Sábado 8 Jumada Al-Awwal 1446 - 9 Novembro 2024
Portuguese

Saudação em sepulturas

Pergunta

Quais são as saudações feitas nos túmulos? Existe alguma diferença em saudar os Profetas e Mártires nas sepulturas?

É correto dizer “As-salamu alaikum, ya rasula Allah” no túmulo do Profeta e “As-salamu alaikum, ya Ahlul Qubur” na entrada do cemitério ou isso conta como Shirk?

Resumo da Resposta

Ao visitar os túmulos, é mustahabb cumprimentar os ocupantes das sepulturas com salam e fazer esta duaa’: (As-salamu 'ala ahlil-diyar min al-mu'minin wa'l-Muslimin, wa yarham Allah al-mustaqdimina minna wa'l-mustakhirin, wa innaa insha’Allah bikum la lahiqun.)

Todos os louvores são para Allah.

Os muçulmanos podem visitar túmulos?

Visitar sepulturas é mustahabb para os homens, porque de acordo com o hadith de Buraidah ibn al-Husaib, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu costumava vos proibir de visitar sepulturas , mas agora visitai-as.” (Narrado por Muslim, 977). De acordo com outro relato, “… pois eles irão lembrar-vos da Outra Vida”. (Narrado por Ahmad, 1240; Ibn Maajah, 1569; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih ibn Maajah).

Como dizer salam aos mortos?

Ao visitar os túmulos , é mustahabb cumprimentar os ocupantes das sepulturas com salam e fazer duaa’ para eles, dizendo as palavras que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) usou para ensinar seus companheiros. Foi narrado que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Ó Mensageiro de Allah, o que devo dizer a eles (ou seja, aos ocupantes das sepulturas)?” Ele respondeu: “Diga: As-salamu 'ala ahlil-diyaar min al-mu'minin wa'l-Muslimin, wa yarham Allah al-mustaqdimina minna wa'l-musta'khirin, wa innaa Inshallah bikum la laahiqun (Que a paz esteja sobre os habitantes das sepulturas, crentes e muçulmanos. Que Allah tenha misericórdia daqueles que partiram antes de nós e daqueles que vêm depois, e em verdade nós iremos, Inshallah, nos juntar a vós)” Narrado por Muslim, 974.

Foi narrado de Buraidah ibn al-Husaib (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ensiná-los a dizer, quando eles saíam para o cemitério: “As-salamu 'alaikum ahlal-diyaar min al-mu'minin wa'l-Muslimin, wa inna Inshallah lalaahiqun. As'al Allah lana wa lakum al-'aafiyah (Que a paz esteja sobre vós, ó habitantes das sepulturas, crentes e muçulmanos. Em verdade, iremos, Inshallah, nos juntar a vós. Peço a Allah o bem-estar para nós e para vós).”

O que dizer ao visitar os túmulos dos Companheiros

Com relação aos túmulos dos Sahaabah, deve-se dizer as mesmas duaa’s descritas acima; não há duaa’ especial para isso.

O que dizer ao visitar o túmulo do Profeta

Com relação à visita ao túmulo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e seus dois companheiros Abu Bakr e 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ambos), o que foi narrado pelos Sahaabah é cumprimentá-los com salam. Ibn 'Umar costumava dizer: "As-salamu 'alaika, ya Rasul-Allah, As-salamu 'alaika, ya Aba Bakr, As-salamu 'alaika, ya abati (Ó meu pai)", então ele ia embora. Isso foi classificado como sahih por al-Haafiz ibn Hajar.

Alguns dos estudiosos acrescentaram a isso: “As-salamu 'alaika, ya khirat Allah min khalqihi, As-salamu 'alaika, ya sayyid al-mursalin, ash-hadu annaka ballaghta ar-risaalah (que a paz esteja sobre ti, a quem Allah escolheu entre Sua criação; que a paz esteja sobre ti, ó líder dos Mensageiros, eu testemunho que tu realmente transmitiste a mensagem).

Veja al-Adhkaar por an-Nawawi, pág. 174; al-Mughni, 5/466

At-Tabari disse: Se o visitante disser a versão mais longa acima, não há nada de errado com isso, mas seguir o exemplo (dos Sahaabah) é melhor, ou seja, limitar-se ao que foi narrado pelos Sahaabah é melhor.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Manaasik al-Hajj wa'l-'Umrah: Após (o peregrino) rezar ao chegar na Mesquita do Profeta – tanto quanto Allah desejar, ele deve enviar salams sobre o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e seus dois companheiros Abu Bakr e 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ambos).

  • Ele deve ficar em frente ao túmulo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), de frente para o túmulo e de costas para a qiblah, e dizer: “As-salamu 'alaika ayyuha'l-Nabiyyu wa rahmat-Allahi wa barakaatuhu (A paz esteja sobre ti, ó Profeta, e a misericórdia e bênçãos de Allah).” Se ele quiser acrescentar algo apropriado, não há nada de errado com isso, como dizer: “As-salamu 'alaika ya khalil-Allah wa aminahu 'ala wahihi wa khiratahu min khalqihi, ash-hadu annaka qad ballaghta ar-risaalah wa addaita al-amaanah wa nasahta al-ummah wa jaahadta fi Allahi haqqa jihaadihi (A paz esteja sobre ti, ó amigo íntimo de Allah, aquele a quem Ele confiou Sua revelação e aquele a quem Ele escolheu dentre Sua criação. Presto testemunho de que tu transmitiste a mensagem, cumpriste a confiança, aconselhaste sinceramente a ummah e esforçaste com todas as tuas forças pela causa de Allah).

Mas se ele se limitar à primeira saudação, isso é bom. Ibn 'Umar costumava dizer "As-salamu 'alaika ya Rasul-Allah, as-salamu 'alaika ya Aba Bakr, as-salamu 'alaika ya abati (Ó meu pai)", então ele ia embora.

  • Na sequência, ele deve dar um passo para a direita de modo que fique na frente de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) e dizer: “As-salamu alaika ya Aba Bakr, As-salamu alaika ya khalifat Rasul-illaah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fi ummatihi, radiya Allahu 'anka wa jazaaka 'an ummati Muhammadin khairan (que a paz esteja sobre ti, ó Abu Bakr, que a paz esteja sobre ti, ó sucessor do Mensageiro de Allah em sua ummah, que Allah esteja satisfeito contigo e te recompense com o bem em nome de Muhammad).
  • Em seguida, ele deve dar mais um passo para a direita de modo que fique na frente de 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) e dizer: “As-salamu 'alaika ya 'Umar, as-salamu 'alaika ya amir al- mu'minin, radiya Allahu 'anka wa jazaaka 'an ummati Muhammadin khairan (Que a paz esteja sobre ti, ó 'Umar, que a paz esteja sobre ti, ó líder dos crentes, que Allah esteja satisfeito contigo e te recompense com o bem em nome de Muhammad).

A pessoa deve enviar salam ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e seus dois companheiros com a devida etiqueta e em voz baixa, pois é proibido levantar a voz na mesquita, especialmente na Mesquita do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e em seu túmulo. (Manaasik al-Hajj wa'l-'Umrah wa'l-Mashru' fi'l-Ziyaarah, pág. 107 e 108)

Dizer (as-salamu alaikum) ao visitar túmulos é shirk?

Se uma pessoa diz “as-salamu 'alaikum” ao visitar os túmulos, e diz “as-salamu 'alaika, ya Rasul-Allah” ao visitar o túmulo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), isso não é considerado shirk, porque não é uma oração aos mortos ou pedido de ajuda. A contrário, é duaa’ para eles, súplica para que Allah os proteja de todos os perigos que se pode encontrar após a morte, como o tormento da sepultura, a ressurreição, o ajuste de contas e os horrores da Outra Vida.

Pedimos a Allah que nos mantenha sãos e salvos neste mundo e no Outro.

E Allah sabe mais.

Consulte Zaad al-Mustanqi’, 5/473; Ashraat al-Saa'ah pelo Dr. Yusuf al-Waabil, pág. 337.

A Fonte: Islam Q&A