Todos os louvores são para Allah.
Assistir filmes inclui olhar para coisas que são haraam, tais como ver ‘awrahs, seguir ações imorais ou ouvir coisas que são haraam, assim como música e conversa obscena. Sem dúvida que é haraam assisti-los neste caso.
Se os filmes forem livres de tais coisas, não há nada de errado em assisti-los, contanto que isto não o faça esquecer da lembrança de Allah ou o impeça de fazer algo que seja obrigatório (na religião).
Não há distinção entre documentários e outros tipos de filmes.
Assistir filmes tem um efeito negativo na ummah e no indivíduo. Este inclui o seguinte:
1- Provocação de desejos;
2- Propagação da imoralidade retratada atrativamente e de fácil acesso;
3- Ensinamentos ou justificativas para o crime, fazendo o crime familiar para os jovens e os mais velhos;
4- Corrupção da vida conjugal, fazendo a esposa parecer feia ao marido e vice-versa, mostrando imagens de mulheres e homens atraentes.
5- Propagação de crenças corruptas que são baseadas em teorias de descrentes, tal como a teoria da evolução, ou atribuir os poderes de criação e destruição a pesquisadores e inventores, ou a propagação da magia, previsões do futuro e clamar conhecer o desconhecido ou fazer piadas da religião ou de pessoas religiosas, e outras coisas que aparecem em filmes que são mostrados a jovens e adultos.
6- Perda de tempo e de energia, vivendo em ilusões muito distantes da realidade.
E existem outras más consequências:
O Shaykh Ibn Jibreen (que Allah o preserve) disse: Outro dos males de se olhar para aquelas imagens ilusórias e de se divertir assistindo-as é aquelas imagens que são mostradas em filmes, vídeos e TV, etc., que mostram mulheres usando ornamentos, especialmente aquelas que são transmitidas por países estrangeiros e aquelas que são mostradas por TV via satélite, etc.
Estas são uma fitnah (tribulação, tentação), e que fitnah. Aquele que olha para aquelas imagens não pode ter a certeza de que continuará sem ser influenciado pela imagem desta mulher ou deste zaani (adúltero) ou deste que está a praticar o mal, mostrando como o fazer. Ele pode não ser capaz de se controlar e de evitar encontrar maneiras de satisfazer seu desejo, se ele não tiver fé para parar de olhar para estas imagens, sendo elas desenhos, fotografias nas páginas de jornais e revistas ou as mostradas na TV ou em filmes.
Estes pecados e coisas haraam são prevalentes em todo o lugar, e elas estão chamando as pessoas para a prática de ações imorais. Quando uma mulher assiste a estes homens que não são seus mahram, ela não pode ter certeza de que seu coração não irá se inclinar a cometer ações imorais, e quando uma mulher vê estas mulheres imorais ornamentadas ela fica tentada a imitá-las porquê ela pensará que elas são mais espertas e fortes do que ela. Isto fará com que ela deixe de lado a vestimenta modesta e descobrirá (o hijab), e ela mostrará sua beleza a estranhos, e ela irá tornar-se uma fitnah, e que fitnah. Fim da menção do website do Shaykh Ibn Jibreen.
Para mais informação sobre os perigos da TV, veja a dissertação al-Ijhaaz ‘ala al-Tilfaaz pelo Shaykh Muhammad Ahmad Isma’il.
Veja também as questões nº 3633, 3324, 1107, 13003 para os vereditos sobre assistir TV e filmes.
E Allah sabe melhor.