Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Os nomes de Allah não estão limitados a noventa e nove

Pergunta

Há apenas noventa e nove nomes de Allah, ou há mais do que isso?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Al-Bukhari (2736) e Muslim (2677) narraram a partir de Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Allah tem noventa e nove nomes, cem menos um. Quem aprendê-los vai entrar no Paraíso."

Alguns dos estudiosos (como Ibn Hazm – que Allah tenha misericórdia dele) entenderam esse hadith no sentido de que os nomes de Allah estão limitados a esse número. Veja al-Muhalla, 1/51

Mas o que Ibn Hazm disse não é apoiado pela maioria dos estudiosos. Em vez disso alguns deles (como al-Nawawi) narrou que os estudiosos concordam que os nomes de Allah não se limitam a este número. Parece que eles consideravam a visão de Ibn Hazm como estranha e como algo a que não deve ser dada qualquer atenção.

Em apoio da opinião de que os belos nomes de Allah não se limitam a este número, eles citaram o relatório narrado por Ahmad (3704) a partir de 'Abd Allah ibn-Mas'ood que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: "Não há ninguém que é afligido por angústia e tristeza, que diga: 'Allaahumma inni 'abduka ibn 'abdika ibn amatija naasyati bi yadika, maada fiyya hukmuka, 'adlun fiyya qadaa'uka. As'aluka bi kulli ismin huwa laka sammayta bihi nafsaka aw anzaltahu fi kitaabika aw 'allamtahu ahadan min khalqika aw ista'tharta bihi fi 'ilm il-ghayb 'indaka an taj'al al-Qur'aana rabee' qalbi wa noor sadri wa jalaa' huzni wa dhihaab hammi (Ó Allah, eu sou seu servo, filho de seu servo, filho da sua serva; minha cabeça está em suas mãos, seu comando sobre mim é sempre executado e seu decreto sobre mim é justo. Peço-Lhe por todo nome que pertence a Ti com que Tu nomeastes-vos, ou revelastes em Seu livro, ou ensinastes a alguma de Sua criação, ou que preservastes no conhecimento do Invisível Contigo, que Tu fizestes do Qur' aan a vida do meu coração e a luz do meu peito, e uma partida para minha tristeza e uma liberação para a minha ansiedade),' Allah vai tirar sua angústia e tristeza, e substituí-las com alegria." Ele foi perguntado: "Ó Mensageiro de Allah, devemos aprender isso?" Ele disse: "É claro; todo aquele que a ouve ele deve aprendê-la."

Classificado como saheeh por al-Albani, em al-Silsilah al-Saheehah, 199.

A frase "Ou Tu preservastes no conhecimento do Invisível Contigo" indica que há belos nomes de Allah que Ele tem mantido com Ele no conhecimento do Invisível, e que nenhum de Sua criação veio a conhecer. Isto indica que existem mais do que noventa e nove Nomes.

Sheikh al-Islam [Ibn Taymiyah] disse a respeito deste hadith em Majmoo' 'al-Fataawa (6/374):

Isso indica que Allah tem mais de noventa e nove nomes.

E ele disse (22/482):

Al-Khattaabi disse: Isso indica que Ele tem nomes que Ele preservou Consigo, e isso indica que as palavras "Allah tem noventa e nove nomes, quem aprendê-los vai entrar no Paraíso" significa que há noventa e nove de Seus nomes os quais quem aprendê-los vai entrar no Paraíso. Isto é como dizer: "Eu tenho mil dirhams preparados para dar na caridade", mesmo que sua riqueza seja maior do que isso. No Alcorão Allah diz (interpretação do significado):

"E de Allah são todos os Mais Belos Nomes, então, invocai-O com eles."

[al-A'raaf 7: 180]

Allah nos ordenou invoca-Lo por Seus nomes em termos gerais, Ele não disse que Ele tem apenas noventa e nove nomes.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) afirmou em Sharh Saheeh Muslim que os estudiosos concordaram por unanimidade nisto, e ele disse:

Os estudiosos estão unanimemente de acordo de que este hadith não quer dizer que Allah tem apenas noventa e nove nomes, ou que Ele não tem quaisquer outros nomes além destes noventa e nove. Em vez disso, o que o hadith quer dizer é que quem aprender estes noventa e nove nomes vai entrar no Paraíso. O ponto é que se pode entrar no Paraíso por aprendê-los, não que o número é limitado a esses nomes.

E Sheikh Ibn 'Uthaymeen foi questionado sobre isso e respondeu:

Os nomes de Allah não estão limitados a um certo número. A evidência para isso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no hadith saheeh: "Ó Allah, eu sou Seu escravo, filho de Sua escrava... eu peço por cada nome que pertence a Ti, com o qual Tu Te nomeaste, ou revelaste em Seu Livro, ou ensinaste a alguma de Tua criação, ou que Tens preservado no conhecimento do InvisívelContigo."
O que Allah preservou no conhecimento do Invisível com Ele não pode ser conhecido e o desconhecido é ilimitado.
No que diz respeito às palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), "Allah tem noventa e nove nomes, cem menos um. Quem aprendê-los vai entrar no Paraíso", isto não significa que Ele não tem quaisquer outros nomes além destes, ao contrário, significa que quem aprende estes noventa e nove de Seus nomes entrará no Paraíso. É como quando os árabes dizem: "Eu tenho cem cavalos que preparei para a jihad pela causa de Allah," o que não significa que o falante tem apenas estes cem cavalos, em vez disto, significa que estes cem estão preparados para este objetivo.
Majmoo' Fataawa Ibn 'Uthaymeen, 1/122.

A Fonte: Islam Q&A