Sexta-feira 21 Jumada Al-Awwal 1446 - 22 Novembro 2024
Portuguese

Condições para que a mulher vá à mesquita

Pergunta

É permitido às mulheres irem à mesquita e rezarem tahajjud sem um mahram quando a mesquita está ao lado de casa e os homens da família não fazem esta oração?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

É permitido às mulheres irem à mesquita e rezarem, sujeitas a certas condições. Não é uma dessas condições que elas estejam acompanhadas de um mahram, então não há nada de errado em irem à mesquita para rezar sem um mahram.

Diz-se em Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 7/332:

É permitido que a muçulmana reze na mesquita e seu marido não tem o direito de impedi-la se ela lhe pedir permissão para fazê-lo, desde que esteja adequadamente coberta e nenhuma parte de seu corpo esteja mostrando o que é proibido a "estranhos" (não-mahram) ver. Foi narrado que Ibn 'Umar disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: "Quando as mulheres pedirem permissão para ir à mesquita, dê-lhes permissão." De acordo com outra versão, "Não proíba as mulheres de participarem das mesquitas se pedirem permissão." Bilaal – filho de 'Abd-Allaah ibn' Umar – disse: "Por Allah, detê-las-emos." 'Abd-Allaah disse a ele, "eu digo 'O Mensageiro de Allah (a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse ...' e tu dizes: 'Detê-las-emos'?!" Ambos os relatos foram narrados por Muslim. Se a mulher estiver descoberta e qualquer parte de seu corpo estiver mostrando o que é proibido para "estranhos" (não-mahram) ver, ou ela estiver usando perfume, então não é permitido que ela saia de sua casa neste estado, muito menos que vá para a mesquita e que reze lá, por causa da fitnah (tentação) envolvida. Allah diz (interpretação do significado):

“E dize às crentes que baixem suas vistas e custodiem seu sexo e não mostrem seus ornamentos - exceto o que deles aparece - e que estendam seus ornamentos sobre seus decotes. E não mostrem seus ornamentos senão a seus maridos ou a seus pais ou aos pais de seus maridos...”

[al-Nur 24:31]

“Profeta! Dize a tuas mulheres e a tuas filhas e às mulheres dos crentes que se encubram em suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Allah é Perdoador, Misericordiador.”

[al-Ahzaab 33:59]

Zainab al-Thaqafiyah costumava narrar que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se qualquer uma de vós (mulheres) comparecer à oração 'Isha, que não coloqueis perfume naquela noite." De acordo com  outro relato, “Se alguma de vós (mulheres) comparecer à mesquita, que não ponhais perfume naquela noite”. Narrado por Muslim em seu Sahih.

Foi comprovado em ahaadith sahiha que as mulheres do Sahaabah costumavam assistir à oração Fajr na congregação, cobrindo seus rostos, para que ninguém as reconhecesse. Foi comprovado que 'Amrah bint ‘Abd al-Rahman disse: “Eu ouvi A’isha, a esposa do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), dizer: ‘Se o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre  ele) visse a maneira como as mulheres estão se comportando, ele as teria proibido de ir à mesquita como as mulheres dos filhos de Israel foram proibidas.’ Foi dito a 'Amrah: ‘As mulheres dos filhos de Israel foram proibidas de ir à mesquita?’ Ela disse ‘sim.’” Narrado por Muslim em seu Sahih.

Esses textos indicam claramente que, se a muçulmana adere à etiqueta islâmica adequada em seu vestuário e evita adornar-se de maneira que provoque a fitnah e afete os de fé fraca, não há razão para que ela não reze na mesquita. Se ela aparecer de tal maneira que as pessoas más e aquelas em cujo coração há uma doença sejam tentadas por ela, então ela não poderá entrar na mesquita, ao contrário, ela não poderá sair de casa e ir à mesquita.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse em Majmu' al-Fataawa, 14/211:

Não há nada de errado com as mulheres fazerem as orações tarawih, se não houver perigo ou fitnah, sujeitas à condição de que saiam com aparência decente e não usem adornos, maquiagem ou perfume.

Em seu livro Hiraasat al-Fadilah (p. 86), o Shaikh Bakr Abu Zaid listou as condições para as mulheres irem para a mesquita. Ele disse:

As mulheres podem ir para a mesquita de acordo com as seguintes regras:

  1. Que não haja risco de tentarem os outros ou serem tentadas
  2. Que a sua participação não levará a nada que seja proibido de acordo com a shari'ah
  3. Que não briguem com homens na rua ou na mesquita
  4. Que devem sair sem usar perfume
  5. Que devem sair vestindo hijab, não fazendo uma exposição gratuita de seu adorno
  6. Uma porta deve ser reservada, na mesquita, apenas para as mulheres entrarem e saírem, como mencionado no hadith narrado em Sunan Abi Dawud e em outros lugares.
  7. As filas das mulheres devem estar atrás dos homens
  8. As melhores filas para as mulheres são aquelas na parte de trás, ao contrário do caso dos homens
  9. Se o imam cometer algum erro em sua oração, os homens devem dizer “Subhan Allah!” E as mulheres devem aplaudir
  10. As mulheres devem deixar a mesquita antes dos homens, e os homens devem esperar até que as mulheres se dispersem para suas casas, como mencionado no hadith de Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) em Sahih al-Bukhari e em outros lugares.

A Fonte: Islam Q&A