Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Os Profetas são Iguais?

Pergunta

Eu ajudo a ensinar um grupo de garotas sobre o Islam uma vez por semana. Semana passada, uma das garotas perguntou-me a seguinte questão, à qual eu não consegui responder e eu disse a ela que pesquisaria ou perguntaria a alguém. A questão é a seguinte: Todos os profetas são considerados iguais? Se sim, então porque existe um profeta em cada nível do céu, com o Profeta Muhammad (saws) no mais alto (sétimo céu)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

 Todas as pessoas foram criadas por Allah e são Seus escravos; Seu é o poder e o comando da eternidade e para a eternidade. Allah, em Sua infinita sabedoria, decretou que Ele deveria selecionar alguns de Seus anjos e preferir uns a outros, assim como Jibril (Gabriel), Mika’il, Israafil, Maalik, Radwaan etc, que têm um estatuto mais alto que outros. E Ele, em sua sabedoria e justiça, decretou que deveria selecionar alguns dos filhos de Adam e preferir uns sobre outros, então, eles possuem um estatuto e posição melhores. Como Allah diz (interpretação do significado):

"Allah escolhe Mensageiros, entre os anjos e os homens. Por certo, Allah é Oniouvinte, Onividente." [al-Hajj 22:75]

"Dentre Mensageiros, preferimos uns a outros. Dentre eles, há aquele a quem Allah falou; e a algum deles Ele elevou em escalões..." [al-Baqarah 2:253]

Allah nos diz que Ele escolhe e seleciona estes Mensageiros dentre a humanidade. Após mencionar alguns dos Profetas e Mensageiros, Ele diz (interpretação do significado):

"E a alguns de seus pais, e de sua descendência, e de seus irmãos. E Nós os elegemos e os guiamos a uma senda reta." [al-An’aam 6:87]

E Allah diz (interpretação do significado):

"E Allah preferiu alguns de vós a outros, na repartição do sustento..." [al-Nahl 16:71]

Em Sua sabedoria decretou que Adam (que a paz esteja sobre ele) deveria ser o pai da humanidade, e Sua sabedoria, misericórdia e justiça decretou que dentre a descendência de Adam Ele deveria selecionar a elite dos Mensageiros e Profetas – que a paz e bênçãos estejam sobre eles e sobre o nosso Profeta. Dentre estes os quais Ele escolheu e preferiu sobre outros estavam os Mensageiros de grande força de vontade (ou dotados de firmeza) [Ulu’l-‘Azm, veja al-Ahqaaf 46:35], citando por nomes, Muhammad, Ibraahim, Nuh, Mussa e ‘Isaa ibn Maryam, que a melhor das bênçãos e paz estejam sobre todos eles. E Ele escolheu e favoreceu sobre eles todos, o seu líder, o Mensageiro final, nosso Profeta Muhammad ibn ‘Abd-Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele é, realmente, o líder dos filhos de Adam, sem ostentação. Ele carregará o estandarte e lhe será dado o poder da intercessão [no dia da Ressurreição]. Ele é aquele que possuirá al-maqaam al-mahmud (a Posição Louvável) no Paraíso, a qual será concedida a somente uma pessoa, e essa pessoa será nosso Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele). Além disso, Allah fez uma aliança e promessa com todos os Profetas de que se Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) fosse enviado durante o tempo de vida de qualquer um de todos os Profetas eles seriam obrigados a segui-lo (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e deixar para trás o que eles tinham trazido e seguir o que nosso Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) trouxe. Como Allah diz (interpretação do significado):

"E quando Allah firmou a aliança com os profetas: "Seja o que for que Eu vos haja concedido, de Livro e de Sabedoria, se, em seguida, vos chegar um Mensageiro, confirmador do que está convosco, deveis nele crer e deveis o socorrer." Ele disse: "Reconheceis e firmais o Meu compromisso com isso?" Disseram: "Reconhecemos." Ele disse: "Então, testemunhai, e sou convosco, entre as testemunhas. E quem, depois disso, volta as costas, esses são os perversos." [Aal-Imraan 3:81-82]

O Profeta (que a paz e bênçaos de Allah estejam sobre ele) disse para Umar ibn al-Khattaab (que Allah esteja satisfeito com ele): "Por Allah, se meu irmão Mussa estivesse vivo, ele não teria escolha senão seguir-me."

E quando o Messias Issa ibn Maryam (que a paz esteja sobre ele) retornar ao final dos tempos, ele virá para governar de acordo com a shariah de Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e ele seguirá Muhammad (que a paz e bânçãos de Allah estejam sobre ele).

Tudo mencionado acima se refere ao estatuto deles perante Allah. Em relação à religião deles, é uma religião só, pois eles chamaram as pessoas para crer em um Deus Único, Allah (Tawhid) e devotar-se em adoração sinceramente a Ele somente. Em relação às leis, cada um deles tinha a sua própria lei, a qual era para seu povo somente. Allah diz (interpretação do significado):

"Para cada um de vós, fizemos uma legislação e um plano" [al-Maa’idah 5:48] Mas, o caminho (shariah) do nosso Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é a mais perfeita, a melhor, a mais completa e a mais amada por Allah; ele extinguiu todas a leis que vieram antes. Sem dúvida alguma, os Profetas diferem em seu estatuto, e eles estão em vários níveis. Os melhores deles, como mencionado acima, são os cinco Mensageiros dotados de firmeza (Ulu’l-‘Azm), e melhor dentre eles é o Selo dos Profetas, Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele).

 Em relação aos ahadith sahiha (relatos autênticos), "não prefira a mim sobre Yunus ibn Mattaa" e "Por Aquele que escolheu Mussa sobre toda a criação" – isto indica a imensa humildade do Profeta (que a Paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando falava de seus irmãos, os Mensageiros. Mas ele é, sem dúvida alguma, o melhor deles todos, pois ele os liderou em oração no Bait al-Maqdis (Jerusalém) na noite de Israa (viagem noturna). Ele será o líder dos filhos de Adam no Dia da Ressurreição, e ele é o único dentre os Mensageiros a quem será garantido o poder da intercessão naquele Dia. Ele (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é quem disse: "Dentre os filhos de Adam, Allah escolhe os Quraish; dentre os Quraish Ele escolhe Kinaanah; dentre os Kinaanah Ele escolhe Bani Haashim; e dentre os Bani Haashim Ele escolhe a mim." Ele (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é O Escolhido (al-Mustafaa) dentre toda a humanidade.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid