Todos os louvores são para Allah.
Uma das coisas sobre as quais não há dúvida é que o Trono está acima do sétimo céu; de fato, está mais elevado que todas as coisas criadas.
Há evidências claras que apontam para isso:
Foi narrado por al-Bukhari (2581) que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "No Paraíso há cem níveis que Allah tem preparado para os mujaahidin que se esforçam pela causa de Allah. (A distância) entre cada dois níveis é como a distância entre os céus e a terra. Quando tu pedires a Allah, peça-O por Al-Firdaws, pois está no meio do Paraíso e é a parte mais alta deste. Acima disso está o Trono do Misericordioso, e dele brotam os rios do Paraíso.”
É afirmado por todos os muçulmanos que o Paraíso está acima do sétimo céu, então se o Trono está acima do Paraíso, também deve estar acima do sétimo céu.
Essa ideia é apoiada pelo relato narrado por Muslim em seu Sahih (4136) de 'Abd-Allaah ibn 'Abbas que disse: Um homem dentre os companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), um dos ansaar, disse-me que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "...Mas, quando nosso Senhor, abençoado e exaltado seja o Seu nome, decreta algo, os portadores do Trono O glorificam, então as pessoas do céu que está mais próximo deles glorificam-nO, até que o tasbih atinja esse céu mais baixo (al-sama 'al-dunia). Então, aqueles que estão mais próximos dos portadores do Trono dizem a estes: "O que o vosso Senhor disse?" Então eles lhes contam o que Ele disse. Então, as pessoas dos céus se perguntam umas às outras até que a notícia atinja o céu mais inferior." Isto indica muito claramente que o Trono e seus portadores estão acima de todos os céus.
Ibn Khuzaimah narrou em seu Sahih (9105) e em seu Kitaab al-Tawhid (nº 594) que Ibn Mas'ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "Entre o céu mais baixo e o imediatamente acima há (uma distância de quinhentos anos, e entre cada céu e o próximo há [uma distância de] quinhentos anos em marcha." Segundo outro relato: "A espessura de cada céu é uma distância de quinhentos anos em marcha. Entre o sétimo céu e o Trono (al-Kursiy) há (uma distância de) quinhentos anos. Entre o Trono e a água há (uma distância de) quinhentos anos. O Trono está acima da água e Allah está acima do Trono, e nenhuma das suas ações está escondida d’Ele." Foi classificado como sahih por al-Dhahabi em Al-‘Alw (p. 64) e por Ibn al-Qayyim em Ijtimaa' al-Juyush al-Islamiyyah, p. 100.
Al-Dhahabi narrou em al-'Alw (al-Mukhtasar, 35) que 'Abd-Allaah ibn 'Amr disse: “Allah criou a água acima dos sete céus, e Ele criou o Trono acima da água." Shaikh al-Albaani disse : Esta isnaad é sahih.
Os sábios (que Allah tenha misericórdia deles) declararam que o Trono cobre toda a criação e está acima dela. Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Zaad al-Ma'aad (4/203):
O Trono é o teto da criação e a maior das coisas criadas.
O mesmo foi afirmado por Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah em Majmu' al-Fataawa, 6/581, 25/1998.
Também foi afirmado por Ibn Kathir em al-Badaayah wa'l-Nahaayah, 1/9, 11; e por Ibn Abi'l-'Izz em Sharh al-'Aquidah al-Tahhaawiyah, 1/311.
Veja: Mukhtasar al-'Alw por al-Dhahabi; Al-Tawhid por Ibn Khuzaymah; Ijtimaa' al-Juyush al-Islamiyyah por Ibn Al-Qayyim.