Quinta-feira 20 Jumada Al-Awwal 1446 - 21 Novembro 2024
Portuguese

Quando a oração do Tarawih começa no Ramadan – na primeira noite ou na segunda?

Pergunta

Quando devemos começar a rezar a oração do Tarawih, na noite do primeiro dia do Ramadan (quando a lua é avistada ou o mês anterior é completado) ou após a oração do 'Isha no primeiro dia do Ramadan ?.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

É prescrito para o muçulmano realizar a oração do Tarawih depois do ‘Isha na primeira noite do Ramadan, que é a noite em que a lua nova é avistada ou os muçulmanos completam trinta dias de Sha'ban.

Da mesma forma, no final do Ramadan, a oração do Tarawih não deve ser oferecida se for provado que o mês terminou, seja pela visão da lua nova do Eid ou se o mês de trinta dias foi completado.

É claro que a oração do Tarawih não está ligada ao jejum durante o dia no Ramadan, ao contrário, está ligada ao início do mês, à noite do início e ao último dia do Ramadan, no final.

Não devemos dizer que a oração do Tarawih é uma oração naafil e é permissível oferecê-la em qualquer noite e em congregação, porque a oração tarawih é limitada ao mês do Ramadan, e aqueles que oferecem esta oração estão buscando a recompensa que vem através dela. O parecer sobre oferecer esta oração em congregação é diferente do parecer sobre oferecer outras orações em congregação. No Ramadan é permissível rezar tarawih em congregação a cada noite, ao mesmo tempo, anunciando e encorajando outros a se unirem, ao contrário do qiyaam em outras ocasiões, onde rezar qiyaam em congregação não faz parte da Sunnah, a menos que seja feito sem haver a intenção antecipadamente, ou se for feito com o propósito de encorajar e ensinar os outros. Então, é Sunnah fazer isso algumas vezes sem se comprometer a fazê-lo todo o tempo ou persistir nisso.

Shaikh Muhammad al-Saalih al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

O tarawih em outras ocasiões além do Ramadan é uma inovação (bid'ah). Por exemplo, se o povo quisesse se reunir para rezar em congregação na mesquita em tempos que não fossem o Ramadan, isso seria uma inovação.

Não há nada de errado com uma pessoa que reza, ocasionalmente, em congregação em sua casa, noutras ocasiões que não o Ramadan, porque é isso que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez. Uma vez ele liderou Ibn 'Abbaas, outra vez Ibn Mas'ud e outra vez Hudhaifah ibn al-Yamaan, em oração na sua casa, mas ele não adotou isso como uma Sunnah regular e ele não fez isso na mesquita.

Al-Sharh al-Mumti', 4/60,61

Com base nisso, quem oferece as orações do Tarawih antes que seja provado que Ramadan começou é como alguém que oferece uma oração na hora errada. Nenhuma recompensa será escrita para este servo, mesmo se ele estiver livre do pecado de fazê-lo deliberadamente.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A