Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Como devemos observar a Lailat al-Qadr e quando é?

Pergunta

Como devemos observar a Lailat al-Qadr? É por meio de oração, ou pela leitura do Alcorão e Sirah (biografia) do Profeta, escutando palestras e aulas e celebrando-a na mesquita?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava se esforçar muito na adoração durante os últimos dez dias do Ramadan como ele nunca houvera feito em qualquer outro momento, orando, lendo o Alcorão e fazendo du'aa (súplica). Al-Bukhari e Muslim narraram de ‘A’isha (que Allah esteja satisfeito com ela) que, quando os últimos dez dias do Ramadan chegavam, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) permanecia acordado à noite e acordava sua família, e abstinha-se de relações maritais. Ahmad e Muslim narraram que ele costumava se esforçar muito na adoração durante os últimos dez dias do Ramadan como nunca fizera em qualquer outro momento.

Em segundo lugar:

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) encorajava ficar acordado e orando na Lailat al-Qadr com fé e esperança de recompensa. Foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem fica acordado e orando na Lailat al-Qadr com fé e esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados." Mutaffac alaihi (em concordância). Este hadith indica que é prescrito observar a Lailat al-Qadr, passando a noite em oração.

Em terceiro lugar:

Uma das melhores du'aas que pode ser recitada na Lailat al-Qadr é a que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ensinou a ‘A’isha (que Allah esteja satisfeito com ela). Al-Tirmidhi narrou, e classificou o relato como sahih, que ‘A’isha disse: "Eu disse, 'Ó Mensageiro de Allah, se eu souber qual noite é a Lailat al-Qadr, o que devo dizer naquela noite?" Ele disse, Diga: Allaahumma innaka 'afuwwun tuhibb al-‘afwa fa'affu 'anni (Ó Allah, Tu és Indulgente e amas o perdão, então, perdoa-me)".

Em quarto lugar:

Com relação a se especificar qual noite do Ramadan é Lailat al-Qadr, isto precisa de provas específicas, mas as noites ímpares durante as últimas dez noites são mais prováveis que outras, e a vigésima sétima noite é mais provável que seja a Lailat al-Qadr, porque isso é mencionado nos ahaadith.

Em quinto lugar:

No que diz respeito às inovações, elas não são permitidas durante o Ramadan ou em outros momentos. Provou-se que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem inova qualquer coisa nesse nosso assunto (religião), que não seja parte dele, ser-lhe-á rejeitado". De acordo com outro relato, "Quem pratica qualquer ação que não faça parte desta nossa questão, tê-la-á rejeitada".

Não conhecemos nenhum embasamento referente a celebrações que são realizadas durante algumas noites do Ramadan. A melhor orientação é a orientação de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e o pior dos assuntos são aqueles que são inovações (bid'ah).

E Allah é a Fonte de força. Que Allah envie bênçãos e paz ao nosso Profeta Muhammad, sua família e companheiros.

A Fonte: Comitê Permanente para a Pesquisa Acadêmica e Emissão de Fatwas, 10/413