estudante do conhecimento, e pedir-lhe para receber esta pessoa e ensiná-lo sobre sua religião e seus pareceres, e fortalecer seus laços com o Islam e ajudá-lo a crescer firme em sua fé. Isso deve ser feito na presença de mais de uma pessoa. Você também deve entender que depois de fazer o máximo que puder para essa pessoa, a orientação está na mão de Allah; Ele guia quem Ele quer de Seus servos.

E Allah sabe melhor.

Consulte também a pergunta nº 21277 e 6285

A Fonte: Islam Q&A