Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Os sinais maiores e menores do Dia da Ressurreição

Pergunta

Quais são os sinais maiores e menores do Dia da Ressurreição?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Os sinais e presságios do Dia da Ressurreição são as coisas que acontecerão antes da Ressurreição ocorrer e irão indicar que ele está chegando. Eles foram divididos em sinais menores e maiores. Os sinais menores, em sua maioria, ocorrerão um longo tempo antes do início da Ressurreição. Alguns deles aconteceram e acabaram - embora possam vir a se repetir - e alguns deles apareceram e estão em curso, e alguns ainda não aconteceram, mas acontecerão como o verdadeiro (o Profeta) (que paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos contou.

Os sinais maiores são assuntos sérios, a aparição destes indicará que o Dia da Ressurreição está perto e que há apenas um curto período de tempo até o grande Dia chegar.

Os sinais menores da Hora são muitos, e são mencionados em muitos ahaadith sahih. Nós vamos enumerá-los juntos sem citar os ahaadith, porque não há espaço suficiente para o fazer aqui. Vamos fornecer referências para livros confiáveis sobre o tema, para aqueles que desejem saber mais sobre este assunto e as provas para estes sinais. Estes incluem al-Qiyaamah al-Sughra por Shaykh 'Umar Sulaymaan al-Ashqar [este livro está disponível com tradução inglesa sob o título “The Minor Resurrection”, publicado pela International Islamic Publishing House, Riyadh, Arábia Saudita] e Ashraat al-Saa'ah por Shaykh Yusuf al-Waabil.

Os sinais menores da Hora incluem os seguintes:

1. O envio do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)

2. A morte do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

3. A conquista de Jerusalém.

4. A praga de Amwaas (Emmaus), que é uma cidade na Palestina.

5. Riqueza generalizada e falta de necessidade de caridade.

6. O aparecimento de fitan (tribulações). Entre as tribulações que ocorreram nos primeiros anos do Islam foram: o assassinato de 'Uthman (que Allah esteja satisfeito com ele), a batalha do camelo e a batalha de Siffin, o surgimento dos Khawaarij, a batalha de al-Harrah e a opinião de que o Alcorão é uma criação.

7. O surgimento de declarantes de Missão Profética, como o mentiroso Musaylimah e al-Aswad al-'Anasi.

8. A aparição de fogo no Hijaaz, que apareceu no meio do século 7 AH, em 654. Este foi um grande incêndio, que os estudiosos que estavam vivos na época da sua aparição e os que vieram depois deles descreveram muito detalhadamente. Al-Nawawi disse: “Apareceu em nosso tempo um incêndio em Madinah, no ano de 654. Este foi um incêndio muito grande no lado leste de Madinah, além de Harrah, e esta notícia foi propagada toda a Síria e todas as terras. Aqueles entre o povo de Madinah que estavam presentes me contaram sobre isto.”

9. Perda da confiança. Uma das manifestações da perda de confiança é, os assuntos das pessoas serem confiados a pessoas que não são qualificadas ou habilitadas para isso.

10. A remoção do conhecimento e a predominância da ignorância; o distanciamento do conhecimento irá ocorrer com o desaparecimento dos estudiosos, como é dito em al-Sahihayn.

11. A propagação da zina (adultério, fornicação)

12. A propagação da riba (usura, juros)

13. A prevalência de instrumentos musicais.

14. Consumo de álcool generalizado.

15. Os pastores competindo na construção de edifícios altos.

16. Uma mulher escrava dar à luz à sua patroa, como se afirma em al-Sahihayn. Há vários pontos de vista entre os estudiosos quanto ao que isso significa. O ponto de vista favorecido por Ibn Hajar é de que haverá desobediência generalizada entre as crianças, de modo que uma criança tratará sua mãe como um mestre trata sua escrava, com negligência e insultos.

17. Matança generalizada.

18. Terremotos generalizados.

19. Aparecimento de deslizamentos de terra, transformações e pedras do céu.

20. Aparecimento de mulheres que estão vestidas, contudo nuas.

21. Os sonhos do crente se tornando realidade.

22. Falso testemunho e ocultação do verdadeiro testemunho generalizados.

23. Um grande número de mulheres.

24. A terra dos árabes tornando-se mais uma vez prados e rios.

25. Será descoberta no Eufrates uma montanha de ouro.

26. Os animais selvagens e objetos inanimados falarão com as pessoas.

27. Os "romanos" aumentarão em número e lutarão contra os muçulmanos.

28. A conquista de Constantinopla.

Os maiores presságios da Hora são aqueles que foram mencionados pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no hadith de Hudhayfah ibn Asid, e há dez sinais: O Dajjaal; a descida de 'Isa ibn Maryam (Jesus filho de Maria); Ya'juj e Ma'juj (Gog e Magog); três deslizamentos de terra, um no Leste, um no Oeste e um na Península Arábica; a fumaça; o nascer do sol a partir do seu local de poente; a besta; e o fogo que irá conduzir as pessoas ao seu local de encontro. Estes sinais aparecerão um após o outro, e quando o primeiro destes sinais aparecer, os outros virão logo depois.

Muslim narrou que Hudhayfah ibn Asid al-Ghifaari (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio até nós quando estávamos discutindo. Ele disse: "O que vocês estão discutindo?" Eles disseram: "Nós estamos falando sobre a Hora" Ele disse: "Ela não começará até que vocês vejam dez sinais antes dela." Ele mencionou a fumaça, o Dajjaal, a Besta, o nascer do sol do poente, a descida de 'Isa ibn Maryam (que paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), Ya'juj e Ma'juj, e três deslizamentos de terra, um no Leste, um no Oeste e um na Península Arábica, e o último será um fogo que surgirá do Iêmen e conduzirá as pessoas ao seu local de encontro.

Não há nenhum texto sahih que indique a ordem na qual ocorrerão estes sinais, mas sim a ordem de alguns deles deve ser compreendida a partir do contexto dos textos.

Shaykh Muhammad al-Saalih al-‘Uthaymin que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Será que os grandes presságios da Hora ocorrerão em uma determinada ordem?

Ele respondeu:

A ordem de alguns dos principais presságios é conhecida, e no caso de outros, a ordem não é conhecida. Entre aqueles cuja ordem é conhecida estão, a descida de 'Isa ibn Maryam, o surgimento de Ya'juj e Ma'juj, e o Dajjaal, pois o Dajjaal será enviado, e depois,' Isa ibn Maryam descerá e o matará, em seguida, Ya'juj e Ma'juj surgirão.

Al-Safarini (que Allah tenha misericórdia dele) listou a ordem desses presságios em sua 'Aqidah, mas alguma da ordem é aceitável enquanto alguma outra não. Mas o que importa é que há grandes sinais da Hora e quando eles acontecerem, a Hora estará próxima. Allah decretou presságios da Hora, porque é um evento sério e as pessoas precisam de saber quando ela estará prestes a acontecer. Fim de citação.

Majmu’ al-Fataawa (2 / pergunta nº. 137)

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A