Todos os louvores são para Allah.
O seu miqat neste caso é Qarn al-Manazil, que hoje é chamado de al-Sayl al-Kabir.
A pessoa que passa pelo miqat tem de entrar em ihram a partir desse ponto. Se ele não passar por este, então ele tem de entrar em ihram quando ele estiver em linha com este em terra, no mar ou no ar. Então você tem de entrar em ihram quando o avião estiver em linha com este. Visto que o avião passará pelo miqat rapidamente, não há nada errado em entrar em ihram um pouco antes, a fim de ficar do lado seguro.
O Shaikh Ibn Jibrin disse:
Se não houver miqat na rota de uma pessoa, ela deve entrar em ihram quando estiver em linha com o lugar mais próximo a este, quer esteja vindo por terra, por mar ou por via aérea. Os passageiros de avião devem entrar em ihram quando eles estiverem em linha com o miqat ou, para ficar do lado seguro, antes de alcançá-lo, de modo que eles não o passem antes de entrar em ihram. Quem entrar em ihram depois de passar do miqat tem de oferecer um sacrifício. E Allah sabe melhor.
Fatawa Islamiyyah, 2/198.
De Fatawa al-Lajnah al-Da'imah:
Jeddah não é um miqat para o Hajj ou ‘Umrah, a não ser para os seus cidadãos e residentes, e para aqueles que viajam para esta por um motivo diferente do Hajj ou ‘Umrah e, em seguida, decidem fazer Hajj ou ‘Umrah. Mas aqueles que têm um miqat antes de Jeddah – como Dhu'l-Hulaifah, para o povo de Madinah e lugares além deste, ou que ficam em linha com este em terra ou no ar, ou al-Jahfah para aqueles que vivem lá, ou que ficam em linha com este em terra, no mar ou no ar, ou como Yalamlam também – têm de entrar em ihram do seu próprio miqat ou quando estiverem em linha com este no ar ou no mar ou em terra.
Fatawa al-Lajnah al-Da'imah, 11/130.
A evidência para entrar em ihram a partir de um ponto que estiver em linha com o miqat é o relato narrado por al-Bukhari (1458) a partir de Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: Quando estas duas cidades – ou seja, Kufa e Basrah – foram conquistadas, (as pessoas) foram até 'Umar e disseram: “Ó Amir al-Mu’minin, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) definiu o miqat para o povo de Najd como sendo Qarn, mas este é fora do nosso caminho, e se queremos ir para Qarn é muito difícil para nós.” Ele disse: “Procurem um lugar em sua rota que esteja em linha com este”, e ele definiu Dhat ‘Irq para eles (como o seu miqat).
Al-Hafiz ibn Hajar disse em Fath al-Bari (3/389):
“Procurem um lugar em sua rota que esteja em linha com este” significa encontrar um lugar que seja paralelo com o miqat e fazer deste o seu miqat.
Deve-se notar que não é Sunnah entrar em ihram antes de chegar ao miqat, porque isso não é o que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez, e a melhor orientação é a orientação de Muhammad (paz e bênçãos de Allah esteja com ele). Mas, se uma pessoa está em um avião e não pode parar no lugar que está em linha com o miqat, então ela pode fazer o que ela achar que fica do lado mais seguro para que ela não passe do miqat sem estar em ihram.
Al-Hafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Não foi narrado a partir de qualquer um dos que realizaram Hajj com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrar em ihram antes de Dhu'l-Hulaifah. Se não houvesse miqat, eles então entrariam em ihram antes, assim isso seria mais difícil e traria uma recompensa maior.
Fath al-Bari, 3/387.
E Allah sabe melhor.