Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Existe uma du’a (súplica) para ser dita na hora do sahur (refeição da madrugada)?

Pergunta

Fui ensinado, em minha escola, que existe uma du'a (súplica) somente para o iftar (quebra do jejum) e não para o sahur. Para o sahur há a intenção no coração, mas meu marido diz que existe uma du'a para o sahur também. Por favor, orientem-me sobre o que é correto.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Sim, existem du'as (súplicas) que são narradas na Sunnah, as quais a pessoa em jejum pode dizer no momento de quebrar seu jejum. Ele pode dizer “Dhahaba al-zama’u wa abtalat al-uruq wa thabat al-ajru in sha Allah (A sede se foi, as veias estão umedecidas e a recompensa garantida, se Allah assim desejar)”. A pessoa pode também dizer qualquer du'a que queira, não porque isso é mencionado especificamente na Sunnah, mas porque é o fim de um ato de adoração, e é prescrito para o muçulmano dizer uma du'a neste caso.

O Shaikh Muhammad ibn Saalih al-Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Existe alguma du'a narrada do Profeta (que a que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que deva ser dita no momento de se quebrar o jejum? Quando deve ser dita? A pessoa que jejua deve repetir o adhaan depois do muazzin ou continuar quebrando seu jejum?

Ele respondeu:

O momento de se quebrar o jejum é um momento em que as du'as são respondidas, porque é o término de um ato de adoração, e porque a pessoa está normalmente mais fraca quando quebra seu jejum. Quanto maior o sentimento de fraqueza e desamparo, mais próxima da humildade perante Allah ela está. A du'a que é narrada é: “Allaahumma laka sumtu wa ala rizqika aftartu (Ó Allah, por Ti eu jejuei e por Tua provisão eu quebrei meu jejum).” E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizia: “Dhahaba al-zama’ wa abtalat al‘uruq wa thabat al-ajr in sha Allaah (A sede se foi, as veias estão umedecidas, e a recompensa garantida, se Allah assim desejar)”. Apesar de poder haver alguma fraqueza nestes dois ahadith, alguns estudiosos classificaram-nos como hasan. De qualquer forma, se você disser estas du'as ou quaisquer outras, no momento de quebrar o jejum, este é um momento em que as du'as são respondidas. Fim da citação.

Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin (19/pergunta n°. 341)

Para informação sobre o isnaad destes ahadith (Dhahaba al-zama’ e Allaahumma laka sumtu), por favor, veja a resposta para a questão n°. 26879, onde é afirmado que o primeiro é da’if e o último é hasan, e se refere a uma fatwa do Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah em relação às du'as fabricadas.

Em relação ao sahur, não há du'a específica para ser dita neste momento. O que é prescrito é dizer Bismillah no início e louvá-Lo quando se termina a refeição, assim como deve ser em todas as refeições.

Mas aquele que atrasa seu sahur até o último terço da noite também alcança o momento da Descida Divina, e neste momento é quando as du'as são atendidas.

Foi narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nosso Senhor, que seja exaltado e Glorificado, desce até o nível mais baixo do céu todas as noites, quando resta o último terço da noite, e Ele diz: ‘Quem me chamará, para que Eu possa respondê-lo? Quem irá pedir-Me algo, que Eu possa concedê-lo? Quem pedirá pelo Meu perdão, para que Eu possa perdoá-lo?’”. Narrado por al-Bukhari (1094) e Muslim (758). Então, a pessoa deve dizer du'a nesta hora, pois é a hora em que as du'as são respondidas e não porque é a hora do sahur.

Com relação à intenção, seu lugar é no coração, e não é prescrito mencioná-la em voz alta. Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse: “Quem quer que pense [e tenha] em seu coração que jejuará amanhã, já terá intencionado.”

Veja também as questões n°. 37643 e 22909.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A