Todos os louvores são para Allah.
Trapacear em testes é haram.
O princípio básico é que é haram trapacear em exames e similares, por causa do relato narrado por Muslim (102) de Abu Hurairah, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem trapacear não é meu (de meu grupo)”.
Fazer provas ou ajudar os alunos a fazê-las é enganar o estado, pois o aluno recebe o seu certificado baseado em trapaças e artimanhas, quando não o merece. Na verdade, também é enganação aos muçulmanos em geral, porque por meio do engano os alunos fracos se formarão e assumirão empregos e posições para os quais não estão qualificados.
Regra sobre trapacear nos deveres de casa e testes de avaliação
No que diz respeito a fazer (pelos alunos) os deveres de casa, provas de avaliação e testes curtos, é enganar os pais e as comissões de supervisão pedagógica, porque o trabalho faz parte da educação que prepara os alunos para os exames finais e os ajuda a compreender a matéria.
Como os alunos podem aprender e como o processo educacional pode ser conduzido adequadamente com base em avaliações incorretas?
Em primeiro lugar, como os alunos podem prestar atenção e levar o processo educacional a sério se não há acompanhamento e se não houve esforço para fazer nenhum dever de casa, nem sequer o fizeram sozinhos?
Se não houvesse benefício nas tarefas de casa e nos testes de avaliação, o sistema educacional não os exigiria.
Com base nisso, o que você está fazendo – fazer a lição de casa em vez dos alunos – é proibido, e isso se enquadra no título de trapaça ou engano, que é um pecado grave.
E Allah sabe melhor.