Todos os louvores são para Allah.
O jejum do Ramadan e outros atos de adoração não são válidos a menos que sejam acompanhados pela intenção apropriada, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As ações são de acordo com a intenção, e todos terão a recompensa apenas por aquilo que intencionaram. ”(Narrado por al-Bukhari, 1; Muslim, 1907)
A intenção está sujeita à condição de que seja feita à noite, antes do amanhecer, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem não pretender jejuar antes do amanhecer, não há jejum para ele.” Narrado por al-Tirmidhi, 730. De acordo com uma versão narrada por al-Nasaa'i (2334): "Quem não pretender jejuar desde a noite anterior, não há jejum para ele." Classificados como hasan por al -Albaani em Sahih al-Tirmidhi, 573. O que significa é que quem não pretender jejuar, decidindo fazê-lo na noite anterior, seu jejum não é válido.
A intenção (niyah) é uma ação do coração. O muçulmano deve resolver em seu coração que irá jejuar amanhã. Não é prescrito para ele dizer em voz alta: "Eu pretendo jejuar" ou "vou jejuar amanhã" ou outras frases que foram inovadas por algumas pessoas. A intenção correta é quando uma pessoa resolve em seu coração que vai jejuar amanhã.
Por isso Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse em al-Ikhtiyaaraat (p. 191):
Se cruzar a mente de uma pessoa que ela irá jejuar amanhã, então ela intencionou.
O Comitê Permanente foi perguntado:
Como uma pessoa deve intencionar jejuar o Ramadan?
Eles responderam:
A intenção é feita decidindo jejuar. É essencial que a intenção de jejuar no Ramadan seja feita todas as noites.
Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 10/246
E Allah sabe melhor.