Todos os louvores são para Allah.
É mustahabb para um muçulmano fazer wudu' antes do ghusl, seguindo o exemplo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Se o ghusl for feito em casos de impureza maior, como janaabah (impureza após a atividade sexual) e menstruação, e a pessoa lavar todo o corpo com água, além de enxaguar a boca e o nariz, então é suficiente e não há necessidade de também fazer o wudu'. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não fez wudu' depois de fazer ghusl.
Mas se o “ghusl” é feito somente para se refrescar ou se limpar, então ele não substitui o wudu’.
Shaikh Muhammad ibn Saalih al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: O ghusl após janaabah toma o lugar do wudu'?
Ele respondeu:
Se uma pessoa está em estado de janaabah e ela faz ghusl, então isso é suficiente e ela não precisa fazer wudu’, porque Allah diz (interpretação do significado):
“ E, quando estiverdes polutos, higienizai-vos (ghusl)” [al-Ma’idah 5:6]
Não há necessidade de repetir wudu’ depois de fazer ghusl. Mas, se uma das coisas que quebram o wudu' acontece, e a pessoa quebra seu wudu' depois de fazer ghusl, então ela deve refazer o wudu', não importando se ela fez ou não o wudu' antes de fazer ghusl. Mas é essencial prestar atenção em enxaguar a boca e o nariz, pois isso é essencial tanto no wudu’ quanto no ghusl. Fim da citação.
Majmu' Fataawa al-Shaikh Ibn 'Uthaimin, 11/pergunta n° 180.
Shaikh Muhammad ibn Saalih al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) também foi perguntado: O ghusl que não é prescrito ou exigido de acordo com a shari'ah substitui o wudu'?
Ele respondeu:
Ghusl que não é prescrito ou exigido de acordo com a shari'ah não substitui o wudu', porque não é um ato de adoração. Fim da citação.
Majmu' Fataawa al-Shaikh Ibn 'Uthaimin, 11/pergunta n° 181.
Ele (que Allah tenha misericórdia dele) também foi perguntado: tomar banho substitui o wudu'?
Ele respondeu:
Se uma pessoa toma banho por causa de janaabah, então substitui o wudu’, porque Allah diz (interpretação do significado):
“ E, quando estiverdes polutos, higienizai-vos (ghusl)” [al-Ma’idah 5:6]
Se uma pessoa está junub e mergulha em uma banheira, rio ou algo semelhante, pretendendo assim purificar-se da janaaba, e lava a boca e o nariz, então ela se purificou tanto da impureza menor quanto da maior, porque Allah, exaltado seja, apenas nos ordenou que nos purifiquemos do janaabah, ou seja, devemos garantir que a água chegue a todas as partes do corpo ao fazer ghusl. Mas é melhor para a pessoa que está fazendo ghusl fazer o wudu' primeiro, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava lavar suas partes íntimas depois de lavar as mãos, então ele faria wudu' como para a oração, em seguida derramava água sobre a cabeça, e quando achava que tinha atingido a pele, derramava água sobre a cabeça três vezes, depois lavava o resto do corpo.
Porém, se uma pessoa toma banho para se limpar ou se refrescar, então isso não substitui o wudu’, porque não é um ato de adoração, mas sim, apenas uma ação comum, embora o Islam prescreva a limpeza.
Seja qual for o caso, se o banho for tomado para esfriar ou ficar limpo, ele não substitui o wudu’. Fim da citação.
Majmu' Fataawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 11/pergunta n° 182
E Allah sabe melhor.