Todos os louvores são para Allah.
Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio a Madinah, ele descobriu que havia dois dias em que eles costumavam se divertir. Ele disse: "Allah vos deu dois dias melhores do que estes, o dia de al-Fitr e o dia de al-Adha." Narrado por Abu Dawud, 1134; classificado como sahih por al-Albani, em al-Silsilah al-Sahihah, 2021.
Allah deu a esta ummah dois dias para jogar e para o lazer, dois dias para se lembrar de Allah, agradecer-Lhe e pedir-Lhe perdão.
Neste mundo, os crentes têm três festivais ou ‘Eids:
Um ‘Eid que se repete a cada semana, e dois ‘Eids que vêm uma vez por ano.
O ‘Eid que se repete a cada semana é a sexta-feira (Jumu'ah).
Os ‘Eids que não são repetidos, que vêm apenas uma vez a cada ano, são:
1 – O ‘Eid al-Fitr, a quebra do jejum do Ramadan. Isto vem após a conclusão do mês de Ramadan, que é o terceiro pilar do Islam. Quando os muçulmanos terminam o jejum do mês que lhes é ordenado, Allah prescreveu que eles devem seguir a conclusão de seu jejum com um festival no qual se reúnem para agradecer a Allah, lembrar d’Ele e glorificá-Lo por Sua orientação. Nesse ‘Eid é-lhes prescrito rezar e dar em caridade.
2 - O segundo ‘Eid é o ‘Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), que é o décimo dia do mês de Dhu'l-Hijjah. Esta é a maior e a melhor das duas festas, a que vem depois da realização do Hajj, pois, quando os muçulmanos completam o seu Hajj, são perdoados.
Ora, o hajj é concluído no Dia de 'Arafah [9 de Dhu'l-Hijjah] com a permanência em ‘Arafah, que é o principal pilar do hajj, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O hajj é 'Arafah." Narrado por al-Tirmidhi (889) e classificado como sahih por al-Albani em Irwa 'al-Ghalil (1064).
O dia de 'Arafah é o dia do resgate do Fogo, quando Allah resgata do Fogo do Inferno aqueles que estavam em 'Arafah e os muçulmanos que não estavam em 'Arafah. Por isso, o dia seguinte a esse é uma festa para todos os muçulmanos em todas as regiões, aqueles que participaram do hajj e aqueles que não o fizeram.
É prescrito a todos que se aproximem de Allah por meio do ritual do derramamento do sangue sacrificial.
As virtudes deste dia podem ser resumidas como se segue:
1- É o melhor dos dias ante Allah.
Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Zad al-Ma'ad (1/54): O melhor dos dias ante Allah é o Dia do Sacrifício, que é o maior dia do hajj, como é dito em Sunan Abi Dawud (1765), onde é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O maior dos dias ante Allah é o Dia do Sacrifício." classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud .
2- É o maior dia do Hajj.
Foi narrado que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) posicionou-se entre os Jamarat (as colunas), no Dia do Sacrifício, durante o seu hajj e disse: "Este é o maior dia do Hajj." Narrado por al-Bukhari, 1742.
Isso porque as maiores ações do hajj têm lugar neste dia, quando os peregrinos fazem o seguinte:
(i) Apedrejam Jamrat al-'Aqabah
(ii) Oferecem o sacrifício
(iii) Raspam a cabeça ou cortam o cabelo
(iv) Fazem o tawaf (circulam a kabah)
(v) Fazem o sa'i (percurso entre al-Safa e Al-Marwah – os dois montes)
3- É o dia de ‘Eid dos muçulmanos
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O dia de 'Arafah, o Dia do Sacrifício, e os dias de al-Tashriq são o nosso festival, dos muçulmanos, e estes são dias para se comer e beber." Narrado por al-Tirmidhi, 773; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi.
E Allah sabe melhor.