Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

Como ela pode usar seu tempo quando está cozinhando no Ramadan?

Pergunta

Gostaria de saber quais ações são recomendadas durante este mês abençoado para aumentar a recompensa, como dhikr, atos de adoração e ações mustahabb (aconselháveis). Eu sei sobre a oração do Tarawih, recitar muito o Alcorão, buscar muito o perdão e rezar à noite. Mas quero saber algumas palavras que posso repetir durante minhas tarefas diárias, como quando estou cozinhando ou fazendo tarefas domésticas, porque não quero perder a recompensa.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Que Allah a recompense com o bem por essa preocupação e vontade de praticar ações boas e justas durante este mês abençoado.

Com relação às boas ações que você mencionou podem ser adicionadas caridade, alimentar os pobres, fazer a 'Umrah e observar o i’tikaaf (retiro espiritual) para aqueles que são capazes de fazê-lo.

Quanto às palavras que você pode repetir enquanto estiver trabalhando, incluem tasbih (dizer Subhaan Allah (Glorificado seja Allah)), tahlil (Laa ilaaha ill-Allah (não há divindade senão Allah)), takbir (Allaahu akbar (Allah é o Maior), rezar por perdão, fazer dua’ e responder ao muadhin. Mantenha a língua umedecida com a lembrança de Allah e busque uma grande recompensa com algumas palavras que você possa pronunciar. Para cada tasbihah você terá (a recompensa de) uma caridade, para cada tahmidah (dizer alhamdulillah (todos os louvores são para Allah)) você terá (a recompensa de) uma caridade, para cada takbirah você terá (a recompensa de) uma caridade, e para cada tahlilah você terá (a recompensa de) uma caridade.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Toda pessoa comum deve realizar uma caridade todos os dias em que o sol nasce, toda tasbihah é uma caridade, toda tahmidah é uma caridade, toda tahlilah é uma caridade, toda takbirah é uma caridade, ordenar o que é bom é uma caridade, proibir o que é mau é uma caridade, e se fizerdes duas rak'ahs no duha (manhã), isso pode ser suficiente.” Narrado por Muslim, 720.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Duas palavras são leves na língua e pesadas na Balança, e amadas pelo Misericordioso: Subhaana Allaah wa bihamdih, subhaan Allaah il-'Azim (Glorificado e louvado seja Allah, glorificado seja Allah, o Todo-Poderoso).” Narrado por al-Bukhari, 6682; Muslim, 2694.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga 'Subhaan Allaah il-'Azim wa bi hamdih (Glorificado e louvado seja Allah, o Todo-Poderoso)', uma palmeira será plantada para ele no Paraíso." Narrado por at-Tirmidhi, 3465; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Tirmidhi.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga 'Astaghfir Allaah ul-'azim alladhi laa ilaaha illa huwa al-hayi ul-qayium wa atubu ilaih (busco o perdão de Allah, o Todo-Poderoso, ao lado de Quem não há outra divindade, e a Ele me arrependo)', será perdoado mesmo se fugir do campo de batalha.” Narrado por Abu Dawud, 1517; at-Tirmidhi, 3277, classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há muçulmano na terra que ore a Allah por algo, sem que Allah o conceda ou desvie um mal equivalente dele, desde que ele não ore por algum pecado ou pelo rompimento dos laços familiares.” Um homem entre o povo disse: "Então oraremos muito". Ele disse: "Allah é o Mais Generoso". Narrado por at-Tirmidhi, 3573; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Tirmidhi.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando ouvires o muadhin, diga o que ele diz, envia bênçãos sobre mim, pois quem quer que envie uma bênção sobre mim, Allah enviará dez bênçãos sobre ele. Então peça a Allah que me conceda al-wasilah, que é uma posição no Paraíso que será alcançada por apenas um dos servos de Allah, e espero que eu seja o único. Quem pedir al-wasilah para mim, será concedida intercessão por ele.” Narrado por Muslim, 384.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga, quando ouvir o chamado à oração, 'Allaahumma rabba hadhhi'l-da'wat il-taammah wa's-salaat il-qaa'imah, aati Muhammadan al-wasilah wa'l-fadilah wab'athhu maqaaman mahmudan alladhi wa'adtahu (Ó Allah, Senhor deste chamado perfeito e da oração que está prestes a começar, conceda a Muhammad al-wasilah (uma posição no Paraíso) e al-fadilah (uma posição acima do resto da criação), e eleva-o à posição louvada que prometeste)', minha intercessão será concedida a ele no dia da ressurreição.” Narrado por al-Bukhari, 614.

Que Allah nos aumente e a ti em conhecimento benéfico e ações justas.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A