Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Ela gosta de alguém que a convidou para sair, o que ela deve fazer?

Pergunta

Peço a ajuda do senhor. Gosto de um jovem e ele me convidou para sair, mas não sei o que devo respondê-lo. Estou confusa, por favor, ajude-me,

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Sentimo-nos felizes que tenha nos pedido ajuda com relação a este assunto antes de prosseguir com isso. Somente desejamos para ti o que desejaríamos para nossas filhas e irmãs. Proteja a coisa mais valiosa que tem, e cuide-se para que shaytaan não te engane com o chamado amor ou diversão.

Minha filha, ficaríamos muito felizes se você orasse regularmente, usasse o hijab, adquirisse as características de castidade e modéstia, e aderisse aos ensinamentos do Islam que vieram para elevar o status do homem e purificá-lo. Nós ficaríamos muito tristes se você fizesse o oposto disso, e shaytaan a enganasse e a levasse ao seu destino, de modo que você se assemelhasse a um cordeiro que é levado ao matadouro sem perceber. Este é um assunto sério, não uma piada. Muitas outras garotas seguiram esse caminho que leva à perda, e elas se arrependeram, mas isso aconteceu quando já era tarde demais, num momento em que o arrependimento era inútil. Neste site você encontrará muitas dessas histórias das quais aprenderá uma lição; cuidado para não se tornar uma lição para os outros.

Em segundo lugar:

Não é permitido que a mulher se relacione com qualquer homem que lhe seja um estranho (não-mahram) , mesmo que sua intenção seja se casar, porque Allah proibiu ficar sozinho com um membro não-mahram do sexo oposto, ou apertar as mãos ou olhar para ela, exceto no caso de necessidade, como propor casamento ou dar testemunho; também é proibido que uma mulher exiba seu adorno ou descubra sua awrah na frente de homens que não lhe sejam mahram, ou que saia entre eles usando perfume ou lhes fale suavemente. Essas proibições são conhecidas da evidência do Alcorão e da Sunnah, e nenhuma exceção é feita para quem quer se casar ou mesmo para alguém que está realmente propondo casamento, porque um noivo ainda é um não-mahram e um estranho para a mulher, até o contrato de casamento ser feito.

1 – Os relatos que indicam que é haram ficar a sós com uma mulher não-mahram, mesmo que ela seja sua noiva, inclui o relato narrado por al-Bukhari (3006) e Muslim (1341) de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), que ouviu o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “homem algum deve ficar a sós com uma mulher.”

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)  disse: “Não há homem que fique a sós com uma mulher sem que a terceira pessoa seja Shaytaan.” Narrado por al-Tirmidhi (2165), classificado com sahih por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi.

2 – A evidência que indica que é haraam que um homem olhe para uma mulher inclui o versículo no qual Allah diz (interpretação do significado):

“Dize aos crentes, Muhammad, que baixem suas vistas (de olharem para coisas proibidas) e custodiem seu sexo (de atos sexuais ilícitos). Isso lhes é mais digno. Por certo, Allah é Conhecedor do que fazem”

[al-Nur 24:30]

Muslim (2159) narrou que Jarir ibn ‘Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

Perguntei ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre olhar acidentalmente e ele me comandou que desviasse meu olhar.

Uma olhada acidental é quando o olhar do individuo acidentalmente cai sobre uma mulher sem que ele assim o intencione, tal como quando o homem está olhando para onde está indo, e assim por diante.

Quanto à mulher, ela pode olhar para o homem sem desejo, desde que não haja risco de fitnah, mas se houver qualquer desejo ou risco de fitnah, não é permitido.

3 – A evidência de que é haraam apertar mãos com uma não-mahram é as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Se um de vós fôsseis atingido na cabeça com uma agulha de aço seria melhor que se tocásseis uma mulher que não vos sejais permitida” Narrado por al-Tabaraani, do hadith de Ma’qil ibn Yasaar; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami’ nº5045. O pecado, neste caso, é sobre ambos, homem e mulher.

4 – A evidência de que é haraam que uma mulher exiba-se e mostre seus ornamentos diante dos homens não-maharim é o hadith narrado por Muslim (2128), de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘No inferno existem dois tipos de pessoas as quais não vi. Pessoas com chicotes como as caudas do gado com os quais batem em outros, e mulheres vestidas e ainda assim nuas, desviando e levando outros ao desvio, com suas cabeças parecendo as corcovas dos camelos bakht, inclinando para um lado. Não entrarão no Paraíso, nem mesmo sentirão o cheiro de sua fragrância, embora sua fragrância possa ser sentida de tal e tal distância.”

O camelo bakht é um tipo de camelo que tem um pescoço comprido.

5 – A evidência de que é haraam que uma mulher saia usando perfume, de modo que os homens não-maharim possam sentir sua fragrância são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Qualquer mulher que use perfume e, então, passe entre homens de forma que sintam sua fragrância, é uma adúltera.” Narrado por al-Nassa’i (5126), Abu Dawud (4173) e al-Tirmidhi (2786), classificado com hasan por al-Albaani em Sahih al-Nasaa’i.

6 – A evidência sobre falar suavemente com homens é o versículo no qual Allah diz (interpretação do significado):

“Ó mulheres do Profeta! Não sois iguais a nenhuma das outras mulheres, se sois piedosas. Então, não mostreis sedução no dito; pois aquele, em cujo coração há enfermidade (da hipocrisia ou desejo maligno pelo adultério), aspirar-vos-ia; e dizei dito conveniente.”

[al-Ahzaab 33:32]

Em terceiro lugar:

Aquilo que é chamado amor entre um homem e uma mulher não-mahram está atado a incluir alguns desses assuntos haraam, se não todos eles ou mais. Que Allah a nós e a ti a salvo de todo mal.

O que você tem que fazer é se arrepender a Allah e ter cuidado com Sua ira e castigo. Quebre todos os laços com este jovem imediatamente e não pense em conhecê-lo. Não responda ao seu pedido de sair com você, em vez disso, interrompa completamente todo o contato com ele. O começo deste mal é quando o seu coração se sente atraído por ele, então Shaytaan pode gradualmente levá-la a olhar e falar com ele até sentir amor por ele. Portanto, não piore as coisas falando com ele ou saindo com ele.

Lembre-se que muitas calamidades começam com pequenos passos, então acontecem coisas que ninguém imaginou. Quantas vezes uma jovem confiou demais em si mesma e pensou que aquele jovem nunca faria nada com ela, e o resultado foi que perdeu tudo. Então este lobo que costumava visitá-la e que queria se casar com ela se retira, porque ela não lhe serve mais. Como ele pode confiar nela quando esta se permitiu ter um relacionamento com um homem que não é seu mahram?

Quando dizemos isso, fazemos como um conselho sincero e porque queremos o melhor para ti. Pedimos a Allah que a proteja de todos os males.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A