Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Decisão sobre ‘eid e as Sunan de ‘eid

Pergunta

Gostaria de conhecer algumas das Sunan de ‘eid e os pareceres nelas contidos.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Allah estabeleceu várias decisões sobre o ‘eid, incluindo o seguinte:

1 - É mustahabb recitar o takbir durante a noite de ‘eid do pôr do sol no último dia de Ramadan até o imam chegar para liderar a oração. O formato do takbir é o seguinte:

Allahu akbar, Allahu akbar, laa ilaaha ill-Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, wa Lillaahi'l-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há outro deus senão Allah, Allah é o Maior, e todos os louvores são para Allah).

Ou você pode dizer Allahu akbar três vezes, então você diz:

Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, laa ilaaha ill-Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, wa Lillaahi'l-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há outro deus senão Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior e todos os louvores são para Allah).

Ambos são permitidos.

Os homens devem elevar suas vozes quando recitam este dhikr nos mercados, em mesquitas e nos lares, mas as mulheres não devem aumentar suas vozes.

2 – Deve-se comer um número ímpar de tâmaras antes de sair para a oração do ‘eid, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não saía no dia de ‘eid até que tivesse comido um número ímpar de tâmaras. Deve-se manter um número ímpar como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

3 – Deve-se usar as melhores roupas – isso vale para os homens. No que diz respeito às mulheres, elas não devem usar roupas bonitas quando saem para o lugar de oração do ‘eid, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Deixem-nas sair decentes", quer dizer, em roupas normais que não sejam extravagantes. É haraam que elas saiam vestindo perfume ou maquiagem.

4 - Alguns dos estudiosos consideraram como mustahab fazer ghusl para a oração do ‘eid, porque é narrado que alguns dos salaf fizeram isso. Fazer ghusl para a oração do ‘eid é mustahabb, assim como é prescrito para Jumu'ah porque o indivíduo encontrará pessoas. Então, se o indivíduo faz ghusl, isso é bom.

5 - A oração do ‘eid. Os muçulmanos estão unanimemente de acordo que a oração do ‘eid é prescrita no Islam. Alguns dizem que é Sunnah, alguns dizem que é fard kafaiah (uma obrigação comunitária) e alguns dizem que é fard 'ain (uma obrigação individual), e que não fazê-la é um pecado. Eles citaram como evidência o fato de que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) comandou até mesmo as virgens e mulheres reclusas, ou seja, aquelas que não costumavam sair, a ir ao lugar de oração do ‘eid, exceto as que estivessem no período menstrual que deveriam manter-se longe do lugar de oração em si, porque não é permitido para uma mulher menstruada ficar na mesquita; é permitido que ela passe, mas não permaneça lá.

Parece-me, com base nas evidências, que é fard 'ain (uma obrigação individual) e que todo homem é obrigado a assistir à oração do ‘eid, exceto aqueles que têm uma desculpa. Esta foi a visão defendida pelo Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele).

No primeiro rak'ah, o imam deve recitar Sabbih isma rabbika al-A'ala (Surat al-A'la 87) e no segundo rak'ah deve recitar Hal ataaka hadith ul-ghaashiyah (al-Ghaashiyah 88). Ou ele pode recitar Surat Qaaf (50) no primeiro e Surat al-Qamar (54) no segundo. Ambas as opções são narradas em relatos sahih do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

6 - Se Jumu'ah e ‘eid caírem no mesmo dia, a oração do ‘eid deve ser realizada, assim como a oração de Jumu'ah, como é indicado pelo significado aparente do hadith de al-Nu'maan ibn Bashir que foi narrado por Muslim em seu Sahih. Mas aqueles que participam da oração do ‘eid com o imam podem assistir a Jumu'ah se quiserem, ou --0podem rezar o dhuhr.

7 - Uma das decisões sobre a oração do ‘eid é que, de acordo com muitos estudiosos, se uma pessoa chega ao lugar de oração do ‘eid antes que o imam venha, deve sentar-se e não rezar dois rak'at, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) rezou ‘eid com dois rak'ahs, e ele não oferecia nenhuma oração antes ou depois dela.

Alguns dos estudiosos são de opinião que quando uma pessoa chega, não deve sentar-se até que tenha rezado dois rak'ahs, porque o lugar de oração do ‘eid é uma mesquita, com base no fato de que as mulheres menstruadas não são permitidas lá, por isso este espaço apresenta as mesmas decisões que uma mesquita, o que indica que é uma mesquita. Baseado nisto, vem sob o significado geral das palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Quando qualquer um de vós entrardes na mesquita, não senteis até que tenhais rezado dois rak'ahs." No que diz respeito ao fato de que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não oferecia nenhuma oração antes ou depois da oração do ‘eid, é porque quando chegava a oração iniciava.

Assim, está provado que devemos rezar Tahiyat al-Masjid (dois rak'ahs para "cumprimentar a mesquita") ao chegar ao lugar de oração do ‘eid, como no caso de todas as mesquitas, porque se presumirmos a partir do hadith que não há Tahiyat al-Masjid para a mesquita de ‘eid, então devemos dizer que não há Tahiyat al-Masjid para a mesquita de Jumu'ah, porque quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) chegava para o Jumu'ah ele proferia o khutbah, então rezava dois rak'ahs, depois saía e rezava os sunan regulares de Jumu'ah em sua casa, então ele não ofereceu nenhuma oração antes ou depois desta (na mesquita).

O que parece mais correto, em minha opinião, é que devemos rezar dois rak'ahs no lugar da oração do ‘eid para saudar a mesquita, mas não devemos nos condenar uns aos outros com respeito a esta questão, porque é uma questão sobre a qual os estudiosos diferem. Não devemos condenar os outros no que diz respeito aos assuntos em que os estudiosos diferem, a menos que haja um texto claro. Assim, não devemos condenar o que reza (Tahiyyat al-Masjid) ou aquele que se senta sem orar.

8 - Uma das decisões no dia de ‘eid – ‘eid al-Fitr – é que o Zakat al-Fitr é devido neste dia. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que este fosse pago antes da oração do ‘eid. É permitido pagá-lo um ou dois dias antes, por causa do hadith de Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) narrado por al-Bukhari: "Eles costumavam dá-lo um ou dois dias antes (do ‘eid ) Al-Fitr." Se for pago após a oração do ‘eid não conta como sadaqat al-Fitr, por causa do hadith de Ibn 'Abbaas: "Quem o paga antes da oração, é Zakat al-Fitr, e quem paga depois da oração, é caridade comum." É haraam atrasar o Zakat al-Fitr até depois da oração do ‘eid. Se a pessoa atrasa sem desculpa, então não é aceito como zakaah, mas se há uma desculpa – como se uma pessoa está viajando e não tem nada para dar ou alguém para dá-lo, ou está esperando que sua família pague enquanto seus familiares esperam que ele pague, então, nesse caso, ele deve pagá-lo quando for fácil fazê-lo, mesmo que seja após a oração, e não há pecado sobre ele, porque ele tem uma desculpa.

9 - As pessoas devem se cumprimentar, mas isso resulta em ações haraam por parte de muitas pessoas, como homens entrando em casas e apertando as mãos de mulheres sem véu e sem qualquer mahram presente. Alguns desses males são piores do que outros.

Vemos algumas pessoas acusando quem se recusa a apertar as mãos daqueles que não são seus maharim, mas são estas pessoas que são as malfeitoras, não quem se recusa. Mas elas devem explicar aos outros e dizê-los que peçam aos estudiosos confiáveis verificarem suas ações e eles deve orientá-los que não fiquem com raiva e persistam em seguir os costumes de seus antepassados, porque aqueles não faziam uma coisa permitida tornar-se proibida ou a proibida tornar-se permissível. Ele deve explicar-lhes que se fizerem isso, serão como aqueles a quem Allah diz (interpretação do significado):

"E, assim, antes de ti, Muhammad, jamais enviamos a uma cidade admoestador algum, sem que seus opulentos habitantes dissessem: ‘Por certo, encontramos nossos pais em um credo e, por certo, estamos seguindo suas pegadas.’"

[Al-Zukhruf 43:23]

Algumas pessoas têm o costume de ir ao cemitério no dia de ‘eid para cumprimentar os ocupantes das sepulturas, mas os ocupantes das sepulturas não precisam de nenhuma saudação ou congratulação, porque não jejuam ou rezam qiyam.

Visitar os túmulos não é algo a ser feito especificamente no dia de ‘eid ou sexta-feira ou em qualquer dia específico. Foi provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) visitou os túmulos à noite, como mencionado no hadith de 'Aisha narrado por Muslim. E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Visitai os sepulcros porque eles vos lembrarão da outra vida".

Visitar túmulos é um ato de adoração, e atos de adoração não são aceitáveis ​​a menos que estejam de acordo com shari'ah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não mencionou o dia de ‘eid para visita aos túmulos, então não devemos fazer isso também.

10 - Não há nada errado com o que os homens fazem no dia de ‘eid, abraçando uns aos outros.

11 - É prescrito para aquele que vai para a oração do ‘eid ir por um caminho e voltar por outro, seguindo o exemplo do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Esta Sunnah não se aplica a outras orações, Jumu'ah ou qualquer outra, só se aplica a ‘eid.

Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 16/216-223.

A Fonte: Islam Q&A