Todos os louvores são para Allah.
A palavra udhiyah significa um animal da classe ‘an'am (isto é, camelo, vaca, ovelha ou cabra) que é abatido durante os dias de Eid al-Adha por causa do Eid e como um ato de adoração, com a intenção de se aproximar de Allah através disso.
Este é um dos rituais do Islam prescritos no Livro de Allah e na Sunnah do Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e de acordo com o consenso dos muçulmanos.
No Alcorão:
1 - Allah diz (interpretação do significado):
"Então, ora a teu Senhor e imola as oferendas."
[Al-Kawthar 108:2]
2 - Allah diz (interpretação do significado):
"Por certo, minha oração e meu culto e minha vida e minha morte são de Allah, O Senhor dos mundos. Ele não tem parceiro. E isso me foi ordenado, e eu sou o primeiro dos moslimes."
[Al-An'am 6:162-163]
A palavra nusuk (traduzida aqui como sacrifício) significa sacrifício; esta é a visão de Sa'id ibn Jubair. E foi dito que significa todos os atos de adoração, incluindo o sacrifício, que são mais abrangentes.
3 - Allah diz (interpretação do significado):
"E, para cada comunidade, fizemos rito de sacrificio, para mencionarem o nome de Allah sobre os animais de rebanhos que Ele lhes deu por sustento. E vosso Deus é Deus Único; então, islamizai-vos, para Ele. E alvissara, Muhammad, a bem-aventurança aos crentes humildes…"
[Al-Hajj 22:34]
Na Sunnah:
1 - Foi narrado em Sahih al-Bukhari (5558) e Sahih Muslim (1966), que Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sacrificou dois carneiros brancos salpicados de preto. Ele os abateu com sua própria mão, disse ‘Allahu akbar’ e colocou o pé em seus pescoços."
2 - Foi narrado que 'Abd-Allah ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ficou em Medina durante dez anos, oferecendo sacrifício (todos os anos no Eid)". Narrado por Ahmad, 4935; al-Tirmidhi, 1507; classificado como hasan por al-Albani em Mishkat al-Masabih, 1475.
3 - Foi narrado a partir de 'Uqbah ibn ‘Amir (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) repartia os animais do sacrifício entre os seus companheiros, e 'Uqbah tinha uma ovelha de seis meses de idade. Ele disse: "Ó Mensageiro de Allah, eu tenho uma ovelha de seis meses de idade." Ele disse: “Oferece-a como sacrifício." Narrado por al-Bukhari, 5547.
4 - Foi narrado a partir de al-Bara’ ibn ‘Azib (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Aquele que oferece um sacrifício após a oração completou seus rituais (de Eid) e seguiu o caminho dos muçulmanos". Narrado por al-Bukhari, 5545.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) oferecia sacrifícios, assim como seus companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles). E ele disse que o sacrifício é o caminho dos muçulmanos.
Por isso, os muçulmanos concordam unanimemente que isto é prescrito no Islam, como foi narrado por mais de um dos estudiosos.
Mas eles divergiram quanto a ser Sunnah mu'akkadah (uma Sunnah confirmada) ou ser obrigatório, sem ser permitido omiti-lo.
A maioria dos estudiosos é da opinião de que é Sunnah mu'akkadah. Esta é a opinião de al-Shafa'i, Malik e Ahmad, de acordo com seu ponto de vista mais conhecido.
Outros foram da opinião de que é obrigatório. Esta é a opinião de Abu Hanifa e um dos pontos de vista narrados a partir de Ahmad. Este foi também o ponto de vista favorecido por Ibn Taymiyyah, que disse: "Esta é uma das opiniões narradas no madhhab de Malik, ou parece ser o ponto de vista de Malik."
De Risalat Ahkam al-Udhiyah wa'l-Dhakah por Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele).
O Shaikh Muhammad ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Udhiyah é Sunnah mu'akkadah para aquele que for capaz de fazê-lo, então uma pessoa deve oferecer o sacrifício em nome de si mesma e dos membros de sua família.”
Fatawa Ibn 'Uthaimin, 2/661.