Terça-feira 14 Shawwal 1445 - 23 Abril 2024
Portuguese

É permitido rezar Tarawih em casa?

Pergunta

É permitido rezar Tarawih em casa? É permitido orar com a esposa, sendo o marido o imam?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A oração do Tarawih é Sunnah mu'akkadah (uma Sunnah confirmada) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) incentivou quando disse: “Quem reza de noite no Ramadan por fé e esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados.” Narrado por al-Bukhari, 37; Muslim, 759.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) liderou seus companheiros em oração Tarawih por várias noites, então ele temia que isso pudesse se tornar obrigatório para eles, então ele parou de ir até eles. Desta forma, ‘Umar uniu as pessoas atrás de um imam, e isto tem sido rezado em congregação desde então. Foi narrado que Ismaa'il ibn Ziyaad disse: 'Ali passou pelas mesquitas em que havia lâmpadas durante o mês de Ramadan e disse: “Que Allah ilumine o túmulo de ‘Umar, pois ele iluminava nossas mesquitas para nós.” Narrado por al-Athram, citado em al-Mughni, 1/457.

Al-Bahuti disse em Daqaa'iq Uli al-Nuha, 1/2245:

É melhor rezar Tarawih na mesquita do que em casa, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) reuniu o povo para rezar o Tarawih por três noites consecutivas, como foi narrado por A'ishah... e ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem reza qiyaam com o imam até que ele saia, será como se houvesse passado a noite inteira em oração."

Al-Shawkaani disse em Nail al-Awtaar (3/62): Al-Nawawi disse: Os sábios concordam que é mustahabb, mas diferem se é melhor rezá-lo sozinho em casa ou em congregação na mesquita. Al-Shaafa'i e vários de seus companheiros, e Abu Hanifah, Ahmad, alguns dos Maalikis e outros disseram que é melhor orar em congregação como 'Umar ibn al-Khattaab e os Sahaabah (que Allah esteja satisfeito com eles) fizeram e como os muçulmanos continuaram a fazer, porque este é um dos rituais manifestos.

Então rezar em congregação na mesquita é melhor, mas se um homem reza sozinho em casa, ou em congregação com sua família, isso é permissível.

Al-Nawawi disse em al-Majmu', 3/526:

A oração do Tarawih é Sunnah de acordo com o consenso acadêmico... é permitido rezar sozinho ou em congregação, mas o que é melhor? Há dois pontos de vista bem conhecidos sobre isso; a visão correta de acordo com o consenso dos Sahaabah é que é melhor orar em congregação.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A