Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

O que é permitido que uma mulher descubra ante outras mulheres e maharim (plural de mahram - qualquer homem/mulher cuja relação, de sangue ou lactação, proíba o casamento com este/esta)?

Pergunta

Qual é a sua opinião sobre o que muitas mulheres fazem hoje em dia, de usarem roupas muito curtas quando elas estão com outras mulheres e não há homens presentes? Algumas dessas roupas mostram uma grande parte das costas e da barriga, ou elas usam essas roupas curtas (como shorts) em frente de seus filhos em casa?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O Comitê Permanente para Pesquisa Acadêmica e Emissão de Fatwas emitiu uma declaração sobre este assunto, com o seguinte teor:

, o Senhor dos Mundos, e bênçãos e paz estejam sobre nosso Profeta Muhammad, e sobre toda a sua família e companheiros.

As crentes, no início do Islam eram extremamente puras, castas e modestas, o que era a benção da crença em Allah e em Seu Mensageiro e obediência ao Alcorão e a Sunnah. As mulheres naquele tempo costumavam usar roupas fechadas, e não se tem notícia que elas costumassem se descobrir quando se encontravam ou quando encontravam seus maharim. As mulheres desta ummah seguiram seu modo de comportamento – todos os louvores são para Allah – geração após geração até recentemente, quando a corrupção e a indecência entraram no modo como as mulheres se vestem e comportam por muitas razões, as quais não temos espaço para discutir aqui.

Por causa do grande número de perguntas que foram enviadas para o Comitê Permanente para Pesquisa Acadêmica e Emissão de Fatwas sobre mulheres olhando para mulheres, e o que as mulheres devem usar, o Comitê diz para todas as Muçulmanas que as mulheres são obrigadas a terem uma atitude de modéstia, a qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) descreveu como sendo parte da fé e um dos ramos da fé. Um aspecto da modéstia que é imposto pelo Islam e pela tradição é que as mulheres devem se cobrir, devem ser modestas e adotar uma atitude e conduta que as manterá longe de cair em fitnah (tentação) e situações duvidosas.

O Alcorão indica claramente que uma mulher não deve mostrar à outra nada além daquilo que ela mostra aos seus maharim, aquilo que ela normalmente descobre em sua própria casa e quando faz serviços domésticos, como Allah diz (interpretação do significado):

“...e não mostrem seus ornamentos - exceto o que deles aparece - e que estendam seus cendais sobre seus decotes. E não mostrem seus ornamentos senão a seus maridos ou a seus pais ou aos pais de seus maridos ou a seus filhos ou aos filhos de seus maridos ou a seus irmãos ou aos filhos de seus irmãos ou aos de suas irmãs ou a suas (Muçulmanas) mulheres (ou seja, suas irmãs no Islam)”

[al-Nur 24:31]

Se este é o texto do Alcorão e isso é o que é indicado na Sunnah, então isso é o que as esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e as mulheres dos Sahaabah costumavam fazer, e as mulheres da ummah que as seguiram na verdade até o presente dia. O que era normalmente descoberto em frente às pessoas mencionadas neste versículo é o que as mulheres normalmente descobrem quando estão em casa e fazendo serviços domésticos, aquilo que é difícil de evitar, como descobrir a cabeça, as mãos, o pescoço e os pés.

Com relação a ir aos extremos em se descobrir, não há evidência no Alcorão e na Sunnah que isto seja permitido. Esta é também uma maneira que leva uma mulher a tentar ou ser tentada por outras mulheres, o que acontece entre elas. Isso também cria um mal exemplo para outras mulheres, como também é uma imitação das mulheres incrédulas, prostituas e imorais, na maneira como elas se vestem. Foi provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem imita um povo é parte dele.” Narrado pelo Imam Ahmad e Abu Dawud. Em Sahih Muslim (2077), é narrado a partir de Abd-Allaah ibn ‘Amr que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) o viu usando duas roupas tingidas de cártamo, e ele disse: “Estas são das vestimentas dos kuffaar – não as use.”

Também é narrado em Sahih Muslim (2128) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Dos habitantes do Inferno, há dois tipos de pessoas que nunca vi: os que possuem chicotes como rabos de bois, açoitando as pessoas com eles. E o segundo tipo são mulheres que estavam vestidas apesar de nuas, desviadas e levando outros ao desvio, com suas cabeças como corcovas de camelos, pendendo para um lado. Estas mulheres não entrarão no Paraíso e nem sentirão sua fragrância, embora sua fragrância seja percebida longe”.

O significado da frase “vestidas apesar de nuas” é que a mulher está usando roupas que não a cobrem, então ela está vestida, mas, na verdade, ela está nua, se usasse um vestido fino que mostrasse a cor da sua pele, ou um vestido que mostrasse o contorno do seu corpo, ou um vestido curto que não cobrisse parte dos seus membros.

Assim, o que as Muçulmanas têm que fazer é aderir à orientação seguida pelas Mães dos Crentes (as Esposas do Profeta) e as mulheres dos Sahabah (que Allah esteja satisfeito com elas), e as mulheres desta ummah que as seguiram na verdade; e lutar para se cobrirem e serem modestas. Isso está mais distante das causas de fitnah e as protegerá das coisas que levam à provocação de desejos e à queda na imoralidade .

As mulheres muçulmanas também devem ter cuidado para não cair naquilo que Allah e Seu Mensageiro proibiram sobre imitar mulheres e prostitutas incrédulas, em obediência a Allah e Seu Mensageiro, e na esperança de alcançar a recompensa de Allah e por temor de Sua punição.

Todo muçulmano deve também temer a Allah em relação às mulheres que estão sob seu cuidado, e não permitir que usem coisas que Allah e Seu Mensageiro proibiram, como roupas provocantes ou roupas que são reveladoras ou tentadoras. Ele deve se lembrar que é um pastor e será responsável por seu rebanho no Dia da Ressurreição.

Pedimos que Allah corrija os assuntos dos Muçulmanos e nos guie a todos ao caminho reto, pois Ele é Todo-Ouvinte, Onipresente e Sempre-Receptivo. Que Allah envie bênçãos e paz sobre nosso Profeta Muhammad e sobre sua família e companheiros.

Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 17/290 

Também diz em Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, (17/297):

O que uma mulher pode descobrir na frente dos seus filhos é aquilo que normalmente é descoberto, como o rosto, mãos, antebraços, pés e assim por diante.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A