Todos os louvores são para Allah.
Este hadith é mawdu' (fabricado). Foi narrado por al-Hakim através de 'Abd-Allah ibn Muslim al-Fahri (que disse), Isma'il ibn Muslimah nos narrou: 'Abd al-Rahman ibn Zayd ibn Aslam nos contou, de seu pai, de seu avô, de 'Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele), que ele disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Quando Adam cometeu seu pecado...", então, ele citou o hadith como o questionador mencionou.
Al-Hakim disse: O isnad (cadeia de narradores) deste hadith é sahih.
Isso é o que Al-Hakim disse! Mas vários estudiosos o repreenderam e o denunciaram por classificar este hadith como sahih. Eles determinaram que este hadith é falso e fabricado, e apontaram que al-Hakim se contradisse ao comentar este hadith.
Seguem alguns dos seus comentários:
Disse Al-Thahabi, criticando as palavras de al-Hakim citadas acima: Ao contrário, é mawdu’ (fabricado), e 'Abd al-Rahman não é confiável, e não sei quem é 'Abd-Allah ibn Muslim al-Fahri.
Al-Thahabi também disse em Mizan al-I'tidal: é um relato falso.
Al-Hafiz Ibn Hajar concordou com ele em Lisan al-Mizan.
Al-Bayhaqi disse:
'Abd al-Rahman ibn Zayd ibn Aslam é o único que o narrou com este isnad, e ele é da'if (fraco). Ibn Kathir concordou com ele em al-Bidayah wa'l-Nihayyah, 2/323.
Al-Albani disse em al-Silsilah al-Da'ifah, 25: (isto é) mawdu’.
O próprio Al-Hakim (que Allah o perdoe) acusou 'Abd al-Rahman ibn Zayd de ser um fabricante de hadith, então, como poderia ser seu hadith sahih?
Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse em al-Qa'idah al-Jalilah fi'l-Tawassul wa'l-Wasilah (página 69):
A narração de Al-Hakim sobre esse hadith é algo pelo qual ele foi denunciado, e ele próprio disse em seu livro al-Madkhil ila Ma'rifat al-Sahih ‘an al-Saqim:
‘Abd al-Rahmaan ibn Zayd ibn Aslam narrou ahaadith fabricados de seu pai, e é óbvio para qualquer estudioso competente do hadith que ele é acusado de fabricar ahaadith. Eu digo: 'Abd al-Rahman ibn Zayd ibn Aslam é da'if (fraco) porque cometeu muitos erros.
Veja Silsilat al-Ahaadith al-Da'ifah por al-Albani, 1/38-47.