Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Tayammum quando Ghusl não é possível após uma cirurgia

Pergunta

Fiz uma cirurgia, estava menstruada e quero rezar, o que devo fazer? Devo fazer Tayammum? Qual é a maneira de fazer Tayammum após a menstruação? Devo fazer Tayammum para cada oração?

Resumo da Resposta

1) Se uma pessoa doente não puder (ritualmente) purificar-se com água, fazendo Wudhu no caso de impureza menor ou Ghusl no caso de impureza maior, porque não consegue fazê-lo, ou porque tem medo de que isso possa piorar a doença ou atrasar sua recuperação, então poderá fazer Tayammum. 2) A maneira de fazer Tayammum após a menstruação não é diferente da maneira de fazer Tayammum no caso de pequenas impurezas. 3) É permitido oferecer mais de uma oração obrigatória com Tayammum e você não precisa repeti-lo para cada oração.

Todos os louvores são para Allah.

Tayammum quando ghusl não é possível após uma cirurgia

A mulher que está menstruada deve fazer Ghusl (banho ritual) quando se purificar da menstruação e quiser rezar. Se ela não consegue fazer Ghusl porque não consegue sair da cama e, portanto, não consegue usar água, ou porque a água vai prejudicá-la, então ela pode fazer Tayammum.

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Como a Shari’ah Islâmica é baseada na facilidade, Allah, glorificado e exaltado seja, tornou a adoração mais fácil para aqueles que são dispensados, de acordo com suas razões, para que possam adorá-Lo sem qualquer dificuldade. Allah diz (interpretação do significado):

“E [Allah] não vos impôs dificuldade alguma na religião.” [Al-Hajj 22:78]

“Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade...” [Al-Baqarah 2:185]

“Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais...” [Al-Taghabun 64:16]

Além disso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando eu ordenar que façais algo, fazei o máximo que puderdes” e disse: “Na verdade, a religião (do Islam) é fácil. ”

Se uma pessoa doente não consegue (ritualmente) purificar-se com água, fazendo Wudhu no caso de impureza menor ou Ghusl no caso de impureza maior, porque não consegue fazê-lo, ou porque tem medo de que isso possa piorar a doença ou atrasar sua recuperação, então pode fazer Tayammum, que significa bater as mãos uma vez em pó limpo, depois limpar o rosto com a parte interna dos dedos e , em seguida, esfregar as mãos, porque Allah diz (interpretação do significado):

“Se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se algum de vós acabar de fazer a sua necessidade, ou se tiverdes contato com mulheres, sem terdes encontrado água, recorrei à terra limpa e passai (as mãos com a terra) em vossos rostos e mãos...” [Al-Nissa’ 4:43]

Aquele que não consegue usar água está sob a mesma regra que aquele que não consegue encontrar água, porque Allah diz (interpretação do significado):

“Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais, Escutai-O, obedecei-Lhe...” [Al-Taghabun 64:16]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando eu ordenar que façais algo, fazei o máximo que puderdes.”

Como uma pessoa doente deve se purificar?

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Vários cenários podem ser aplicados em relação a uma pessoa doente se purificar :

  • Se a doença for leve e não houver medo de que o uso de água possa levar à morte, doença grave, atraso na recuperação ou aumento da dor, ou se a pessoa for capaz de usar água morna e isso não a prejudicar, então não é permitido fazer Tayammum, porque isto é permitido para evitar danos, mas é improvável que ela seja prejudicada nesse caso. Além disso, como a pessoa consegue encontrar água, ela é obrigada a usá-la.
  • Se ela tem uma doença pela qual teme a morte ou a perda de um membro, ou teme outras doenças que possam levar à morte ou à perda de um membro, então é permitido que faça Tayammum, porque Allah diz (interpretação do significado) :

“... e não cometais suicídio, porque Allah é Misericordioso para convosco.” [Al-Nissa' 4:29]

  • Se ela tiver uma doença que a torne incapaz de se mover e não houver ninguém que lhe traga água, então é permitido que faça Tayammum.
  • Se o doente tiver feridas, machucados, membros quebrados ou uma doença na qual o uso de água possa prejudicá-lo, e ele se tornar Junub (grande impureza ritual devido à secreção de esperma), é permitido que faça Tayammum, por causa das evidências mencionadas acima. Se ele for capaz de lavar as partes sadias do seu corpo, então ele deve fazer isso, e fazer Tayammum para o resto.
  • Se o doente estiver em um lugar onde não há água nem poeira, e não há ninguém que possa trazê-lo o que estiver disponível, então ele pode rezar como está, e não deve atrasar a oração, porque Allah diz (interpretação do significado):

“Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais, escutai-O, obedecei-Lhe...” [Al-Taghabun 64:16]” (Al-Fatawa Al-Muta`alliqah bil-Tibb wa Ahkam Al-Marda, pág. 26)

Como realizar o Tayammum após a menstruação

A maneira de fazer Tayammum após a menstruação não é diferente da maneira de fazer Tayammum no caso de pequenas impurezas.

Você pode oferecer duas ou mais orações com um Tayammum?

Tayammum, assim como o Wudhu, remove a impureza (ritual), de acordo com a visão correta, por isso é permitido oferecer mais de uma oração obrigatória com ele, e você não precisa repeti-lo para cada oração.

Portanto, se você fizer Tayammum para o Dhuhr, por exemplo, e não quebrar seu Wudhu, é permitido que você reze o ‘Asr com ele, e assim por diante.

Perguntaram ao Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele): Se uma pessoa fizer Tayammum para uma oração Nafl, ela pode oferecer uma oração obrigatória com esse Tayammum?

Ele respondeu:

“Tayammum remove a impureza, então, ele pode oferecer a oração obrigatória, mesmo que tenha feito Tayammum para uma oração Nafl, assim como se ele fizesse Wudhu para uma oração Nafl, é permitido que ele ofereça uma oração obrigatória com o mesmo Wudhu. Ele não precisa repetir o Tayammum se o tempo para a oração terminar, desde que nada tenha invalidado aquele Tayammum." (Fatawa Ash-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 11/240)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A