Todos os louvores são para Allah.
O i’tikaf é Sunnah em qualquer época, no Ramadan ou não, mas é melhor ser feito no Ramadan, especialmente nos últimos dez dias.
Isso é indicado pelo significado geral da evidência que menciona o i’tikaf sendo mustahabb, o que inclui o Ramadan e outras épocas.
An-Nawawi disse em al-Majmu’ (6/501):
“I’tikaf é Sunnah de acordo com o consenso, e não é obrigatório a menos que alguém tenha prometido fazê-lo – também de acordo com o consenso. É mustahabb fazê-lo bastante e é mustahabb especialmente nos últimos dez dias do Ramadan.”
Ele também disse (6/514):
“O melhor i’tikaf é aquele que é acompanhado de jejum, e ainda melhor se for no Ramadan, e também melhor nos últimos dez dias.”
Al-Albani disse em Qiyam Ramadan:
“I’tikaf é Sunnah no Ramadan e em outras épocas do ano. A base para isso é o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):
“…E não vos junteis a elas, enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas.” [al-Baqarah 2:187]
E há ahadith sahiha que descrevem o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) observando o i’tikaf, bem como vários relatos que descrevem os salaf fazendo o mesmo.
É comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) observou o i’tikaf durante dez dias de Shawwal também. Isso é acordado.
‘Umar disse ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Durante a Jahiliyyah, prometi observar o i’tikaf por uma noite em al-Masjid al-Haram.” O Profeta disse: “Cumpra seu juramento.” Então, ele [‘Umar] observou o itikaf por uma noite. Concordado.
É mais enfatizado no Ramadan, por causa do hadith de Abu Hurairah: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava observar i’tikaf por dez dias a cada Ramadan, e no ano em que ele faleceu, ele observou i’tikaf por vinte dias. Narrado por al-Bukhari.
O melhor i’tikaf é no final do Ramadan, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava observar i’tikaf pelos últimos dez dias do Ramadan, até seu falecimento. Concordado.”
Shaikh Ibn Baaz disse em Majmu’ al-Fatawa (15/437):
“Sem dúvida, i’tikaf na mesquita é um ato de adoração, e (observá-lo) no Ramadan é melhor do que em outras épocas. É prescrito no Ramadan e em outros períodos.”
Para mais informações, consulte Fiqh al-I’tikaf por Dr. Khalid al-Mushayqih, pág. 41.