Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
O tio materno não possui a tutela sobre as filhas de sua irmã se o pai delas ainda estiver vivo
O tio materno não possui a tutela sobre as filhas de sua irmã se o pai delas ainda estiver vivo, tiver sob juízo perfeito, for responsável e estiver presente. É bem sabido que cuidar dos filhos é um dever dos pais, enquanto eles estão vivos, e eles são os responsáveis perante Allah, exaltado seja, por cuidar e educá-los.
Foi narrado por 'Abdullah ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Cada um de vós está em uma posição de responsabilidade e cada um de vós é responsável por aqueles sob vossos cuidados. O governante do povo está em uma posição de responsabilidade e é responsável por aqueles que estão sob seus cuidados. Um homem está em uma posição de responsabilidade sobre sua família e é responsável por aqueles que estão sob seus cuidados. Uma mulher tem uma posição de responsabilidade sobre a casa e os filhos de seu marido e é responsável por aqueles que estão sob seus cuidados. O escravo está em uma posição de responsabilidade sobre a riqueza de seu mestre e é responsável por ela. Cada um de vós está em uma posição de responsabilidade e cada um de vós é responsável por aqueles sob vossos cuidados” narrado por al-Bukhari (2554) e Muslim (1829).
Mas, o tio materno tem a responsabilidade de ordenar o que é correto e proibir o que é errado. Portanto, se ele vir os filhos de sua irmã fazendo algo errado, deve repreendê-los.
Foi narrado que Abu Sa'id al-Khudri disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: "Quem dentre vós vir uma má ação, que a mude com as mãos (agindo); se não puder, então com sua língua (falando); e se não puder, então com seu coração (por odiar e sentir que é errado), e essa é a demonstração mais fraca da fé” Narrado por Muslim (49).
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
No que diz respeito às palavras do Profeta "que a mude", isso é no sentido de que fazer isso é obrigatório, de acordo com o consenso da ummah. A obrigação de ordenar o que é certo e proibir o que é errado está de acordo com o Alcorão, a Sunnah e o consenso da ummah. Também faz parte daquele conselho sincero (nasihah) que é o Islam.
Fim da citação de Sharh Sahih Muslim (22/2).
Em segundo lugar:
O tio materno tem o direito de disciplinar os filhos de sua irmã?
Numa situação como esta, o tio materno não tem o direito de bater nas filhas da irmã, pois discipliná-las com tapas é direito apenas do pai ou daquele que tem a tutela do menor, por indicação do pai ou pelo juiz de um tribunal islâmico.
É dito em al-Mawsu’ah al-Fiqhiyyah al-Kuwaitiyyah (25/10):
É permitido ao pai ou mãe bater em seu filho como forma de discipliná-lo, e o mesmo se aplica a quem for nomeado tutor da criança...
Quanto ao professor, ele pode obter autoridade do tutor da criança para discipliná-la. Fim da citação.
Mas se o pai sabe o que o tio materno está fazendo e fica calado sobre isso, então isso é uma aprovação da parte dele sobre aquilo que o tio está fazendo, dessaforma, é como permitir ao tio que as eduque e discipline como achar melhor.
Em algumas famílias, o tio materno tem um estatuto que lhe permite disciplinar os filhos da irmã, e isso é um costume que as pessoas reconhecem e não se opõem.
Mas se o pai se opõe ao que o tio materno está fazendo, então o tio deve limitar seu envolvimento a dar conselhos [aos filhos], e ele também deve dar conselhos ao pai e à mãe, porque esta é a responsabilidade deles em relação às filhas, e são eles que têm autoridade para impedir – à força – que suas filhas usem roupas ilícitas.
E Allah sabe melhor.