Sábado 11 Shawwal 1445 - 20 Abril 2024
Portuguese

Expressar a intenção de jejuar em voz alta é uma inovação (bid'ah)

Pergunta

Na Índia nós fazemos a niyah (intenção) do Saum (jejum) como "ALLAH HUMMA ASUMO JADAN LAKA FAGFIRLI MA KADDAMTU WA MA AKHARTU", eu não tenho certeza do significado, mas é a niyah certa? Se sim, por favor, explique o significado ou, por favor, informe a niyah correta, comprovada pelo Alcorão e Hadith.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O jejum do Ramadan e outros atos de adoração não são válidos a menos que sejam acompanhados pela intenção apropriada, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As ações são de acordo com a intenção, e todos terão a recompensa apenas por aquilo que intencionaram. ”(Narrado por al-Bukhari, 1; Muslim, 1907)

A intenção está sujeita à condição de que seja feita à noite, antes do amanhecer, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem não pretender jejuar antes do amanhecer, não há jejum para ele.” Narrado por al-Tirmidhi, 730. De acordo com uma versão narrada por al-Nasaa'i (2334): "Quem não pretender jejuar desde a noite anterior, não há jejum para ele." Classificados como hasan por al -Albaani em Sahih al-Tirmidhi, 573. O que significa é que quem não pretender jejuar, decidindo fazê-lo na noite anterior, seu jejum não é válido.

A intenção (niyah) é uma ação do coração. O muçulmano deve resolver em seu coração que irá jejuar amanhã. Não é prescrito para ele dizer em voz alta: "Eu pretendo jejuar" ou "vou jejuar amanhã" ou outras frases que foram inovadas por algumas pessoas. A intenção correta é quando uma pessoa resolve em seu coração que vai jejuar amanhã.

Por isso Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse em al-Ikhtiyaaraat (p. 191):

Se cruzar a mente de uma pessoa que ela irá jejuar amanhã, então ela intencionou.

O Comitê Permanente foi perguntado:

Como uma pessoa deve intencionar jejuar o Ramadan?

Eles responderam:

A intenção é feita decidindo jejuar. É essencial que a intenção de jejuar no Ramadan seja feita todas as noites.

Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 10/246

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A